Aula 4.

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Transcrição da apresentação:

Aula 4

Movimentos importantes da Era da Garantia de qualidade

Gestão Estratégica da Qualidade A Gestão da qualidade se adaptou a novos desafios. . .

Custo da qualidade É a soma dos custos envolvidos no processo para se atingir os padrões de qualidade pré estabelecidos no projeto do produto ou serviço. É um sistema utilizado para identificação destes custos a fim de quantificar os componentes envolvidos na produção de produtos de alta ou baixa qualidade, na tentativa de reduzir ao mínimo o custo total da produção.

Tipos de controle de custos:

Controle total da qualidade O Controle de Qualidade Total visa obter o domínio sobre a satisfação de todas as pessoas que têm alguma participação no processo produtivo e aquisitivo. Uma empresa deve adaptar-se para alterações sociais, tecnológicas e econômicas no meio em que trabalha e passar a desenvolver maneiras para conquistar a Qualidade Total.

Engenharia da confiabilidade O QUE É CONFIABILIDADE Confiabilidade é a capacidade de um produto ou sistema funcionar sem falhas durante certo período de tempo.

Engenharia da confiabilidade continuação Entre as atividades desenvolvidas para uma indústria pela engenharia de confiabilidade, que tem como tarefa principal prevenir a ocorrência de falhas, destacam-se: fornecer orientação para melhorar o desempenho dos equipamentos de sistemas produtivos; empregar métodos estatísticos e técnicas para determinar as estratégias de manutenção dos equipamentos (custos com a parada da produção, custos diretos de manutenção e impactos na segurança e no meio ambiente); analisar dados e relatórios de incidentes para apontar causas e recomendar medidas preventivas, corretivas e/ou mitigadoras; sugerir medidas para melhorar os métodos de produção, o desempenho dos equipamentos e a qualidade dos produtos; oferecer informações aos engenheiros de projeto sobre como ampliar a vida útil de produtos e processos.

Gestão Estratégica da Qualidade

Gestão Estratégica da Qualidade

Fundamentos da Gestão Estratégica da Qualidade Os clientes têm o direito de contar com produtos, serviços, processos e relacionamentos de qualidade. O objetivo da GEQ é remover gargalos nos processos e atividades que não agregam valor para o cliente, de modo a possibilitar a cada trabalhador e a cada sistema executarem com perfeição suas tarefas. A qualidade começa com as pessoas, que compreendem porque estão fazendo seu trabalho, que tem o treinamento e as ferramentas para realizá-lo e que se preocupam em fazê-lo bem feito.

A estas três se juntaram outras questões importantes como qualidade de vida, proteção do meio ambiente e responsabilidade social.