PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ESCOLA MUNICIPAL MÁRCIO ANDRADE GUERRA
Apresentando.
Ana Cláudia Giroto Carlos Roberto das Virgens
Projeto de aplicação das TICs nas disciplinas de História e Geografia
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Estudo de Cunho Etnográfico
Memória de Produção   Sequência Didática –Construção de Sonetos    Objetivos: Conscientizar sobre a importância que a escola exerce na vida de todos os.
O conteúdo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Quando falamos em aprender...
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Dominando as práticas pedagógicas
A inter-relação entre a matemática e as demais disciplinas
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
ALUNO PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS ALMEIDA
O que é ensinar história?
Magistra – Curso Tecnologia da Informação
Relatório sobre o Curso de Graduação de Administração – FEA USP.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
I-DIAGNÓSTICO DA ESCOLA
E.E.E.M. Carlos Kluwe. Conclusões da análise qualitativa: 1301 “Na turma avaliada notou-se que a maioria dos alunos se interessam pela reativação do.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
Daniela Santana João Rodrigues Braga
Discente Graduando: Carlos Augusto Barbosa da Silva
RELATO: ATIVIDADES DO PIBID EM MATEMÁTICA NA ESCOLA LIONS PANAMIRIM
• Manejo – Formação – Professor.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
PIBID - SUBPROJETO DE GEOGRAFIA EEEFM ASSIS CHATEAUBRIAND COORDENADORA: DRª JOSANDRA BARRETO DE ARAUJO SUPERVISORA:MSª JULIANA NÓBREGA DE ALMEIDA BOLSISTA:
Geografia Formação: Licenciatura e Bacharelado em Geografia.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA
DIÁLOGO ENTRE A LITERATURA E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIVERSAS ESCALAS GEOGRÁFICAS Daniela Santana de Oliveira¹ Josandra Araújo Barreto.
Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE CONCEITOS BÁSICOS
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid Universidade Estadual da Paraíba Sub projeto de Geografia Coordenadora: Josandra A. Barreto.
Fabiane Vanessa Breitenbach 05/07/2010 Reunião dos NAPNEs do IFRS
Por que o jornal na escola?
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms. Juliana Nóbrega Professora Coodernadora Drª Jossandra de Melo Discentes: Ana Paula,
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Professor(es) Apresentador(es):
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PROFESSORES ENVOLVIDOS: ALESSANDRA LOPES DAIANE BARBOSA.
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
Flávia Belarmino Isabela Silva Jennyfer de Melo
PIBID/UEPB – GEOGRAFIA E. E. E. F. E MÉDIO ASSIS CHATEAUNBRIAND
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
CASE DE SUCESSO Escola de Ensino Fundamental São José.
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
Faculdade Piaget - Brasil
PROPOSTA DE ATIVIDADE Para nós bolsistas, talvez uma das maiores dificuldades enfrentadas tenha sido transpor os conteúdos e práticas aprendidas durante.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Transcrição da apresentação:

PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms. Juliana Nóbrega Professora Coodernadora Drª Jossandra de Melo Discentes: Ana Paula, Carlos Augusto e Gislayne Questionário Aplicado Junto a Turma do 2º Ano Médio “C”, (Tarde) 14 Alunos

1) Qual a sua opinião a respeito da disciplina de Geografia? Para a grande maioria da turma o componente é de extrema importância, pois na opinião deles, o aluno mesmo tem a oportunidade de promover debates, estudar outras regiões e aprender a respeito de outras culturas, e assim passa a desenvolver o desempenho dos discentes e aguçar a procura do conhecimento dos mesmos.

2) Em sua opinião, qual é o papel que a Geografia desempenha na escola, sobretudo no nível médio? Para os alunos a Geografia tem um papel de desalienação e uma vasta extensão de conhecimento. Também foi mensurado o papel que a Geografia oferece de conhecimento geral, incluindo importantes assuntos do ensino médio se aprofundando na Geografia crítica mostrando a vida em uma outra esfera que outras disciplinas não mostram, divisões territoriais, climas, geopolítica, fatos naturais do mundo.

3) Você consegue perceber se existe aproximação entre os objetivos do ensino de Geografia e a forma como a disciplina é trabalhada na sua escola? Explique. Todos os alunos falaram que existem sim uma aproximação entre o objetivo da Geografia e a forma em que ela é trabalhada em sala de aula e que o livro muitas vezes não trás o conhecimento adquirido em sala de aula, e que a Geografia dada em sala de aula eles podem aplicar na prática em sua vivência.

4) Relate um pouco de sua experiência ao estudar Geografia nos níveis fundamental e médio, ou seja sobre as metodologias e recursos didáticos utilizados pelos professores, sobre os processos de avaliação escolar, etc. Os discentes relataram que no ensino médio existem debates, aulas de campo, aulas na sala de vídeo, resumos, fichamentos, quanto no fundamental foram feitos com maior freqüência e intensidade provas e exercícios.

5) De que modo a Geografia se faz presente em sua vida? A Geografia se faz presente no cotidiano dos alunos na visualização dos ambientes (Paisagem), enfatizaram ainda que a Geografia esta presente em todos os modos porque o mundo em que vivemos é geográfico; arvores, divisões de regiões, onde moram, relevos, e por fim consideraram que em qualquer lugar que estejam a geografia se faz presente.

6) Você sente alguma dificuldade em estudar Geografia? Explique. Alguns falaram que sim, por conta que algumas vezes a disciplina torna-se difícil pela sua quantidade de conteúdos porém, é de extrema importância, ressaltaram também que: Apesar de não terem um diversificado material geográfico (globo, mapas, salas específicas) mas pelo fato da professora Juliana ser excelente sentem-se feliz em tela como professora da escola ministrando a disciplina.

7) Apresente algumas sugestões para as aulas de Geografia na sua escola? Aulas de Campos, palestras, seminários, também cogitaram a possibilidade de plantar árvores extinta para estudarem, dinâmicas e aprender mais sobre o que esta por trás da Geografia.