Centro de Competência CRIE da Universidade de Aveiro e ducação e e Portfolio s ePortfolios CCUA e ducação e e Portfolio s ePortfolios

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

E-Portefólios Centro de Competência em TIC da Escola Superior de Educação de Santarém.
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Visão Global do Projecto
Tecnologias da Informação e Comunicação
A biblioteca escolar e os ambientes digitais
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Para que serve o ePortfolio do aluno/adulto?
com adaptações de trabalhos de Marisa Moniz e Miguel Silva
Em conformidade com as Orientações Oficiais
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Portefólio Reflexivo de Aprendizagens
“Os adultos são as suas experiências de vida.”
Conhecimento e Inovação com as TIC.
O Portefólio “Outra forma de avaliar”
Portefólio e Matemática
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Avaliar Competências: Uma Medida Possível?
MetodologiaTrabalhoeProjecto Projecto é um plano com um conjunto descritivo de acções, instrumentos e componentes necessários à concretização de um produto.
O uso de novas mídias nas escolas
Departamento do Ensino Secundário
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
TIC 10º ano de escolaridade
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
DAR SENTIDO À FORMAÇÃO…
COMPARAÇÃO ENTRE PLATAFORMAS DE GESTÃO DE CONTEUDOS Autores: André Teixeira Marisa Roque
EPortfolios e novas Os ePortfolios de aprendizagem e a mudança de prática profissional do professor
Gestão de Conteúdos com Aplicações Instaladas em Servidores
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Ana Teresa Ramirez Cristina Conchinha João Raimundo Ferreira 1.
Proposta de e-portefólio para um aluno do ensino profissional
CURSOS EFA – NS.
1 RePe Centro de Competência TIC da ESE - Santarém E-Portefólio SEMINÁRIO PEDAGÓGICO O Contributo do Portefólio para.
O ePortfólio como Instrumento de Avaliação
E-Portefólios de aprendizagem – Fundamentos e Práticas
Maria João Gomes – Este Power Point é um elemento integrante de um projecto de investigação sobre portefólios digitais em curso na.
Aluna: Fabiana Resende de Oliveira Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho Agosto 2006 Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia.
EXEMPLOS Discutindo sobre EXEMPLOS de ePortefólios O ePortefólio é uma ferramenta que apoia a mudança nos métodos de trabalho e parece inquestionável o.
Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Letícia Maria de Freitas Professores: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
UNIMINAS-União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Discente: Júlia Marques Faria Docente: Gilca Vilarinho Março/2006.
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
Webfólio UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Anne Katarine Diniz Cardoso Gilca dos Santos Vilarinho e Zeila Miranda.
A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012.
Web 2.0 e software livre Maria José Loureiro Centro de Competência CRIE da Universidade de Aveiro 2 de Abril de 2008;
E-Portefólios Centro de Competência em TIC da Escola Superior de Educação de Santarém.
O trabalho na gestão curricular Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação de.
Cursos de Educação e Formação de Adultos Nível Secundário
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Construção de Sites com o Google Pages Creator 2ª sessão Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março 2007 na Esc. Sec. com 3.º Ciclo.
SEMINÁRIO Linguagem e Comunicação no Ensino das Ciências
Metodologias e instrumentos de avaliação online
Artefacto2 Técnicas de Atendimento Simulações práticas / Role-playing Cristina Cadete 1.
O BALANÇO DE COMPETÊNCIAS E A VALIDAÇÃO DE ADQUIRIDOS A EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM PERSPECTIVA RECONHECIMENTO VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS FORMAÇÃO.
Formar Professores em Rede Formadores na Cercifaf: António Marcelino Lopes Teresa Lacerda.
Discutindo sobre EXEMPLOS de ePortefólios
Transcrição da apresentação:

Centro de Competência CRIE da Universidade de Aveiro e ducação e e Portfolio s ePortfolios CCUA e ducação e e Portfolio s ePortfolios

o que é um eP princípios orientadores tipos de eP S como se faz um eP repercussões sumário

1º Encontro sobre e-Portefólio Auditório B1, Complexo Pedagógico II, Campus de Gualtar, Braga, O e-Portefólio, na Europa, surge como um instrumento de facilitação da mobilidade, da transparência e do reconhecimento das aprendizagens formais e informais realizadas ao longo da vida. Em 2003, o consórcio europeu EifEL (European Institute for E- Learning, lançou a campanha "ePortfolio para todos", cujo principal objectivo é o de que, em 2010, todo o cidadão europeu tenha acesso a um e-Portefólio. o que é um eP

