Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
III Formação de Português Ensino Regular – PAT1cf III e IV e Todos pela Aprendizagem 14 de junho
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
OFICINA DE ELABORAÇÃO DE ITENS
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO ESTADO DO CEARÁ-2006.
EDUCAÇÃO PARA AS RELACÕES ÉTNICO-RACIAIS:
PROF. JORGE LUÍS DOS SANTOS
Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados
III Encontro de Boas Práticas
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Apropriação de resultados SADEAM 2012
TÓPICOS RELEVENTES NO CONCURSO VESTIBULAR
Programa Ler e Escrever
Currículo por Competências e Habilidades.
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Juliana Frizzoni Candian Coordenação de Análise e Publicações
Núcleo Pedagógico DE Centro Sul
Oficina de Apropriação de Resultados
sociologia no ensino médio: a temática da inclusão social
Oficina de Apropriação de Resultados
Profa. Dra. Débora Mallet Profa. Ms. Luciana Santos
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação.
Avaliação Educacional Externa
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME
Orientação Técnico-Pedagógica
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Oficina de Apropriação de Resultados
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Oficina de Apropriação de Resultados
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
Oficina de Apropriação de Resultados
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAERS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAERS para.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Perguntas de Modelação
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Etapas de uma sequência didática
GÊNEROS TEXTUAIS TIPOLOGIAS TEXTUAIS DESCRITORES DISTRATORES
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
Conscientização sobre a importância do SARESP
Formação continuada ANO 2015
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
PROVA BRASIL – A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas.
Transcrição da apresentação:

IV ENCONTRO DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DA REDE MUNICIPAL DE IPATINGA Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isto aprendemos sempre. Paulo Freire Sejam bem-vindos!

PAUTA: 1.Boas vindas. 2.Socialização das Sequências Didáticas. 3.Avaliação Integrada 4.Intervalo 5.Planejamento e avaliação. 6.Levantamento de metas (conteúdos e habilidades) para Avaliação Integrada.

Apresentação das Escolas ( Troca de experiências) E. M. Altina Olívia Gonçalves E. M. Levindo Mariano E. M. Everson Magalhães Professora: Márcia Adriene

AVALIAÇÃO INTEGRADA 2012 Objetivo principal: Mediante o resultado apontado, redimensionar as intervenções pedagógicas em busca da melhoria da qualidade do ensino. Datas de realização: 13 de novembro: Língua Portuguesa,Ciências, Inglês e Discursiva. 14 de novembro: Matemática, Geografia e História. Objetivos a serem avaliados: Metas do 1º, 2º, 3º e 4º bimestres (Obs.: Metas do 4º bimestre trabalhadas até o dia 10 de novembro).

AVALIAÇÃO INTEGRADA 2012 Formato: 30 questões objetivas com 4 alternativas cada, tendo apenas uma alternativa correta por questão. 5 questões por disciplina e uma questão discursiva, cobrando habilidades de produção textual. Correção: Questões objetivas: responsabilidade do aplicador, exceto professor de Língua Portuguesa. A correção será feita a partir do gabarito e registrada no formulário da turma. Questão discursiva: professor de Língua Portuguesa e equipe organizada pela escola.

AVALIAÇÃO INTEGRADA 2012 Pontuação Questões objetivas: 3 pontos cada uma das 30 questões (90 pontos). Por disciplina: 15 pontos. Questão discursiva: 10 pontos O professor que optar por utilizar o resultado da avaliação para o 4º bimestre poderá fazê-lo, somando o resultado obtido em sua disciplina com os pontos obtidos na questão discursiva, podendo atribuir a cada uma o valor que achar conveniente.

Elaboração das questões Ser de múltipla escolha, tendo 4 alternativas cada questão. Especificar o conteúdo a ser explorado na questão. Indicar o objetivo para a avaliação da aprendizagem. Elaborar a questão estabelecendo parâmetros. QUESTÃO ___ Conteúdo: _________________ Objetivo: __________________

Elaboração das questões Elaborar questões que exijam diferentes operações do pensamento. Elaborar questões que envolvam habilidades de leitura e interpretação . Prazo máximo de máximo de envio das questões para o email cenfophistoria@gmail.com até 05 de outubro de 2012. As questões da avaliação serão selecionadas por uma equipe formada por coordenadores de escolas da área e pela assessoria do CENFOP.

Dicas para elaboração de itens de múltipla escolha Os itens – ou seja, as questões de uma avaliação – medem os conhecimentos, as competências e as habilidades que o aluno tem desenvolvido em relação a um determinado conteúdo. Existem dois tipos básicos de itens: os itens de resposta livre, e os itens objetivos ou itens de múltipla escolha. O primeiro tipo de item é o mais comum nas atividades do dia a dia escolar e o segundo tipo de item é o que caracteriza as avaliações internas ou a Avaliação Institucional.

Elementos constitutivos de um item (questão) de múltipla escolha Texto-base É texto que motiva ou compõe a situação-problema apresentada no item. Textos verbais e não verbais podem ser utilizados como textos-base. Enunciado É a instrução da tarefa a ser executada pelo aluno. Deve ser expressa de maneira clara e objetiva. Alternativas São as possibilidades de respostas para a situação-problema apresentada. As alternativas dividem-se em gabarito (a única alternativa correta) e distratores (as alternativas incorretas à resolução da situação problema).

