Unidades de Estudo da Microsoft

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Grande Corrida do Feijão
Advertisements

Atingindo a Capacitação em Informática através da Grade Curricular
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Formação Sala de Leitura e Filosofia
HEMEROTECA COMO RECURSO DIDÁTICO
Unidades de Ensino da Microsoft
A Erupção do Monte Santa Helena Escola Elementar de James Sales
PORTFOLIOS ELETRÔNICOS
Os Morcegos e o Som Unidade Interdisciplinar de Ciências Vickie Hayes Professora do 3o Grau Escola Elementar de Lakes Lacey, Washington.
Projeto sobre a Colonização Americana
Eileen B. Kalles Junior High
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2011.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
de Leitura Literatura.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
Tutorial de utilização do
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
Unicamp 2012 – Prova de Redação
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Eu, professor/professora preciso de TICs? Encontros do grupo GEPETE 3º encontro: Eu, professor/professora, preciso de TICs? 18 de junho de 2008.
Projeto: Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco
NÃO É ASSIM TÃO DIFÍCIL CONVIVER EM HARMONIA!
Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores
O Uso Pedagógico do Blog
CREM Centro de Recursos Educativos e Multimédia
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Observação da sala de aula
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
Introdução à Prática da Pesquisa I
Universidade Estadual de Maringá
INFORMÁTICA BÁSICA Prof. Marcelo West
Leitura de Textos Científicos
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
O PAPEL DO ESTUDANTE E O PAPEL DO PROFESSOR Ruiz-Madrid (2006)
Profa. Reane Franco Goulart
MÉTODO CIENTÍFICO "...ciência consiste em agrupar fatos para que leis gerais ou conclusões possam ser tiradas deles." Charles Darwin.
Área – Linguagens, Códigos e sua Tecnologias
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Metodologia do Ensino de Arte
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Docência do Ensino Superior
OS PASSOS DA PESQUISA MIRIAN GOLDENBERG p
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
Crítica à concepção de currículo cristalizado
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Unidades de Estudo da Microsoft TÍTULO : Arte: Uma Reflexão sobre a América AUTORES: Kathleen Doherty ESCOLA: Bromfield School, Harvard, Massachusetts NIVEL: 9o Grau (ver nota do Professor) MATÉRIAS: História dos EUA, Arte/História, Tecnologia (pode ser adaptado à História Universal ou aulas sobre outras culturas) Resumo Objetivos Estrutura Materiais Procedimentos Alterações Avaliação Vantagens Recursos Nota do Professor: Este projeto foi originalmente desenvolvido para o 9o Grau, mas pode ser usado em graus menores ou maiores, modificando-se as expectativas de acordo com a idade dos alunos. -- Kathleen Doherty

RESUMO: Os estudantes escolhem um artista norte-americano nascido após 1865 e selecionam uma de suas obras para recriarem. Os estudantes realizam pesquisa para responder à pergunta: “De que forma a obra reflete (ou reage contra) os eventos, conduta e debates acontecidos na América durante o período em que a mesma foi criada”? Os estudantes apresentam o resultado da pesquisa à turma na forma de uma apresentação em PowerPoint, boletim ou página Web. Os professores também podem adicionar a opção de acrescentarem sua opinião sobre o trabalho na forma de um relatório ou apresentação oral. Nota do Professor: Geralmente começo este projeto dizendo que o artista norte-americano Andy Warhol disse uma vez “Na América, a maioria das pessoas pensam que Arte é exclusivamente o nome de uma pessoa”. Eu digo: “A finalidade deste projeto é assegurar que você não seja uma dessas pessoas”. -- Kathleen Doherty

OBJETIVOS: Através deste projeto, os estudantes: Aumentarão seu conhecimento sobre a arte Americana Praticarão e aumentarão sua capacidade de pesquisa Praticarão e aperfeiçoarão suas habilidades tecnológicas Compreenderão que o estudo da arte provê um discernimento maior sobre um dado período histórico

CONTEÚDOS DE BASE PADRÕES/REFERÊNCIAS Extratos das Referências Curriculares de História e Ciências Sociais do Estado de Massachusetts Preceitos Didáticos 2 – Conhecimento Histórico. Os estudantes terão uma maior compreensão das implicações significativas e importância dos eventos históricos… ao estudarem idéias passadas da forma como foram pensadas e eventos passados da forma que foram vividos, pelas pessoas naquele período de tempo. Preceitos Didáticos 3 – Pesquisa, Evidência e Pontos de Vista. Os estudantes adquirirão a habilidade de fazer questionamentos que podem ser respondidos pelo estudo e a pesquisa da História, para assim coletarem, avaliarem e empregarem informações de fontes primárias e secundárias, aplicando-as em apresentações orais e escritas. Preceitos Didáticos 5 – Aprendizado Interdisciplinar: Religião, Ética, Filosofia e Literatura Histórica. Os estudantes descreverão e explicarão as influências através do tempo da religião, ética, e idéias da natureza humana nas artes, teorias políticas e econômicas, e ideologias, normas da sociedade, educação pública e a conduta de individuos.

