DEPRESSÃO VASCULAR DEPRESSÃO PÓS AVC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VELHICE E SAÚDE Desafios da longevidade
Advertisements

Parkinsonismo e Depressão Residência de Psiquiatria
Laboratório de Neurociências
Programa Educação Continuada C R E M E S P
CUIDADO DE ENFERMAGEM COM ELETROCONVULSOTERAPIA
CRISES ISQUÊMICAS TRANSITÓRIAS
Um subgrupo da depressão
TDAH Sônia Maia de Farias.
GRUPO DE NEUROCIÊNCIAS IIER
Neuroimagem e métodos computacionais: avanços no conhecimento sobre transtornos psiquiátricos e possíveis aplicações clínicas  GERALDO BUSATTO FILHO LIM21.
TRANSTORNOS DE HUMOR. TRANSTORNOS DE HUMOR TRANSTORNOS DE HUMOR TEMPO LENTIFICAÇÃO ACELERAÇAO MANIA DEPRESSÃO.
Classificação dos Transtornos Mentais
IV Encontro Nacional de Prevenção da Doença Renal Crônica
Curso de saúde mental para equipes da atenção primária (3) - Módulo II
Unidade de Neuropsicologia Clínica
ESQUIZOFRENIA Enf. Silvia Rodrigues.
Psicopatologia Forense Transtorno Psicóticos
Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade
DEPRESSÃO Aspectos Clínicos IP JOQUEI 07/04/13.
Departamento de Atenção Básica – Ministério da Saúde
Transient Ischemic Attack S. Claiborne Johnston, M.D., Ph.D. New England Journal of Medicine Vol. 347, nº de novembro de 2002 Ddo. Rafael Coelho.
Transtorno ou doença mental
Doença Cérebro-Vascular
Dr. SABRI LAKHDARI Especialista em Geriatria SBGG/AMB
Dra Silvana de Araújo Geriatria - UFMG Julho/2007
Transtornos mentais pelo uso de substâncias psicoativas
Prof. Amer Cavalheiro Hamdan DEPS - UFPR
Reciclagem Ciclo 9.
Professor :João Galdino
Alexandre de Araújo Pereira
Transtornos de Adaptação
TABAGISMO E DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS
Funções Cognitivas e Envelhecimento
Momento Científico 22/05/2014 Renata Borges Facury Arroyo
Concurso SES-DF: Psicólogo
Prof. Esther Gonzaga Spiler
Prof. Octavio Domont de Serpa Jr. IPUB/UFRJ
Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Ceará
Neuropsicologia e autismo: diagnóstico e propostas de intervenção
Transtornos Esquizoafetivos Transtornos delirantes persistentes Transtornos Psicóticos Agudos e Transitórios.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Alzheimer Tipo mais comum de demência.
AIDS: aspectos psicossociais e psicossomáticos
Dra. Samanta Ortegosa Calfat Psiquiatria Geral CAISM
CASOS CLINICOS – NEUROLOGIA
Transtorno Bipolar – Aspectos do Diagnóstico e Tratamento
Psicopatologia II – DEPSI-UFPR Profª Melissa Rodrigues de Almeida
ESQUIZOFRENIA.
PREVENÇÃO NA SAÚDE DA MULHER
Avaliação de Risco: Comportamento Suicida
Componentes dos Transtornos Mentais
Profa. Giselle Moura Messias
Depressão.
EDITORIAL.
ESQUIZOFRENIA.
Depressão no Idoso.
Comorbidades Psiquiátricas na Dependência Química
Neuroradiologia da Doença de Alzheimer
Psicodiagnóstico.
TRANSTORNOS AFETIVOS Tarsila Cunha.
Emergência Psiquiatra
Formulação de casos Prof. Márcio Ruiz.
Da Idade Média aos nossos dias
SÍNDROMES MENTAIS ORGÂNICAS
Caracterização do Paciente Neurológico
EMERGÊNCIAS PSIQUIÁTRICAS
Módulo VI Situações Especiais – Mulheres e Idosos.
TRANSTORNOS AFETIVOS Alterações na regulação do humor, comportamento e afeto que vão além das flutuações normais que muitas pessoas apresentam.
Transcrição da apresentação:

DEPRESSÃO VASCULAR DEPRESSÃO PÓS AVC Orientação: Dra. Jussane R3-Murilo C. Lobato

DEPRESSÃO VASCULAR E DEPRESSÃO PÓS AVC A depressão de início tardio constitui um grupo heterogêneo de manifestações e possíveis mecanismos etiopatogênicos. O termo depressão vascular foi introduzido na década de 90 e referia-se a depressão iniciada após 60 anos de idade e se caracterizava por alguns sintomas:

DEPRESSÃO VASCULAR E DEPRESSÃO PÓS AVC Retardo psicomotor. Apatia. Alt. Cognitiva proeminente. Insight pobre. Incapacidade funcional. Ideação depressiva menos proeminente. -Depressão. Do neurônio ao funcionamento social.

DEPRESSÃO VASCULAR E DEPRESSÃO PÓS AVC Esses quadros se associam a lesões decorrentes de microangiopatia na substância branca, principalmente na região frontal subcortical afetando os circuitos corticossubcorticais pré-frontais. Podem surgir de infartos silenciosos ou de eventos bem definidos como no AVC.

