Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Ler e Escrever Matemática
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
Currículo Escolar Operações
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
Plano de Trabalho Docente
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
2º encontro – Professores Maio de 2012
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
DIRETRIZES CURRICULARES
PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Cristiane jonas Francisconi
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Parâmetros Curriculares Nacionais HISTÓRIA
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Tendência Progressista Libertadora
Perguntas de Modelação
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Coordenadoria do Ensino Fundamental
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
“A BORDAGEM TEMÁTICA : U MA POSSIBILIDADE PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR ” Oficineiras: Camilla Rosa, Graciela Constante, Jeneffer Castro.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
CURSO: Licenciatura em Educação Física
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
PRINCIPIOS QUE NORTEIAM UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GLOBALIZADORA
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
Avaliação de Língua Portuguesa
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
“Um país se faz de homens e livros”
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Formação continuada III Encontro Língua Portuguesa e Redação
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores envolvidos: ___________ Eixo temático Problematização Tema gerador Situação desejada (sub-temas) Conhecimentos específicos das áreas Conhecimento originário da prática social. Fio condutor do processo de aprendizagem. Levantamento das questões sociais, políticas, econômicas, culturais e religiosas que envolvem os Eixos Temáticos, considerando as suas potencialidades e dificuldades na busca de superação pelo(a) educando(a) da visão ingênua por uma visão crítica, capaz de transformar o contexto vivido. Recorte do eixo temático possibilitando a leitura crítica e a intervenção na realidade vivenciada Seleção de situações que expressem os conhecimentos a serem trabalhados para desvelar fatos e contradições implícitos à realidade e ao tema gerador. Conhecimentos históricos organizados e sistematizados que contribuam para a leitura crítica do eixo temático. Obs.: Tomar como referencia os conteúdos indicados na proposta curricular da EJA apresentada pelo MEC.

Modelo de planejamento semanal da EJA Eixo temático: ________________________ Tema gerador: ____________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores envolvidos: ___________ Situação desejada (sub-temas) Objetivo específico Conhecimentos específicos das áreas Metodologia/ atividade Acompanhamen-to do percurso Recorte do tema gerador selecionado a partir das condições objetivas da vida dos educandos. Definição de ação clara e possível que garanta a intencionalida-de da aprendizagem proposta pelo tema gerador. Seleção dos conhecimentos que colaborem para a compreensão crítica dos fatos e contradições presentes no tema em estudo. Questionamento: Quais conteúdos do seu componente disciplinar poderão contribuir para responder às questões postas pelo tema gerador? Organização do processo da aprendizagem, através das aulas orientadas pelos princípios metodológicos do diálogo e da problematização, transformando as técnicas de ensino em instrumentos desveladores da realidade em estudo. Acompanhamento da aprendizagem com base no estudo dos conteúdos do eixo temático, do tema gerador e das áreas disciplinares tomando por base os principios e indicadores referendados pela concepção do projeto de EJA.

Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo:Aprender a Conviver Eixo: Trabalho e sociedade Eixo temático Problematização Tema gerador Situação desejada (sub-temas) Conhecimentos específicos das áreas Trabalho e sociedade Você reconhece o seu trabalho como importante para a sociedade? A remuneração salarial é satisfatória para subsistência do trabalhador? Para aqueles que trabalham como se dá a relação patrão empregado? Qual a incidencia de trabalho informal em sua cidade? Relações de poder no mundo do trabalho O trabalho escravo e exploração infantil; Oferta de trabalho no mercado Legislação trabalhista e o trabalho doméstico; Crise econômica na sociedade capitalista. Língua Portuguesa: levantamento do vocabulário; uso do dicionário; leitura de imagens; ortografia; produção textual; dramatizações;gêneros textuais. Matemática: dados estatísticos; construção de gráficos; operações fundamentais, porcentagem; situações-problema. Estudos na natureza: doenças adquiridas no trabalho, corpo humano, sistema nervoso. Estudos da sociedade: Regiões brasileiras; exploração de mográfica; a organização do espaço brasileiro.

Modelo de planejamento semanal da EJA Eixo temático: ________________________ Tema gerador: ____________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores envolvidos: ___________ Situação desejada (sub-temas) Objetivo específico Conhecimentos específicos das áreas Metodologia/ atividade Acompanhamen-to do percurso 1. O trabalho escravo e exploração infantil. 1. Perceber as diversas situações presentes no cotidiano em que pessoas são exploradas nas relações de trabalho sendo desrespeitadas em sua dignidade humana. Língua Portuguesa: levantamento do vocabulário; leitura de imagens; gêneros textuais. Matemática: dados estatísticos; construção de gráficos; operações fundamentais. Estudos na natureza: Corpo humano. Estudos da sociedade: Regiões brasileiras; Leitura de textos; análise de gravuras e recortes de jornais e revistas; Comentário de filme; Interpretação de músicas regionais; Pesquisa em jornais e revistas (gráficos e tabelas); Elaboração de gráficos por regiões brasileiras Avaliar a participação dos alunos nas atividades propostas; Observar desempenho por área e conteúdo disciplinar; Produção de relatório de aprendizagem (auto-avaliação)