BOA NOITE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO
Advertisements

A Natureza do Marketing
Introdução aos Sistemas de Informação Gerencial
Os quatro Ps do Marketing
Projeto - Plano de Negócios
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Objetivos do Capítulo Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco.
1 - O PAPEL DE VENDAS NO MIX DE MARKETING
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
UNIDADE 4 Gestão de estoque na cadeia de logística integrada grupo 14: adriana vasconcelos igor hadish maria izabella lima suzane gonçalves.
Comunicação Integrada de Marketing
SIM- Sistemas de Informação de Marketing
ADMINISTRAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
PLANO DE MARKETING 1. MISSÃO
O PLANEJAMENTO DE MARKETING E AS INFLUÊNCIAS SOBRE O PLANO DE MÍDIA
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
9 - Sistemas de Informação & Marketing
Disciplina: Administração Mercadológoica
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EMPRESARIAIS
Sistemas de Informação
Logística e Gerenciamento da
Aula 2 Ambiente de Marketing.
REPENSANDO A LOGÍSTICA
Cadeia de Suprimento Uma cadeia que engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia.
Marketing de Varejo.
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
Planejamento de marketing de [nome do produto]
Equação de Valor Valor da imagem Valor dos funcionários Valor total
Gildo de Almeida Leonel
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
ADMINISRAÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS NA EMPRESA Situação Problema 04
FTAD Formação Técnica em Administração
Planejamento Mestre (Agregado) de Produção e Operações
SIG Marketing Grupo: Alan da Silva Moreira Camila Fernandes
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
Tipos de Atividades do Planejamento da Produção
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Francielle C. Fenerich Atividades-Chave.
Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
MÓDULO IX Estratégias para Formação de Preço
ORÇAMENTO EMPRESARIAL - FACITEC Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
O PLANO DE MARKETING.
Guilherme Clementino 09/09955 Jefferson López Coelho 09/10759.
Sistemas de Informação
Iniciando na logística empresarial
Planejamento Estratégico
Logística Integrada Engenharia de Produção
Capítulo 13 Varejo e Atacado.
PREÇO.
A base – Inteligência de mercado
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
Orçamentos Luciano Bernardo Processo de Elaboração de Orçamentos.
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
Logística Empresarial
AULA 02 – INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Compreendendo a Cadeia de Suprimentos
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Estratégias de Ponto Aula 10.
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Capítulo 2: SIG / SAD / SAE.
Sistema de Informações com aplicação prática em todas as áreas funcionais da organização Profa. Jaluza.
Plano de Negócio Exercício.
Data Warehouse Introdução ao Data Warehouse Introdução ao Data Warehouse Sistemas de Apoio à Decisão Sistemas de Apoio à Decisão Conceituação de Data Warehouse.
Disciplina:Sistemas de Informação
ESTRATÉGIAS E PROGRAMAS DE PREÇOS
CONCORRÊNCIA.
CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 3 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA.
Orçamento de vendas. Considerações Gerais Interdependência com as outras áreas da empresa Mola propulsora do orçamento global Deverá ser o mais realista.
CONTROLLER: Características
Transcrição da apresentação:

BOA NOITE

Integrantes do grupo Adelson Eleotério Siqueira dos Santos Camila Alves Corrêa Denise Elvira Matias Fabio Adriano Faganello

SIG (Marketing) Um sistema de informações gerenciais de marketing. O SIG de marketing dá apoio à atividade administrativa nas áreas de desenvolvimento do produto, distribuição, decisões de preços, eficácia promocional e previsão de vendas.

SIG (Marketing) Subsistemas Pesquisa de mercado Desenvolvimento do produto Sistemas de planejamento de distribuição Sistema de promoção e publicidade Sistema de apreçamento do produto Saídas Relatórios de desenvolvimento do produto Distribuição Análise de local Análise de suprimento e demanda Vendas por produto Vendas por vendedor Vendas por cliente Relatórios de pesquisa de marketing Entradas Planos Estratégicos Sistema de Processamento de transações Concorrência Mercado

ENTRADAS Plano estratégico ou políticas corporativas: O marketing se baseia no plano estratégico de alvos e projeções de vendas da organização. O plano estratégico pode fornecer uma estrutura para análise de informações de marketing e para a tomada de decisões de marketing.

ENTRADAS O SPT (Sistemas de planejamento de distribuição): contém uma grande quantidade de dados de vendas e marketing sobre produtos, clientes e a força de vendas. Os dados de vendas por clientes podem ser usados para determinar que clientes contribuem mais para a lucratividade global. O desempenho da força de vendas pode também ser monitorado a partir dos dados coletados no SPT, de modo que bônus e programas de incentivos possam ser desenvolvidos para premiar os representantes de vendas com melhor atuação.

