Prof. Armando Chafik. APRESENTAÇÃO A cultura de projetos nas organizações deve ser implantada de forma sistemática e os seus princípios colocados em prática.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GESTÃO DE PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Advertisements

Planejamento em Publicidade e Propaganda I
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
Introdução à Teoria Geral da Administração TGA
Sistema de Informação Gerencial
Engenharia de Software
Contabilidade Sistemas de Informação
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
EFETIVIDADE, EFICIÊNCIA E EFICÁCIA
Processo Administrativo
O Processo Administrativo
CONSULTORIA EMPRESARIAL
Gestão Estratégica das Informações
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças. Prof:
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
Gestão de Projetos.
Funções da Administração
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
Departamento Jurídico-Financeiro
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
II Orientação Técnica PCAGP.
João Alberto Viol Planejamento, projeto e gerenciamento: atividades essenciais para uma Copa de sucesso.
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II O Marketing como ele é Muito mais do que um departamento ou uma gerência Estratégia geral de atuação Visão.
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza . 1.
Treinamento de Ms-Project
Gerenciamento de Processos - PNQ
Etapas do Projeto DC.IC.15 Data Revisão: 07/04/2017 Início Fim
Função da Administração:
DISCIPLINA GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I Prof. Eliane Primeiro semestre de 2013.
Gerência de Projetos.
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Projeto Estratégico Institucional
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Planejamento Estratégico
Definindo o Gerenciamento de Projetos
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira
Item 1 Cultura da Informação 1-Cultura da informação (cap. 1)
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Função Planejamento GUI I
Gestão de Projetos Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria.
Sistemas de Informação para processos produtivos Gerência de projetos.
Gestão de Projetos Aula 01.
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos - 2ª aula 03/06/13.
Profª esp. Natalia pacheco
Gestão de Projetos - aula 2: processos, operações x projetos - Profª
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
Gerência de Projetos de Software
GERENCIAMENTO DE CAPITAL DE GIRO Prof. Amaury Rios
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Gestão Estratégica de Negócios
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Sistema de Informação Gerencial. SIG - INTRODUÇÃO Nas tarefas diárias cabe ao executivo ajustar os dados, pois estes nunca são insuficientes e nem abundantes.
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
1 VIABILIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA DE PROJETOS Prof Cristiane Gebran paginapessoal.utfpr.edu.br/cristianegebran/ 1S-2014.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Processo Administrativo Prof. Alexandro Bernhardt UCS 2007.
Não é casual. Constitui esforço deliberado, racional e formal. “Projeto de um estado futuro desejado e de meios efetivos para torná-lo realidade”. É um.
Administração da Produção e Operações
Gerenciamento de Projetos Prof. Washington Almeida.
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
PLANO DE NEGÓCIOS Plano de Marketing.
Fundamentos de Gestão Empresarial Conceitos Básicos
Transcrição da apresentação:

Prof. Armando Chafik

APRESENTAÇÃO A cultura de projetos nas organizações deve ser implantada de forma sistemática e os seus princípios colocados em prática da maneira mais adequada às necessidades das organizações. Os gerentes de projetos devem ser profissionais preparados para poder praticar e desempenhar bem o seu papel trazendo os benefícios que as organizações desejam. Esta disciplina, tem por finalidade proporcionar aos alunos explicação de conceitos e técnicas e a enumeração de exemplos que mostrem como os mesmos poderão ter sucesso na elaboração, na análise e gestão de projetos de forma eficaz.

DEFINIÇÃO DE PROJETO Projeto é um empreendimento destinado a cumprir um objetivo, criado com esse intuito e dissolvido após sua conclusão. Um projeto caracteriza-se por:  Ser temporário;  Ter início, meio e fim bem definidos;  Obedecer normalmente a um plano de trabalho.

Projeto é um empreendimento temporário instituído unicamente para alcançar um objetivo. Tem por finalidade produzir um bem (produto ou serviço) único. Temporário: Significa que cada projeto tem um início e um fim claramente definidos. Um projeto chega ao fim quando seus objetivos são atingidos. Único: Significa que cada produto ou serviço criado apresenta características peculiares que os diferenciam, de alguma forma, de similares. DEFINIÇÃO DE PROJETO

Um Projeto é: 1.Um empreendimento independente. 2.Caracterizado por uma sequencia clara e lógica de eventos. 3.Com início, meio e fim. 4.Que se destina a atingir um objetivo claro e definido. 5.Sendo conduzido por pessoas. 6.Dentro de parâmetros pré-definidos de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade. DEFINIÇÃO DE PROJETO

Em um Projeto é importante saber: 1.Que sempre há um acompanhamento e controle. 2.Que há um ciclo de uma vida: nasce e morre. 3.Claramente onde queremos chegar. 4.Que o núcleo da condução de qualquer projeto são as pessoas. 5.Possuem recursos limitados DEFINIÇÃO DE PROJETO

O QUE SÃO OPERAÇÕES? As operações são o contrário dos Projetos. Nas operações os processos são contínuos e sem um fim definido.

