Prof. Armando Chafik
APRESENTAÇÃO A cultura de projetos nas organizações deve ser implantada de forma sistemática e os seus princípios colocados em prática da maneira mais adequada às necessidades das organizações. Os gerentes de projetos devem ser profissionais preparados para poder praticar e desempenhar bem o seu papel trazendo os benefícios que as organizações desejam. Esta disciplina, tem por finalidade proporcionar aos alunos explicação de conceitos e técnicas e a enumeração de exemplos que mostrem como os mesmos poderão ter sucesso na elaboração, na análise e gestão de projetos de forma eficaz.
DEFINIÇÃO DE PROJETO Projeto é um empreendimento destinado a cumprir um objetivo, criado com esse intuito e dissolvido após sua conclusão. Um projeto caracteriza-se por: Ser temporário; Ter início, meio e fim bem definidos; Obedecer normalmente a um plano de trabalho.
Projeto é um empreendimento temporário instituído unicamente para alcançar um objetivo. Tem por finalidade produzir um bem (produto ou serviço) único. Temporário: Significa que cada projeto tem um início e um fim claramente definidos. Um projeto chega ao fim quando seus objetivos são atingidos. Único: Significa que cada produto ou serviço criado apresenta características peculiares que os diferenciam, de alguma forma, de similares. DEFINIÇÃO DE PROJETO
Um Projeto é: 1.Um empreendimento independente. 2.Caracterizado por uma sequencia clara e lógica de eventos. 3.Com início, meio e fim. 4.Que se destina a atingir um objetivo claro e definido. 5.Sendo conduzido por pessoas. 6.Dentro de parâmetros pré-definidos de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade. DEFINIÇÃO DE PROJETO
Em um Projeto é importante saber: 1.Que sempre há um acompanhamento e controle. 2.Que há um ciclo de uma vida: nasce e morre. 3.Claramente onde queremos chegar. 4.Que o núcleo da condução de qualquer projeto são as pessoas. 5.Possuem recursos limitados DEFINIÇÃO DE PROJETO
O QUE SÃO OPERAÇÕES? As operações são o contrário dos Projetos. Nas operações os processos são contínuos e sem um fim definido.
IDENTIFIQUE PROJETOS E OPERAÇÕES 1.Instalação de uma nova Planta Industrial; 2.Administração de uma Lanchonete; 3.Reestruturação de um determinado Setor da Empresa; 4.Elaboração de um Plano de Marketing e Publicidade; 5.Comprar um produto na internet 5.Realização de uma viagem; 6.Cotação de Preços pela Web; 7.Lançamento de um Produto/Serviço; 8.Desenvolvimento de um Software; 9.Construção de uma Casa; 10.Gerenciar o setor de vendas de uma empresa; P P P P P P P O OO O
GESTÃO DE PROJETOS A Gestão de Projetos pode ser descrita como o processo de planejamento, execução e controle de um projeto, desde seu início até sua conclusão, com vista à alcançar um objetivo em certo prazo, com certo custo e qualidade, por meio da mobilização de recursos técnicos e humanos. A Gestão de Projetos forma um Ciclo Dinâmico: PLANEJAMENTO – EXECUÇÃO - CONTROLE.
Planejamento Fixação dos objetivos Estabelecimento de recursos Definição de estratégias Execução Alocação de recursos Gestão da execução Coordenação de esforços Motivação Controle Avaliação de resultados x objetivos Relatórios Resolução de problemas com eventuais medidas corretivas CICLO DINÂMICO DA GESTÃO DE PROJETOS
FASES DE UM PROJETO Como vimos, a Gestão de Projetos pode ser aplicada a uma obra, ao lançamento de um novo produto, à reorganização de um setor de uma empresa, a um projeto de investigação e a qualquer projeto de investimento. Em vários tipos de projetos, principalmente, em projetos de investimento, o ciclo do projeto passa normalmente por um ciclo de vida mais extenso, o qual envolve concepção e implementação
FASES DE UM PROJETO Fase da Concepção O protoprojeto (estudo prévio) tem por objetivo preparar o empreendimento, delineando sua pré-viabilidade em termos funcionais, técnicos e financeiros. A concepção e o planejamento do projeto pretendem defini-lo com maior rigor, principalmente no que diz respeito a: Estudo de mercado; Escolha da tecnologia; Definição de custos; Análise das condições legais de realização; Análise de risco; etc..
1.Planejamento é uma forma de pensar no futuro, contrapondo-o ao presente. (Ricardo Semler) 2.Planejamento é a definição de um futuro desejado e de meios eficazes de alcançá-lo. (Ackoff) 3.Planejamento é um processo que se destina a produzir um ou mais estados futuros desejados e que não deverão ocorrer, a menos que alguma coisa seja feita. (Ackoff) DEFINIÇÕES DE PLANEJAMENTO
FASES DE UM PROJETO Fase de Implementação Sendo o objetivo do projeto desenvolver o empreendimento dentro dos parâmetros: custo, tempo e qualidade, é nessa fase que se caracteriza aquilo que foi projetado na concepção. Nessa fase tem especial importância a liderança da equipe, o recrutamento e a formação do pessoal. Planejamento Execução Controle Replanejamento Execução Controle
Fase de Implementação Quanto mais o projeto se aproxima da conclusão, maior é o volume de recursos consumidos e mais difícil se torna introduzir correções no projeto. Para grandes volumes de investimento, deverão ser realizados cuidadosos estudos de mercado e simulações na fase da concepção, evitando gastos maiores na fase de implementação. Consumo Acumulado De recursos Possibilidade de influenciar o projeto ConcepçãoPlanejamentoExecuçãoControle
FASES DE UM PROJETO Assim, é na fase da concepção, que se configura o sucesso ou o insucesso do projeto, cabe ao gestor de projeto definir as principais linhas de ação, utilizando, principalmente a seguinte metodologia: Estabelecer uma definição clara do projeto. Fixar os objetivos finais do projeto. Definir a organização do projeto. Gerar estratégias alternativas. Avaliar alternativas. Traçar linhas de ação.
FASES DE UM PROJETO Na fase de concepção deve-se prestar muita atenção nos objetivos, na inserção do projeto na organização e em sua estratégia de desenvolvimento em relação a tempo e custo. Na fase de implementação as previsões são permanentemente confrontadas com a realidade. Implementar significa controle permanente, liderando uma equipe em relação a motivação, gestão de execução e medidas de resultados.