Validação e Verificação do APPCC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Advertisements

Administração e segurança de redes
AUDITORIA.
BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO E CONTROLE BPF
NORMA ABNT ISO 9000.
EXPERIÊNCIA DO HEMOCENTRO/UNICAMP NA AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Pois é desta maneira que tem sido realizada as aquisições de insumos, principalmente.
Gerenciamento da Integração
A VALIDAÇÃO DE PROJETOS EM EMPRESAS CONSTRUTORAS E INCORPORADORAS
Sistemas de gestão da segurança alimentar- NBR ISO 22000
Vagner José Diegas ISO 9001.
Agosto/2008.
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
Instrutor: Objetivos:.
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
O QUE É A ISO ? , ISO é a sigla da Organização Internacional de Normalização ( International Organization for Standardization), com sede em Genebra, Suiça.
Alexandre G. Lages Cristiano C. A. Soares Thiago C. Nascimento
Auditoria da Qualidade
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Seminário Internacional sobre Sistema da Qualidade em Laboratórios SP - Setembro 2003 NBR ISO/IEC.
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Equipamentos NBR ISO/IEC 17025:
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Software engineering, the software process and their support M.M. Lehman Apresentadora: Tarciana Dias da Silva.
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
5. Abordagem como um sistema de gestão
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Prof. Valéria Ota de Amorim Ne
PLANO DE CONTINGÊNCIA DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL - PLANCON Civil
Conceito de Processo A realização de qualquer ação (fim, resultado) é precedido por uma seqüência de ações (causas). É um conjunto de causas que produz.
Instrutor: Objetivos:.
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
EQUIPAMENTOS NBR ISO/IEC – 5.5
Introdução à Norma ISO 9001:2000.
Instrutor: Objetivos:.
Processo de Implementação de um Sistema da Qualidade ISO9001:2000
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Métodos de ensaio e calibração e Validação de métodos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
Fábio do Carmo - Outubro 2014 Gestão Ambiental Licenciamento Ambiental Eficaz.
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS E SUPRIMENTOS NBR ISO/IEC.
NBR ISO/IEC INTRODUÇÃO-.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
DOCUMENTAÇÃO DE AUDITORIA NBC TA 230
Instrutor: Objetivos:.
Instrutor: Objetivos:.
Sistemas de Gestão da Qualidade
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Auditoria da Qualidade.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Aquisição de Serviços e Suprimentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:00 -
Projeto para Implantação de Manutenção Preventiva
Gestão da Qualidade de Projeto
Certificação e Auditoria
Sistemas de gestão da segurança alimentar- NBR ISO 22000
Análise Crítica de Pedidos, Propostas e Contratos
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
AUDITORIA Profa. Andréia Mota.
Termos Utilizados Ação Corretiva – Ação implementada para eliminar as causas de uma não-conformidade, de um defeito ou de outra situação indesejável existente,
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
ISO 9001: Sistemas de Gestão da Qualidade Carlos R. S. Júnior
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
Gerenciamento da Qualidade
Desenvolve Minas Auditoria Interna.
DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO DE MANUAIS DA QUALIDADE
Sistemas de Gestão da Qualidade
10 a 12/11/15 LEMBRETES SOBRE AVALIAÇÃO DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA. (Oriundos da avaliação da Cgcre pela IAAC) Mauricio Araujo Soares Dicla/Cgcre/Inmetro.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO AO NBR ISO IEC ANÁLISE CRÍTICA PELA GERÊNCIA NBR ISO/IEC.
4.4 Implementação e Operação
SISTEMAS DE GESTÃO DE ENERGIA
CURSO CONTROLE DE EQUIPAMENTOS DE MEDIDAS E INTERPRETAÇÃO DE DADOS DE CERTIFICADOS DE CALIBRAÇÃO. ISO/IEC 17025: Controle de Equipamentos de Medidas.
REQUISITOS GERENCIAIS
ISO 9001/2008. A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidadepara organizações em geral, qualquer.
Transcrição da apresentação:

Validação e Verificação do APPCC ILSI International Life Sciences Institute

Validação Obtenção de evidências que os elementos do Plano APPCC são efetivos Avaliação dos dados técnicos científicos do Plano APPCC Informações que suportam o plano APPCC são efetivas? Deve acontecer antes da implementação e após alterações.

Verificação Aplicação de métodos, procedimentos, testes e outras avaliações em adição as atividades realizadas na monitorização para determinar a conformidade do plano APPCC. Após plano ser estabelecido e seus elementos validados: Estamos fazendo o que nós planejamos?

Verificação Deve ser formalizada: Métodos Freqüência Responsabilidades Formal avaliação dos resultados: possíveis modificações

Validação x Verificação Validação: O sistema APPCC vai funcionar quando colocado em prática? Verificação: Estamos fazendo o que planejamos fazer?

Conceitos ISO 22000 VALIDAÇÃO VERIFICAÇÃO Evidências de que as medidas de controle (3.7) administradas pelo plano APPCC e pelos PPRs operacionais são capazes de ser eficazes. VERIFICAÇÃO Confirmação através do fornecimento de evidências objetivas de que os requisitos especificados foram atendidos (ISO 9001:2000).

Auditoria x Inspeção Auditoria: checar a conformidade em relação aos procedimentos documentados Inspeção: checar a obediência com os requerimentos regulamentares

Validação e Verificação do APPCC Seqüência Lógica - Aplicação dos 7 princípios Elaboração do Plano APPCC Validação do Conteúdo do Plano Aprovação do Plano Validado Implementação do Plano Verificação Avalia: Conformidade com os 7 Princípios Existência de Novos Dados Conformidade com o Plano Ação Corretiva Melhorias/ Modificações necessárias

Validação Para alcançar os objetivos é necessário avaliar: Evidências que suportam o estudo APPCC: justificativas da seleção de perigos significantes e a eficácia das medias de controle. Evidências podem ser originárias de literatura científica, legislação, dados históricos, conhecimento da Companhia, organismos profissionais,etc... Limites críticos testados: mesmas fontes acima, além de testes ( Challenge Studies, testes de distribuição e penetração de calor, modelos matemáticos de crescimento microbiano, 100% de incubação e inspeção dos lotes)

Validação Para alcançar os objetivos é necessário avaliar: As medias de controle incluindo monitorização e ação corretiva. Deve assegurar que as ações corretivas tomadas no caso de desvios de processo irão resultar em adequada segregação dos produtos não conformes para garantir que eles não cheguem ao consumidor. Responsabilidades das ações corretivas e decisões sobre o futuro do produto afetado devem ser registrados juntamente com os mecanismos para garantir que apropriadas ações serão tomadas para evitar a recorrência.

Verificação Atividades de verificação Demonstração de conformidade: medidas corretivas executadas, monitorização, procedimentos, treinamentos, rastreabilidade e testes Obtenção de informações: registros de reclamações, resultados de monitorização e testes de produtos acabados, amostras de mercado, amostragem aleatória.