PARA O DIAG. É NECESSÁRIA, NA HISTÓRIA E NOS EXAMES, UMA EVIDÊNCIA DE QUE O TRANSTORNO SEJA CONSEQUENCIA DIRETA DA DOENÇA CEREBROVASCULAR. É CONSIDERADA PRECOCE A DEPRESSÃO QUE OCORRE NOS 3 PRIMEIROS MESES PÓS AVC, E TARDIA SE INICIADA DEPOIS DESTE PRERÍODO.

DEPRESSÃO VASCULAR E DEPRESSÃO PÓS AVC Em geral apresentam um pior prognóstico global, com menores taxas de respostas aos antidepressivos, maior risco de comorbidades e risco aumentado de demência.

Observações clínicas O idoso tende a apresentar maior número de sintomas somáticos(dor,alt. de sono e apetite). Dentre os sintomas psicóticos, existem menos delírio de culpa em detrimento do persecutório e do tipo Cottard. É comum a associação de múltiplas queixas somáticas. Mesmo não sendo semelhantes, não foram estabelecidos critérios diagnósticos diferenciados.

Epidemiologia A prevalência de depressão pós-avc na fase aguda é estimada em torno de 40%. Um estudo mostrou que destes 40%, 79% a desenvolvia nos primeiros meses após o evento.

Teorias Depressão pós-avc como doença reativa: limitações funcionais promovem reação psicológica. Alteração do humor devido a comprometimento da função neuronal (especialmente em áreas corticais anteriores esquerda)

Fatores de risco para depressão pós avc Presença de afasia e alt cognitiva. Pobre apoio social. Grande dependência para AVD. Personalidade pré-mórbida. Antecedentes familiares de doenças psiquiátricas e uso de BA. Grau de atrofia cerebral prévia - ainda muito controverso!

Diag diferencial Demência vascular: -Início da demência em até 3 meses pós AVC. -Deterioração da função cognitiva. -Flutuação ou progressão escalonada dos déficits cognitivos.

Diag diferencial Outros transtornos específicos por infartos estratégicos - exemplos: -Síndrome pseudo-bulbar(risos e choros imotivados, disartria e disfagia) -Síndrome cognitivo-frontais:indivíduo se torna impulsivo, inflexível, desinibido e insensível.

Tratamento O tratamento medicamentoso está indicado, principalmente quando ocorrem sintomas vegetativos. Os ISRS podem ser as melhores opções. O uso deve ser cuidadoso em virtude das interações medicamentosas.

“FOCO NAS PECULIARIDADES DA DEPRESSÃO E ANSIEDADE NO IDOSOS” – DEPRESSÃO VASCULAR American Psychiatric Association- APA 158 th Annual Meeting- May 2005- Atlanta, Georgia- USA

DEPRESSÃO VASCULAR: UM SUBTIPO ESPECÍFICO DAS IDADES MAIS AVANÇADAS? Doença sistêmica pode estar ligada ao desenvolvimento da depressão como piorar o prognóstico. Risco de recorrência da depressão e da ocorrência de resistência ao tratamento é relativamente alto. FOCO: distinguir a depressão de início tardio. A leucoencefalopatia (lesões desmielinizantes de origem vascular) está diretamente relacionada à depressão de início tardio. Relação direta entre aterosclerose carotídea e lesões profundas de substância branca.

DEPRESSÃO VASCULAR: UM SUBTIPO ESPECÍFICO DAS IDADES MAIS AVANÇADAS? HAS e doença coronariana– fatores de risco para lesões frontais e dos núcleos cinzentos da base. Critérios (teóricos) para depressão vascular: Presença de doença vascular e fatores de risco e lesões à RM. Comprometimento cognitivo e disfunção executiva perceptíveis. Idade de início avançada e apresentação clínica variável. Hipótese de disfunção frontoestriatal: disfunção dos núcleos cinzentos da base e suas conexões frontais contribuem para o surgimento de depressão com início tardio (com disfunção executiva e resistência ao tratamento).

DEPRESSÃO VASCULAR: UM SUBTIPO ESPECÍFICO DAS IDADES MAIS AVANÇADAS? Depressão em pacientes com lesões vasculares: refratariedade à monoterapia, necessidade de mais tempo até a recuperação, maior prevalência de declínio cognitivo e demência vascular e risco aumentado de AVE.

DEPRESSÃO VASCULAR: UM SUBTIPO ESPECÍFICO DAS IDADES MAIS AVANÇADAS? Na prática: 1- estabelecer a idade de inicio do 1º episódio depressivo. 2- avaliar fatores de risco CV: fumo, PA, HF, perfil lipídico, exercícios. 3- avaliação cognitiva (queixas, MMSE, outros testes). 4- medicação atual: avaliar carga anticolinérgica. 5-possibilidade de solicitar RM.

DEPRESSÃO VASCULAR: UM SUBTIPO ESPECÍFICO DAS IDADES MAIS AVANÇADAS? TRATAMENTO: -ISRS -Dupla ação e tricíclicos como opções adicionais. -Terapia de solução de problemas para aqueles com disfunção cognitiva. -Tratamento dos fatores de risco.

F I M ! ! !