RETARDO MENTAL Profª Esp

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Transcrição da apresentação:

RETARDO MENTAL Profª Esp RETARDO MENTAL Profª Esp. Josiane Costa e Silva II Unidade – 1ª Avaliação

INTRODUÇÃO Os termos retardo mental, oligofrenia, deficiência mental, subnormalidade mental e amência são frequentemente utilizados por diversas correntes para designar pessoas que apresentam déficit intelectivo, aplicados a indivíduos com QI(coeficiente de inteligência) igual ou inferior a 70. A OMS recomenda a denominação retardo mental.

QI = Abreviatura de quociente de inteligência QI = Abreviatura de quociente de inteligência. O conceito de quociente de inteligência foi adaptado pelo psicólogo norte-americano Lewis Terman em 1915. O QI é calculado de acordo com a fórmula: QI = IM/IC x 100 em que IM é a «idade mental» (a idade em que uma criança média é capaz de desempenhar determinadas tarefas) e IC é a «idade cronológica». Daí o fato de uma pessoa em média possuir um QI de 100.

A classificação proposta por Lewis Terman era a seguinte: QI acima de 140: Genialidade 121 - 140: Inteligência muito acima da média 110 - 120: Inteligência acima da média 90 - 109: Inteligência normal (ou média) 80 - 89: Embotamento 70 - 79: Limítrofe 50 - 69: Raciocínio Lerdo

CLASSIFICAÇÃO DO RETARDO MENTAL São classificados em quatro tipos: Leve (QI de 69 a 55) Moderado (QI de 54 a 40) Grave ( QI de 39 a 25) Profundo ( QI abaixo de 25)

EPIDEMIOLOGIA Prevalência: 1% da população Incidência: cálculos são tardios ETIOLOGIA: pode resultar por uma variedade de causas

ALGUNS RETARDOS MENTAIS PODEM SER CAUSADOS POR: Anormalidades cromossômicas Fatores genéticos Fatores Pré-natais Doenças adquiridas na infância Fatores ambientais e sócio-culturais.

DIAGNÓSTICO 1 – Anamnese completa 2 – Exame físico 3 - Exame neurológico 4 – Exames laboratoriais 5 – Cariótipo para doenças cromossômicas 6 – Avaliação da audição,visão e fala 7 – Exame neuropsicológico

TRATAMENTO E PROGNÓSTICO O objetivo principal no tratamento da deficiência mental é a prevenção. O retardo mental é o grupo de doenças mentais que maior proveito pode ter das medidas preventivas, em nível primário,secundário e terciário.