Aline Claudemir Valmur Profª. Adriana Aparecida de Lima Tercariol
Impulsiona o debate; a crítica e a autocrítica. Promove o diálogo. Compreensão crítica de valores.
Objetivo: Fugir de visões parciais ou simplistas, buscando, selecionando e contrastando informações diversas.
Fundamenta-se: Temas relevantes – socialmente significativos e problemáticos Analise de problemas por meio de dialogo aberto e respeitoso. Compreensão e conscientização da realidade problemática.
Seleção e exposição de temas controvertidos; Criação de hipóteses; Discussões; Conclusões; Soluções para os problemas.
15% das necessidades nutricionais; aumento da capacidade de aprendizagem; educação alimentar; espaço de promoção conhecimento.
Todas as escolas são beneficiadas pelo Plano. A merenda escolar servida nas escolas supri os 15% das necessidades nutricionais dos alunos; A merenda escolar tem sido usada como forma de educação alimentar; Se a escola deve promover educação alimentar, porque tantas crianças e adolescentes desenvolvem transtornos alimentares.
O professor pode levar diversos artigos e reportagens sobre a temática. E deve estimular mais pesquisas, por parte dos alunos. Finalidade: aquisição de informações sobre as hipóteses.
O professor abre o diálogo dos alunos para que estes coletivamente analisem os materiais levantados. Finalidade: ampliar as visões dos alunos, contrastando as informações e gerando uma compreensão crítica as situações-problema.
Os alunos devem elaborar uma estratégia para solução das situações-problema; Exemplo: criação de uma campanha de promoção da educação alimentar para os alunos da própria escola.