AULA 1 – APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa NAP de extensão CREALI – Centro de Recursos para Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa I Jornada de Extensão UEL/UENP de novembro de 2010.
Advertisements

Relação professor/aluno
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
FGV Online Programa de Ensino a Distância da Fundação Getulio Vargas.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
OU ? ? ? ?. TIC Professor Conteúdos Alunos A tecnologia na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se.
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
EDUCAÇÃO FÍSICA I: ATIVIDADES DE ECOTURISMO
MISSÃO: formar professores de educação física
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Empreendimentos em Informática
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
LOCAL: Centro Espírita “LAR DE MARIA”
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
A atividade de ensino e aprendizagem de línguas
TURISMO E LAZER TRABALHO DA DISCIPLINA: Aplicabilidade de um Projeto de Lazer do Exterior no Brasil.
Coordenador de Curso Profa. Márcia Nome: Alexandre Violin Garcia
Projetos de Marketing Visão Geral.
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Imagine um mundo diferente
Capacitação dos professores
Perfil do Profissional
Estudos Orientados TI Aula 1 – 2014/1
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
45ª REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO ODONTOLÓGICO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
OS PROJETOS ESPECIAIS NO PST Estruturando as propostas.
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
A formação integral do cristão
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Atividades Complementares Coordenação de Administração
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Oficina de Ensino-aprendizagem de Gráfica Digital Conclusões Foram desenvolvidos dois fatores na busca do sucesso da Oficina, a contextualização dos conteúdos.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
TURISMO E LAZER AULA 1 – APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO DA DISCIPLINA.
VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Odilei Avelino dos Santos
UNIMINAS Aluna – Aurilene de Paula Caixeta Professora – Gilca Vilarinho Setembro 2005 Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia.
OFICINA: UTILIZANDO O JORNAL VAMOS APRENDENDO HISTÓRIA
Prática como Componente Curricular
Seminário dos Bacharelados Interdisciplinares
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
Prof. Alexandre Brasil NUTES/UFRJ
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
O futuro chegou!.
EXERCÍCIO - DOCUMENTÁRIO: SICKO SOS SAÚDE
PROJETO COLMÉIA A Empresa Júnior no Terceiro Setor.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
Método de Ensino.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Desportos Individuais I GINÁSTICA. Competências gerais A Unidade Curricular (UC) de Desportos Individuais I visa a aquisição de uma visão global das modalidades.
 Enquadramento:  A UC de Inglês II surge inserida no curso de Marketing Turístico com o intuito de desenvolver a autonomia e o sentido crítico dos alunos,
Aula inaugural: apresentação do curso, aplicabilidade e importância da disciplina, ementa e método de avaliação Jovem Aprendiz Mecânica Automotiva Mecânica.
Formação continuada ANO 2015
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA Prof.ª Kelly Magalhães.
O PROJETO DE PESQUISA Uma pesquisa é um todo integrado e suas partes devem estar intrinsecamente correlacionadas formando uma unidade em que cada uma delas.
Transcrição da apresentação:

AULA 1 – APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA TURISMO E LAZER AULA 1 – APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA

APRESENTAÇÃO GERAL Classe Pessoal Cada aluno vai comentar características essenciais sobre o colega Cada um fala sobre onde trabalha e onde e como pretende trabalhar Características Gerais da Classe (TODOS) Pessoal Currículo Vínculo com o Lazer e a Recreação Atributos e Defeitos

DISCIPLINA MISSÃO: Oferecer de modo estimulante um conteúdo útil e claro sobre as relações entre turismo e lazer e as peculiaridades desta área de conhecimento. VISÃO: Ser reconhecida como uma disciplina que agregue valor a formação acadêmica, profissional e pessoal.

DISCIPLINA VALORES Disciplina Clareza/Honestidade Prazer Criatividade

DISCIPLINA CONTEÚDO O que imaginam que será contemplado? CONCEITUAÇÃO TIPOLOGIA HISTÓRIA PENSADORES RECREAÇÃO Conceituação, Atividades, Mercado

DISCIPLINA APROVEITAMENTO DO LAZER TÓPICOS ESPECIAIS Humano (Social, Educacional, Psicológico) Mercadológico (Turismo, Empreendimentos, Políticas) TÓPICOS ESPECIAIS Criatividade Lazer Virtual X Real Vivências Externas Tendências

DISCIPLINA FERRAMENTAS DE ENSINO Apostila Virtual (Publicada no Website do Curso) Textos Complementares (Acadêmicos e Não-Acadêmicos) Vídeos e Imagens (Formais e Informais) Vivências Práticas (Recreação, Empreendimentos de Lazer e Experiências de Lazer)

DISCIPLINA MÉTODOS DE AVALIAÇÃO Exercícios individuais por escrito ao final das aulas (08 jornadas – 0,5 ponto na média cada) Oficina de Recreação + Participação (3,0 Pontos)* Seminário: Aplicação de Casos de Lazer no Exterior à Realidade Brasileira (3,0 Pontos)**

DISCIPLINA OFICINAS DE RECREAÇÃO Escrita Oral Caracterização Geral de 01 a 03 Atividades Avaliação específica sobre Atividades (como lidar com situações não previstas) Oral Ambientação Linguagem e expressão corporal Explicação e Monitoramento Envolvimento do Grupo

DISCIPLINA ESTUDOS DE CASO DE LAZER DO EXTERIOR: Adaptação de uma idéia, projeto ou empreendimento de lazer do exterior à realidade brasileira. Apresentação do Projeto Original Referencial Teórico sobre o Tema (ex. História dos Parques Temáticos) Definição dos 5W´s e Análise SWOT para aplicação prática Apresentação do Projeto Adaptado à Realidade Brasileira e ao Mercado que se quer alcançar