As etapas para a elaboração de itens: I. Selecionar a habilidade que será avaliada. ENSINO PARA COMPETÊNCIAS “Competência é a capacidade do sujeito mobilizar recursos (cognitivos) visando abordar uma situação complexa.” “Habilidade está associada ao “saber fazer”algo específico.Isto significa que o termo está associado a uma ação, física ou mental, indicadora de uma capacidade adquirida. Assim, identificar, relacionar, correlacionar, aplicar, são verbos que podem indicar a habilidade do sujeito em campos específicos.” (Vasco Moreto)

2. Definir a situação-problema a ser trabalhada no item e elaborar o texto-base. Ao elaborar itens, deve-se ter o cuidado de torná-los significativos, interessantes e atrativos aos alunos. 3. Elaborar o enunciado é importante redigir o enunciado de maneira clara e objetiva, procurando evitar que o aluno erre o item porque não compreendeu o que estava sendo perguntado. Plicar,

As etapas para a elaboração de itens Não se aconselha empregar termos negativos, como EXCETO, INCORRETO, NÃO, ERRADO, FALSO. Deve-se preferir a formulação de itens positivos. O item deve testar a habilidade desenvolvida pelo aluno e não a sua capacidade de memorização. 4. Elaborar as alternativas. 5. Revisar o item.

EXEMPLOS DE QUESTÕES PARA ANÁLISE Conteúdo:Região Sudeste: Aspectos socioeconômicos Habilidade:Entender as razões que atraíram um elevando contingente populacional para essa região e as razões da atual queda dessa atração QUESTÃO 01 A MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAS DE UM LUGAR PARA OUTRO OCORRE COM FREQUÊNCIA ENTRE CIDADES, ESTADOS E ATÉ MESMO PAÍSES. A MOTIVAÇÃO DESSA MOVIMENTAÇÃO PODE SER VARIADA, MAS SEMPRE TEM COMO OBJETIVO A MELHORIA DE VIDA. SABENDO DESSA INFORMAÇÃO, RESPONDA QUE CONCEITO GEOGRÁFICO FOI DEFINIDO NESSA EXPLICAÇÃO? A( )Fecundidade B( )Crescimento Vegetativo C( )Migração D( )Crescimento Demográfico Fonte: Educopédia

Observe o gráfico ao lado sobre a expectativa de vida do Brasil. Conteúdo:Região Centro-Oeste: Aspectos socioeconômicos Habilidade:Reconhecer os indicadores sociais do Centro-Oeste; Observe o gráfico ao lado sobre a expectativa de vida do Brasil. Ao comparar a região centro-oeste com as demais, podemos afirmar que: A( )A região centro-oeste está abaixo da média brasileira; B( )A região com maior expectativa de vida é o nordeste. C( )Todos os três estados do centro-oeste estão na média do Brasil; D( )A região centro-oeste estaria na última colocação entre as cinco regiões. Fonte: Educopédia

Conteúdo: Região Centro-Oeste: Aspectos socioeconômicos Habilidade: Identificar as principais atividades econômicas e os problemas ambientais da região. A região centro-oeste ficou conhecida pela sua capacidade na produção agropecuária, especialmente pela expansão da soja e do gado. Sobre este assunto, observe a charge ao lado. Assinale a alternativa que explique corretamente o problema ambiental que a charge revela: A( )A charge demonstra que a região centro-oeste foi muito devastada para dar lugar a agropecuária. B( )A charge mostra a crise econômica da região centro-oeste pois só existe um boi. C( )A charge não revela nenhum problema ambiental, mas sim a falta de infra-estrutura. D( )A charge demosntra um grande fazendeiro apresentando seu gado para um comprado estrangeiro. FonteÇ Educopédia

Conteúdo: A inclusão do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em escolas públicas e particulares e sua implicação sócio-educacional. Habilidade: Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social. Questão 32 (ENEM 2011) A lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, inclui no currículo dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e determina que o conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil, além de instituir, no calendário escolar, o dia 20 de novembro como data comemorativa do “Dia da Consciência Negra”. (Disponível em: http://www.planalto.gov.br Acesso em: 27 jul 2010 (adaptado). A referida lei representa um avanço não só para a educação nacional, mas também para a sociedade brasileira, porque a) legitima o ensino das ciências humanas nas escolas. b) divulga conhecimentos para a população afro-brasileira. c) reforça a concepção etnocêntrica sobre a África e sua cultura. d) garante aos afrodescendentes a igualdade no acesso à educação. e) impulsiona o reconhecimento da pluralidade étnico-racial do país.

Os alunos deveriam compreender relações de causa e consequência para deduzir que a resposta (D) está incorreta. A dificuldade diagnosticada está no nível de elaboração da questão.

Trabalho em Grupo: Planejamento Grupo 1: Ensino Regular História e Geografia Reavaliar o 3º bimestre e organizar o planejamento 4º bimestre ( História e Geografia). Avaliação da proposta anual. Grupo 2:PAT – Reavaliar o 3º bimestre e organizar o planejamento 4º bimestre Planejamento 4º bimestre e Avaliação Global 3º bimestre(História e Geografia). Grupo 3: PAT, Ensino Regular Levantamento de metas (conteúdos e habilidades) para Avaliação Integrada.

Obrigada! Maria da Consolação Paiva Lainha Mirian Arruda