PROFESSORES DO BRASIL: IMPASSES E DESAFIOS.

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Transcrição da apresentação:

PROFESSORES DO BRASIL: IMPASSES E DESAFIOS. Bernardete Angelina Gatti & Elba Siqueira de Sá Barreto. Unesco, 2009.

OBJETIVO Formação; Carreira; Salário; Perspectiva de valorização do docente.

DOCENTES Terceiro grupo ocupacional mais numeroso do país – 8,4% < Escriturários e Servidores públicos. Grupo com maior nível de instrução; 2.803.761 empregos para professores. 77% - educação básica (fundamental e médio). 23% - ensino superior. Mulheres: 77% dos postos de trabalho 98% - educação infantil 88% - ensino fundamental 67% - ensino médio.

LICENCIANDOS Pedagogia: 92,5% - sexo feminino; Demais licenciaturas: 75% - sexo feminino; Faixa etária de 18-24 anos: 46%; Raramente leem jornais e livros; Internet; 53% desejam ser professores; 21% por opção caso não consigam exercer outro tipo de atividade.

INSTITUIÇÕES FORMADORAS Ausência de definição de um perfil profissional claro do professor; Cursos de pedagogia têm uma característica fragmentária e um conjunto disciplinar bastante disperso; Poucas instituições de ensino promovem aprofundamento da formação na educação infantil; Cursos à base de apostilas, resumos e cópias de trechos de capítulos (próprios licenciandos).

SALÁRIOS E PLANOS DE CARREIRA PNAD 2009 Educação básica: médio: R$ 970,00; mediana: R$ 750,00; 10% acima de R$ 2000,00. 60% dor professores no Nordeste ganham abaixo de R$ 600,00; No que diz respeito ao plano de carreira, observa-se que a maior parte adota como fator de progressão na carreira apenas o tempo de serviço ou a mudança de função.

“A importância dos professores para uma país é cultural e política, pois são eles que se encarregam dos processos de socialização e de formação de cada cidadão por intermédio da escolaridade.”