Turma A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO DEBATE ‘O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVO’

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
Advertisements

NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Relação professor/aluno
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR Professora: Lucy Almeida
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
Eu e Minha Escola Abertura. Eu e Minha Escola Abertura.
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Angela Becker – Palestra Motivacional Ensino Médio
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
A noção de nautonomia, ou seja,
Parâmetros Curriculares Nacionais
SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
O sucesso do trabalho pedagógico
Planejamento - Professor
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
A Importância da Educação Continuada
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Medidas educativas para alunos com NEE
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
2 – O QUE ENTENDEMOS POR CONHECIMENTO ESCOLAR?
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
Gerenciamento de Sala de Aula
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Atuais Propostas Curriculares.
Tendência Progressista Libertadora
Motivar os/as jovens para as práticas empreendedoras, promovendo o espírito de iniciativa e o dinamismo no concelho; Fomentar o trabalho em equipa; Promover.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Inclusão que bicho é esse?
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
Relações Espaço, Objetos, Ensino e Saúde
Grupos Interativos.
Psicologia da Educação Ana Rita Teixeira Ana Rita Teixeira Ana Rita Teixeira
Investigar, ensinar e aprender
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky ORIENTAÇÃO PATOGÉNICA......Olhamos para as perigosidades do rio.
Estratégia: Perguntas Esclarecedoras
Cristiane Jonas Francisconi
PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO INLUSIVA
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
“Eu quero ser professor de Educação Física”
Professor(es) Apresentador(es):
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
PROCEDIMENTOS DE ENSINO
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Projeto – Eu quero ser Professor de Educação Física
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
A CHEGADA À ESCOLA Cristiane Barrooso. Como um iniciante deve se comportar em sala para ser considerado um bom professor? SER AUTÊNTICO, sem forçar espontaneidade;
Método de Ensino.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
EXEMPLOS DE QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Os seis princípios do Currículo Uma escola que também aprende; O currículo como espaço de cultura; As competências como referência; Prioridade para a competência.
Psicologia Social Comunitária no Brasil Marcos Antônio de Carvalho Anhanguera Educacional Psicologia – comunidade - grupos.
Transcrição da apresentação:

Turma A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO DEBATE ‘O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVO’

1ª Definam por palavras vossas o que deverá ser então um professor de Educação Física inclusivo. Um professor de Educação Física inclusivo não deve deixar de parte os alunos, incluindo todos os alunos de diferentes raças e culturas. Tem o dever de formar também pessoas inclusivas. Deve fazer com que todos os alunos interajam na atividade. Deve adaptar-se aos alunos, e fazer com que o aluno se sinta integrado em todas as disciplinas, além da Educação Física. Exponencia igualdade de oportunidades, planeando aulas inclusivas, tratando de forma desigual o que é diferente. Deverá ter multiplicidade de respostas preparadas para a multiplicidade de indivíduos que poderá encontrar.

2ª Que características fundamentais deverá ter esse professor? Tolerância Competente – saber fazer Assertivo RespeitoVersátil Aberto a novas ideias Sensibilidade Flexível Autónomo FormativoAdaptativo Didático – saber ensinar PaciênciaBom gestor Compreensivo ConhecedorAtivo Capacidade de englobar todos

3ª Elenquem algumas estratégias que podem/ devem ser utilizadas por esse professor nas aulas de forma a que consiga de facto incluir todos os alunos nas suas atividades. O professor deve adaptar os exercícios às necessidades dos alunos, incluindo estratégias para que todos alcancem os objetivos. O professor deve criar dinâmicas de grupo, utilizando jogos coletivos (MED – Modelo de Educação Desportiva). Deve conhecer intimamente as dificuldades de cada um para melhor adaptar a estrutura da aula, assim como deve conhecer as capacidades individuais. O professor deve planear as aulas previamente. Deve promover a interação entre alunos, beneficiando as relações sociais entre os mesmos.