IDENTIFIQUE PROJETOS E OPERAÇÕES 1.Instalação de uma nova Planta Industrial; 2.Administração de uma Lanchonete; 3.Reestruturação de um determinado Setor da Empresa; 4.Elaboração de um Plano de Marketing e Publicidade; 5.Comprar um produto na internet 5.Realização de uma viagem; 6.Cotação de Preços pela Web; 7.Lançamento de um Produto/Serviço; 8.Desenvolvimento de um Software; 9.Construção de uma Casa; 10.Gerenciar o setor de vendas de uma empresa; P P P P P P P O OO O

GESTÃO DE PROJETOS A Gestão de Projetos pode ser descrita como o processo de planejamento, execução e controle de um projeto, desde seu início até sua conclusão, com vista à alcançar um objetivo em certo prazo, com certo custo e qualidade, por meio da mobilização de recursos técnicos e humanos. A Gestão de Projetos forma um Ciclo Dinâmico: PLANEJAMENTO – EXECUÇÃO - CONTROLE.

Planejamento Fixação dos objetivos Estabelecimento de recursos Definição de estratégias Execução Alocação de recursos Gestão da execução Coordenação de esforços Motivação Controle Avaliação de resultados x objetivos Relatórios Resolução de problemas com eventuais medidas corretivas CICLO DINÂMICO DA GESTÃO DE PROJETOS

FASES DE UM PROJETO Como vimos, a Gestão de Projetos pode ser aplicada a uma obra, ao lançamento de um novo produto, à reorganização de um setor de uma empresa, a um projeto de investigação e a qualquer projeto de investimento. Em vários tipos de projetos, principalmente, em projetos de investimento, o ciclo do projeto passa normalmente por um ciclo de vida mais extenso, o qual envolve concepção e implementação

FASES DE UM PROJETO Fase da Concepção O protoprojeto (estudo prévio) tem por objetivo preparar o empreendimento, delineando sua pré-viabilidade em termos funcionais, técnicos e financeiros. A concepção e o planejamento do projeto pretendem defini-lo com maior rigor, principalmente no que diz respeito a:  Estudo de mercado;  Escolha da tecnologia;  Definição de custos;  Análise das condições legais de realização;  Análise de risco;  etc..

1.Planejamento é uma forma de pensar no futuro, contrapondo-o ao presente. (Ricardo Semler) 2.Planejamento é a definição de um futuro desejado e de meios eficazes de alcançá-lo. (Ackoff) 3.Planejamento é um processo que se destina a produzir um ou mais estados futuros desejados e que não deverão ocorrer, a menos que alguma coisa seja feita. (Ackoff) DEFINIÇÕES DE PLANEJAMENTO

FASES DE UM PROJETO Fase de Implementação Sendo o objetivo do projeto desenvolver o empreendimento dentro dos parâmetros: custo, tempo e qualidade, é nessa fase que se caracteriza aquilo que foi projetado na concepção. Nessa fase tem especial importância a liderança da equipe, o recrutamento e a formação do pessoal. Planejamento Execução Controle Replanejamento Execução Controle

Fase de Implementação Quanto mais o projeto se aproxima da conclusão, maior é o volume de recursos consumidos e mais difícil se torna introduzir correções no projeto. Para grandes volumes de investimento, deverão ser realizados cuidadosos estudos de mercado e simulações na fase da concepção, evitando gastos maiores na fase de implementação. Consumo Acumulado De recursos Possibilidade de influenciar o projeto ConcepçãoPlanejamentoExecuçãoControle

FASES DE UM PROJETO Assim, é na fase da concepção, que se configura o sucesso ou o insucesso do projeto, cabe ao gestor de projeto definir as principais linhas de ação, utilizando, principalmente a seguinte metodologia:  Estabelecer uma definição clara do projeto.  Fixar os objetivos finais do projeto.  Definir a organização do projeto.  Gerar estratégias alternativas.  Avaliar alternativas.  Traçar linhas de ação.

FASES DE UM PROJETO Na fase de concepção deve-se prestar muita atenção nos objetivos, na inserção do projeto na organização e em sua estratégia de desenvolvimento em relação a tempo e custo. Na fase de implementação as previsões são permanentemente confrontadas com a realidade. Implementar significa controle permanente, liderando uma equipe em relação a motivação, gestão de execução e medidas de resultados.