MATERIAL NECESSÁRIO/ TEMPO APROXIMADO: Tecnologia Computador(es), sistema de projeção, scanner, conexão à Internet, software de multimídia, software com processador de textos, software para processamento de imagens, software para desenvolvimento de páginas da Internet, software para editoração, navegador de Internet, enciclopédia em CD ROM. Materiais Impressos Material básico de pesquisa sobre arte Americano, disponível em bibliotecas ou na enciclopédia em CD ROM. Suprimentos Alguns estudantes podem precisar material de pintura. Tempo: um total de 4 a 6 semanas Nota do Professor: O tempo de aula pode variar de um único período a diversos períodos de aula para realizar a pesquisa na biblioteca, trabalhar na aprendizagem dos aplicativos tecnológicos, na recriação da obra de arte, e/ou discutir os tópicos relevantes sobre arte/história. – Kathleen Doherty

PROCEDIMENTOS Providecia-se o Resumo do Projeto (um período de aula): Explicasse o projeto e entregasse aos alunos as Diretrizes do Projeto e Lista de Avaliação. Opcional: Mostrasse aos estudantes um exemplo de uma apresentação de PowerPoint, boletim ou página Web criadas por outros estudantes. Os estudantes escolhem um determinado artista: Forneça aos alunos de dois dias até uma semana para pesquisarem e optarem pelo artista/obra de arte Americana do período 1865 ao presente que gostariam de recriar. (Considere limitar o número de estudantes que podem se registrar para mostrarem o mesmo artista ou obra de arte). Os estudantes recriam a obra de arte usando aquarelas, tinta a óleo, tinta e pena, ou carvão, dependendo da opção feita. Os estudantes fazem pesquisa sobre o artista para poderem responder à pergunta: “De que forma a obra de arte escolhida reflete (ou reage contra) os eventos/conduta/controvérsias nos EUA durante o período em que foi criada?” Os estudantes preparam a apresentação do resultado da pesquisa, utilizando uma das três formas de exibição: apresentação em PowerPoint, boletim ou página Web. As apresentações em PowerPoint são mostradas à turma durante o horário de aula; os boletins são distribuidos e as páginas Web são impressas e também distribuidas. Nota do Professor: Eu sempre entrego o Resumo e Diretrizes do projeto numa folha de papel colorida e perfurada, o que facilita seu arquivamento pelos alunos e são fácilmente acessíveis. -- Kathleen Doherty

ALTERAÇÕES PARA ENSINO DIFERENCIADO Para o Estudante com Necessidades Especiais Guiar estudantes individualmente a fazerem uma escolha adequada tanto do artista quanto da sua obra de arte Ajudá-lo com a pesquisa, quando necessário Planejar prazos intermediários para supervisionar o progresso do trabalho Permitir que outros estudantes apresentem seu trabalho primeiro como modelo das expectativas Favorecer o trabalho em grupos de 2 alunos Para o Estudante Dotado Desafiar os estudantes na sua escolha do artista, sua obra e a profundidade da pesquisa Fazer com que os alunos comparem e façam um contraste entre artistas de um dado período histórico Fazer com que analizem os primeiros e posteriores trabalhos de um artista em particular Encorajar que estes estudantes trabalhem com outros como parceiros ou instrutor particular Nota do Professor: Eu envio as diretrizes deste projeto à Sala de Recursos/Necessidades Especiais dos professores antes de passá-lo, para que a assistência dada aos alunos seja mais eficiente. – Kathleen Doherty

AVALIAÇÃO Recreação artística: 30% Pesquisa: 30 -50% Bibliografia: 5-10% Apresentação: 15-30% (Em certos anos, eu mudo as porcentagens, com base aos principais objetivos e prioridades) Nota do Professor: Eu distribuo e reviso a Folha de Avaliação do Projeto no primeiro dia. – Kathleen Doherty Nota do Professor: A maior parte da avaliação de qualquer lição é informal e subjetiva. Baseio minha avaliação da lição no histórico escolar do aluno, tanto durante o processo quanto depois que foi terminado. Quais perguntas fizeram? Qual o nivel de entusiasmo? Quais as sugestões feitas pelo mesmo para o próximo trabalho? – Kathleen Doherty

VANTAGENS Este projeto dá aos estudantes uma ampla gama de opções – tanto na forma das apresentações quanto na abordagem do assunto – o que faz com que eles se sintam mais estimulados e mais entusiásticos sobre o projeto. Este projeto atrai a simpatia de uma série de estudantes com estilos diferentes de aprendizagem e provê muitas oportunidades de sucesso. Este projeto requer não somente pesquisa, mas raciocínio crítico também, para que a pergunta central seja verdadeiramente respondida. Devido ao fato de existirem diferentes formatos de apresentação e escolha de tópicos, este projeto é divertido de corrigir. A exibição das obras de arte embelezarão a sala de aula, e até todo o colégio!! Nota do Professor: Tenho executado este projeto já há diversos anos, e continuo muito gratificada com o bem que funciona em meu currículo e como os alunos aceitam com entusiasmo o desafio de incorporar a nova tecnologia em suas apresentações. – Kathleen Doherty

RECURSOS DA INTERNET Galeria Nacional de Artes, Washington D.C. www.nga.gov Museu de Belas-Artes de Boston www.mfa.org/home.htm Museu Nacional de Arte Norte-Americano (parte do Instituto Smithsonian) www.nmaa.si.edu Nota do Professor: Apesar de, técnicamente, não ser um recurso da Internet, a Enciclopédia Encarta em geral, e específicamente seus verbetes sobre Arte Americano e Arquitetura são uma excelente fonte de pesquisa, tanto pela boa informação dada sobre quanto pelas extraordinárias dicas sobre links da Web que fornece. – Kathleen Doherty