Avaliações subjetivas Camila B. Papini Medidas e Avaliação em EF ASSER- Rio Claro
O que podemos avaliar?? Qualidade de vida Percepção de Dor Imagem corporal Domínio afetivo comportamentos, atitudes, valores Domínio cognitivo interpretação, conhecimento, etc
Qualidade de Vida Qualidade de Vida Pentáculo do bem-estar SF- 36 (Short Form)
Pentáculo do Bem- Estar Nutrição Estresse Atividade física Relacionamentos Comportamento preventivo
Perfil do estilo de vida individual Derivado do modelo do Pentáculo do bem-estar (5 aspectos fundamentais do estilo de vida) 15 questões – escalas de 0 a 3 Quanto mais colorido, mais adequado está o estilo de vida da pessoa (NAHAS, 2001)
Pentáculo do bem- estar 0 = NUNCA – absolutamente não faz parte do seu estilo de vida 1 = ÀS VEZES – às vezes corresponde ao seu comportamento 2 = QUASE SEMPRE – quase sempre verdadeiro 3 = SEMPRE – é a completa realização do comportamento realizado
Nutrição A = ingestão de pelo menos 5 porções de frutas e verduras diariamente. B = evita a ingestão de alimentos gordurosos. C = faz 4 ou 5 refeições variadas ao dia incluindo café da manhã completo.
Atividade Física D = realiza ao menos 30 minutos de AF (modera/intensa) de forma contínua ou acumulada, 5 ou mais vezes na semana. E = ao menos 2 vezes na semana realiza exercícios que envolvam força e alongamento muscular. F = no dia a dia caminha ou pedala como forma de transporte e, preferencialmente utiliza escada ao invés de elevador.
Comportamento Preventivo G = tem conhecimento da pressão arterial e dos níveis de colesterol e procura controlá-los. H = não fuma e ingere álcool com moderação. I = sempre utiliza cinto de segurança, respeita as normas de trânsito, nunca ingere álcool se vai dirigir.
Relacionamento social J = procura cultivar amigos e está satisfeito com seus relacionamentos. K = no lazer inclui reuniões com amigos, atividades esportivas em grupo, participação em associações. L = procura ser ativo na comunidade, sentindo-se útil no ambiente social.
Controle do estresse M = reserva ao menos 5 minutos diariamente para relaxar. N = mantém uma discussão sem se alterar mesmo quando contrariado. O = equilibra o tempo dedicado ao trabalho com o tempo dedicado ao lazer.
SF- 36 Questionário formado por 36 itens Engloba 8 componentes (CICONELLI et al., 1999)
Componentes do SF-36 Aptidão Funcional Aspecto Físico Dor Saúde Geral Mental Aspecto Emocional Função Social Vitalidade Componente Físico Mental
SF- 36 Apresenta um escore final de 0 a 100 Escore total de QdV Escore para cada componente Traduzido para língua portuguesa e validado num estudo realizado por Ciconelli et. al em pacientes de artrite reumatóide. http://www.cdof.com.br/testes13.htm http://www.sf-36.org/
Domínio Afetivo
Introdução Domínio afetivo diz respeito a atitudes, valores, interesses e comportamentos pessoais e sociais Objetivos afetivos estão incorporados na E.F., porém pouco avaliados: liderança, espírito esportivo, satisfação do cliente, saúde emocional
Domínio afetivo: avaliar ou não avaliar? ênfase é motor outras disciplinas fazem instrumentos de avaliação são questionáveis Sim aprendizado emocional que ocorre com a experiência motora (positiva ou negativa) é relevante
Domínio Afetivo Aceitação Interesse Cooperação Atitude Vontade Satisfação Valorização Preferência Convicção Organização Sistema de valores Interesse Atitude Espírito esportivo Liderança Desenvolvimento social Personalidade
Tipos de avaliação Grupo Individual interesse ou preferências classificação determinar necessidades pesquisa Individual rejeição auto-estima imagem corporal ansiedade distúrbios emocionais liderança
Avaliação do domínio afetivo x demais domínios Resposta correta é relativa Sensível à situação Antecedentes culturais Situação de avaliação provoca mudanças Instabilidade Viés do observador/avaliador
Dificuldades Trapaça: Auto-decepção Semântica = significado Critério resposta socialmente aceita: anonimato Auto-decepção conflito entre o que quer ser e o que é Semântica = significado ex: frequente, raras, muitas, quase sempre Critério dificuldade de instrumento critério
Escalas Likert Diferença semântica Escala de classificação listagem de categorias, critérios
Avaliação da Imagem Corporal
Conceitos Pensamentos, sentimentos e percepções acerca do próprio corpo Importância: Imagem corporal influencia a aderência à atividade física
Formas de avaliação: Perceptivas: Estimativas do tamanho do corpo Silhueta Comparar a imagem percebida com a ideal: discrepância
Silhuetas corporais Idealizado: Figura ideal Pensado: Figura que corresponde à imagem que você tem de si mesmo Sentido: Como você sente na maior parte do tempo 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Stunkard et al, 1980
Silhuetas corporais divididas
Formas de avaliação: atitude Catarse corporal: 46 partes do corpo 1: deseja fortemente que uma mudança possa de alguma forma ser feita 2: não gosta, mas pode conviver com isso 3: não tem sentimento específico a favor ou contra 4: está satisfeito 5: considera a si mesmo um felizardo
Domínio Cognitivo
Categorias cognitivas Conhecimento: lembrar Compreensão: entendimento Aplicação: uso em situações reais Análise: dividir em partes relacionando-as Síntese: união de partes Avaliação: julgamento
Classificação dos testes Questões abertas Questões fechadas Questões semi-objetivas Respostas curtas Questões de conclusão Matemáticas Questões objetivas Falso/verdadeiro Combinação Múltipla escolha