COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
Dos Profissionais da Educação
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Pedagogia da pesquisa-ação
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Plano de Trabalho Docente
I- Concepção de Educação
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
SÉCULO XX.
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Construindo uma identidade profissional
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Curso de Docência Universitária
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
Perfil do Profissional
Currículo oficial de São Paulo
Plano de Trabalho Docente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Dez novas competências para Ensinar
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Gerenciamento de Sala de Aula
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Projeto Institucional das escolas Salesianas
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
Universidade Federal de Uberlândia
Perguntas de Modelação
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Docência universitária: repensando a aula
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
Transcrição da apresentação:

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Esclarecendo um pouco mais...

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Aprimoramento das habilidades; Capacidade de usar as habilidades de acordo com as necessidades. (Inata ou Adquirida); Condição de dominar determinado conteúdo/conhecimento.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES OBJETIVO: Meta que se gostaria de alcançar; Projeção do resultado final do trabalho. MODO OPERACIONAL: Meios pelos quais se pretende atingir os objetivos; Recursos; metodologias; atividades.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES AVALIAÇÃO Educacional: Análise do PPP e seu funcionamento prático. Da aprendizagem: - Sistemática (contínua)

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES AVALIAÇÃO (cont.) Diagnóstica Testes Pesquisa Painéis Projetos Processual Trabalhos em Grupo Discussão/ debate Aulas-atividade Auto-avaliação Senso Crítico Autonomia

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Construindo o processo educacional... O conjunto de habilidades forma o alicerce do trabalho; Os pilares de suporte são as competências (os conjuntos de competências específicas dão conta de uma competência mais geral); O acabamento é o desenvolvimento das áreas do conhecimento; O conhecimento é o conteúdo que permeia toda a construção; As telhas são os diversos objetivos; Os materiais e ferramentas usados na construção dão conta do modo operacional.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Novo Paradigma da Formação Profissional : Novas Competências para Ensinar

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Competências referentes ao comprometimento com os valores inspiradores da sociedade democrática: Pautar-se pelos princípios da ética Enfrentar os deveres e dilemas éticos da profissão Violência, preconceito, regras de vida em comum, relação pedagógica, a autoridade e comunicação em sala de aula, senso de responsabilidade, solidariedade, sentimento de justiça Orientar decisões metodológicas e didáticas em valores democráticos e pressupostos epistemológicos coerentes Reconhecer e respeitar a diversidade manifestada pelos alunos, combatendo a discriminação Zelar pela dignidade profissional e pela qualidade do trabalho sob sua responsabilidade

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Competências referentes à compreensão do papel social da educação: Compreender o processo de ensino-aprendizagem e suas relações com o contexto no qual se inserem as instituições de ensino Utilizar conhecimentos sobre a realidade econômica, cultural, política e social para compreender o contexto e as relações em que está inserida a prática educativa Participar coletiva e cooperativamente da elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo/ curricular Promover uma prática educativa que leve em conta as características dos alunos, o mundo contemporâneo e o projeto pedagógico Estabelecer relações de parceria com a comunidade.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Competências referentes ao domínio dos conteúdos, seus significados em diferentes contextos e sua articulação Interdisciplinar: Conhecer e dominar os conteúdos objeto da atividade docente, traduzindo em objetivos de aprendizagem Relacionar conteúdos com a temas atuais e significativos da vida pessoal, social e profissional Compartilhar saberes com docentes de outras áreas/ disciplinas Ser proficiente no uso da língua portuguesa e matemática nas tarefas que forem relevantes para o exercício profissional Fazer uso pedagógico da tecnologia da informação e da comunicação

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Competências referentes ao domínio do conhecimento pedagógico: Organizar e dirigir situações de aprendizagem Traduzir conteúdos em objetivos de aprendizagem Trabalhar a partir das representações dos alunos, erros e obstáculos Construir e planejar seqüências didáticas, envolvendo os alunos em atividades de pesquisa e projetos de conhecimento Administrar a progressão das aprendizagens, fazendo balanços periódicos de competências Formular propostas de intervenção pedagógica com base nos resultados de avaliação Utilizar modos diferentes de organização de tempo, espaço e agrupamentos Identificar, analisar e produzir recursos didáticos diversificando as atividades e potencializando seu uso Gerir a classe, a organização do trabalho - autoridade e confiança

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Sistematizar e socializar a reflexão sobre a prática docente, investigando e analisando a própria prática Manter-se atualizado em relação aos conteúdos de ensino e ao conhecimento pedagógico Utilizar resultados de pesquisa para aprimoramento de sua prática profissional Competências referentes ao conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento de sua prática :

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Competências referentes ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional e formação contínua: Utilizar diferentes fontes e veículos de informação, adotando uma atitude de disponibilidade e flexibilidade para mudanças, gosto pela leitura e empenho no uso da escrita Elaborar e desenvolver projetos de estudo e trabalho, empenhando-se em compartilhar a prática e produzir coletivamente Estabelecer seu próprio balanço de competências um programa pessoal e coletivo de formação contínua Saber explicitar as próprias práticas/competências. Utilizar o conhecimento sobre organização, gestão, legislação e políticas referentes à educação para uma inserção profissional crítica.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Outras Competências Administrar a heterogeneidade da turma Ampliar a gestão da classe para um espaço mais vasto Desenvolver a cooperação entre os alunos Envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho Trabalhar em equipe Participar da organização pedagógica da instituição de ensino

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Competências fundamentadas em uma cultura tecnológica: Utilizar editores de texto Explorar as potencialidades didáticas dos programas em relação aos objetivos de ensino Comunicar-se à distância por meio da telemática Utilizar as ferramentas multimídia no ensino

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Conhecimentos necessários para o desenvolvimento profissional e constituição de competências: Cultura geral e profissional Conhecimento advindo da experiência Conhecimento Do aluno e dos conteúdos que são objetos de ensino Dimensão social, cultural , política e econômica da educação Conceitos pedagógicos (currículo, transposição didática, contrato didático, planejamento, gestão de classe, realização e avaliação de situações didáticas...)