Sistema de Informações

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Sistema de Informações Capítulo 4 Sistema de Informações de Marketing e Pesquisa de Marketing

Sistema de Informações de Marketing (SIM) É constituído de pessoas, equipamentos e procedimentos para coleta, classificação, análise, avaliação e distribuição de informa- ções necessárias de maneira precisa e oportuna para os que tomam decisões de marketing.

Sistema de Inteligência de Marketing É um conjunto de procedimentos e fontes usado por administradores para obter informações diárias sobre eventos no ambiente de marketing

Sistema de Informação de Marketing Ambiente de Marketing Gerência de Marketing Registros Internos Inteligência de Marketing Análise da Informação Pesquisa de marketing

Dados Secundários São informações já existentes em algum lugar no mercado. Vantagens: mais barato exige menos tempo de coleta Desvantagens: pode estar desatualizado dados podem ser irrele- vantes

Dados Primários São informações coletadas com um propósito específico. Vantagens: dados atualizados diretamente relacionados com a pesquisa Desvantagens: método mais caro exige mais tempo para a coleta dos dados

Pesquisa de Marketing Corresponde à elaboração, à coleta, à análise e à edição de relatórios sistemáticos de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada por uma empresa.

Etapas do Processo de Pesquisa de Marketing Definir o problema e os objetivos da pesquisa Desenvolver o plano de pesquisa Coletar os dados Analisar e interpretar os dados Apresentar o relatório de pesquisa

Projetos Básicos de uma Pesquisa Pesquisa que procura descobrir idéias e percepções e gerar hipóteses Pesquisa Exploratória Pesquisa Descritiva Pesquisa que estuda com que freqüência algo ocorre ou que relação existe entre duas variáveis Pesquisa Causal Pesquisa que procura esclarecer relações do tipo causa-efeito

Abordagens de Pesquisa Por Observação Grupo de Foco Levantamentos Comportamentos Experimental

Pesquisa por Observação Consiste na coleta de dados primários através da observação de pessoas, ações e situações relevantes. Exº: Pesquisadores de uma companhia aérea podem infiltrar-se em aeroportos para ouvir o que os viajantes falam a respeito das diferen- tes empresas.

Pesquisa de Grupo de Foco Um grupo de foco é a reunião de seis a dez pessoas convidadas a passar algumas horas com um moderador treinado, a fim de discutir sobre um produto, serviço ou elemento de marketing. Empresas de bens de consumo vêm usando grupos de foco há muitos anos.

Levantamentos É o método mais adequado à coleta de infor- mações descritivas. Consiste em fazer perguntas diretamente aos consumidores sobre seu conhecimento, atitudes, preferências, comportamento de compras ou grau de satisfação.

Dados Comportamentais Os clientes deixam pistas do seu compor- tamento de compras nos dados coletados pela leitoras de códigos de barra, nos regis- tros de compra por catálogos e no banco de dados de clientes

Pesquisa Experimental É a mais indicada para coleta de informações do tipo causal e a mais válida cientificamente. Envolve a seleção de grupos homogêneos de pessoas que são submetidas a diferentes tratamentos e checagem das diferentes res- postas. Tenta explicar as relações de causa-efeito

Amostragem Amostra: É um segmento da população, selecionado para representar a população como um todo. Temos dois tipos de amostragem: Probabilística Não-probabilística