Espaço integrador de todas as aprendizagens, fusão do espaço onde se aprende, descobre, pensa, reflecte, executa, experimenta, testa, pratica, onde se faz, onde se interage. Espaço integrador de todas as aprendizagens, fusão do espaço onde se aprende, descobre, pensa, reflecte, executa, experimenta, testa, pratica, onde se faz, onde se interage. “um instrumento de avaliação de carácter reflexivo, contínuo no tempo, pessoal e personalizável, valorizador da autonomia e do sentido de responsabilidade” “um instrumento de avaliação de carácter reflexivo, contínuo no tempo, pessoal e personalizável, valorizador da autonomia e do sentido de responsabilidade” Gomes, Mª João, “Portefólios digitais: revisitando os princípios e renovando as práticas”, VII Colóquio sobre Questões Curriculares realizado na Universidade do Minho em Fevereiro de 2006 o que é um eP

E-portefólio é mais do que uma nova expressão do portefólio de formato tradicional para o formato digital “usa tecnologias electrónicas como base, permitindo que estudantes e professores recolham e organizem materiais de diversos tipos de suporte (áudio, vídeo, gráficos, texto); e usando links de hipertexto para organizar o material, relacionando evidências para atingir resultados, objectivos ou critérios” (Barrett, 2005, p. 5) O processo de realização de um Portefólio tradicional inclui: Mais-valias proporcionadas pelas e- tecnologias: Recolher Recolher Seleccionar Seleccionar Reflectir Reflectir Projectar Projectar … Arquivar Arquivar Relacionar/ Pensar Relacionar/ Pensar Contar uma história Contar uma história Colaborar Colaborar Publicar Publicar … (s. 8) E-Portefólios Centro de Competência em TIC da Escola Superior de Educação de Santarém o que é um eP

“O que é que transforma um conjunto de artefactos num portefólio? Reflexividade (para conhecer, actuar, mudar, melhorar, decidir, resolver ); Implicação pessoal (envolvimento, empenhamento, sentimento de posse em relação ao trabalho); Continuidade (trabalho flexível e dinâmico, construído e reconstruído ao longo do tempo; Partilha (pares, consultores, colegas, outros)”. João Maria Grilo, em blogfolios Um blogue sobre portefólios na educação e sobre educação - essa tarefa impossível! - com ou sem portefólios... blogfolios princípios orientadores

InstitucionalProfissionalReflexivo tipos de eP sDesenvolvimentalReflexivoRepresentacional De aprendizagem De apresentação De avaliação De avaliação De aluno De turma De projecto

tipos de eP s

O ePortfolio potencia a aprendizagem… desenvolve-se gradualmente no decorrer da disciplina sem se centrar em momentos específicos e públicos determinados. documenta e demonstra as áreas de interesse do autor, salientando-as. motiva actividades de pesquisa e de reflexão pessoal ou seja de metacognição. Encara a aprendizagem não só como um “produto”, mas fundamentalmente como um “processo”. é e deve ser desenvolvido colaborativamente, fazendo-se constantemente apelo ao confronto com os outros e à partilha. Objectivos e conteúdos da disciplina articulam-se com competências, desempenhos do aprendente. Gomes, Mª João, “Portefólios digitais: revisitando os princípios e renovando as práticas”, VII Colóquio sobre Questões Curriculares realizado na Universidade do Minho em Fevereiro de 2006 como se faz um eP

ProcessoProdutoProgressoConsciênciaConstruçãoCompetênciaContextoConfronto … … SituadaSignificativaPesquisadaPlaneadaPartilhadaProficientePluralReflexivaReferenciadaReconstruída ArquitectarApresentarAvaliarExperimentarExplorarExpor Aprendizagem como se faz um eP assume significados possui características traduz-se em acções

Processamento de texto Programas de páginas web Power point … Repositório de ePortefólios Educativos Repositório de ePortefólios Educativos…WordPress B … … Com que programas como se faz um eP utilitários software específico software de blogs

Centrado na cooperação crítica, na personalização de trajectos e na virtualização da relação com o conhecimento, segundo um “paradigma de navegação” Centrado na cooperação crítica, na personalização de trajectos e na virtualização da relação com o conhecimento, segundo um “paradigma de navegação” Machado, Eusébio André* “O uso de e-Portefólios na formação profissional – um contributo reflexivo” *Escola Secundária de Tomaz Pelayo repercussões

João Maria Grilo, em blogfolios Um blogue sobre portefólios na educação e sobre educação - essa tarefa impossível! - com ou sem portefólios... blogfolios “Um portfolio leva uma pessoa dentro” “Numa entrevista recente, José Saramago diz que todos os livros deviam levar uma cinta com estas palavras: “atenção, este livro leva uma pessoa dentro”. Este aviso, pelo que implica de entrega e exposição do autor e pelo apelo que faz à cumplicidade do leitor, poderia ser facilmente transposto para o portefólio reflexivo. E então diríamos: “atenção, este portefólio leva um profissional/professor/aluno dentro”. E que o aviso fosse entendido como um convite à descoberta”. repercussões

e ducação e e Portfolio s ePortfolios