ENTRADAS Fontes externas: A concorrência: Dados sobre concorrentes-tais como novos produtos e serviços, estratégias de fixação de preços, pontos fortes e fracos de uma linha de produto de um concorrente, embalagem, marketing e a distribuição do produto aos clientes são importantes para a maioria das empresas.

ENTRADAS Fontes externas: O mercado-Uma fonte externa adicional de informações úteis para o SIG de marketing é o mercado para os produtos da empresa. Uma grande quantidade de dados úteis sobre o mercado que já estão sendo servidos pela empresa pode ser obtida do SPT, porém a visão do comportamento e preferências do comprador em novos mercados só pode ser obtida de fontes fora da empresa.

SUBSISTEMAS Os subsistemas de um SIG de marketing incluem os subsistemas de produto, distribuição, promoção e preços. Esses subsistemas e suas saídas ajudam os administradores e executivos de marketing a aumentar as vendas, reduzir despesas de “marketing” e desenvolver planos para que futuros produtos e serviços atendam as necessidades dos clientes.

SUBSISTEMAS Pesquisa de marketing. Pesquisas, questionários, estudos-piloto e entrevistas são ferramentas de pesquisas de marketing populares. A finalidade da pesquisa de marketing é conduzir um estudo formal do mercados e das preferências dos clientes. A pesquisa de marketing pode identificar características que os clientes realmente querem um produto ou serviço.

SUBSISTEMAS Desenvolvimento do produto. O desenvolvimento do produto envolve a conversão de matérias primas em serviços e produtos acabados e focaliza principalmente os atributos físicos do produto. Muitos fatores inclusive a capacidade da fábrica, técnicas de trabalho, fatores de engenharia e materiais, são importantes nas decisões sobre desenvolvimento do produto.

SUBSISTEMAS Planejamento de distribuição. O planejamento de distribuição trata da localização da produção e das instalações de distribuição. Para onde enviar o produto ao cliente e como fazer o produto chegar aquele local são as principais atribuições dos subsistemas de análise de distribuição.

SUBSISTEMAS Promoção e propaganda. Uma das funções mais importantes de qualquer esforço de marketing e a promoção e propaganda. O tamanho do orçamento de promoções e a alocação deste orçamento para as diversas campanhas promocionais são importantes fatores na decisão sobre o tipo de campanhas que serão lançadas. Os programas de computador são usados para estabelecer o orçamento original e monitorar despesas e a eficácia global das várias campanhas promocionais.

SUBSISTEMAS Preço do produto. O preço do produto e uma outra importante e complexa função de marketing. O preço do varejo, o preço do atacado e os descontos devem ser determinados. Um importante fator na determinação da política de preços é a análise da curva de demanda, que tenta determinar a relação entre preço e vendas. A maioria das empresas tenta desenvolver políticas de preços que maximizem os rendimentos totais das vendas. Esta é geralmente uma função da elasticidade do preço. Existem programas de computador que ajudam a determinar a elasticidade dos preços e varias políticas de preços. A análise de vendas também é importante para identificar os produtos, força de vendas e clientes que tem contribuído para o lucro e os que não têm.

SAÍDAS Relatórios de vendas por vendedor, lista as vendas totais por cada vendedor em cada semana ou mês. Esse relatório serve também para mostrar quais os produtos que estão sendo vendidos por cada vendedor. Relatórios de vendas por cliente é um bom meio de identificar clientes de alto e baixo volume de negócios.

SAÍDAS Um outro importante aspecto de qualquer função de marketing é a projeção de vendas usando técnicas sofisticadas de previsão que usam dados históricos para projetar as atividades de demanda ou vendas. Como resultado, é geralmente necessário sofisticados programas de computador para analisar dados históricos na formulação de projeções de vendas.

Vendas por produto Produto Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Total Produto 1 34 32 21 33 152 Produto 2 156 162 177 163 122 780 Produto 3 202 145 98 66 633 Produto 4 345 365 352 341 288 1691 Vendas por vendedor Vendedor Jones 24 42 11 43 Kline 166 155 133 732 Lane 104 99 106 630 Miller 245 225 305 291 301 1367 Vendas por cliente Ang 234 334 432 411 1712 Braswell 56 62 77 61 277 Celec 1202 1445 1322 998 667 5634 Jung 45 65 55 88 287

BIBLIOGRAFIA STAIR, Ralph M. Sistemas de Informação: Uma abordagem Gerencial. Rio de Janeiro: LTC, 1998.

MUITO OBRIGADO