Marketing Cultural e Leis de Incentivo à Cultura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRIBUTO À CIDADANIA “O QUE SE FAZ AGORA COM AS CRIANÇAS É O QUE ELAS FARÃO DEPOIS COM A SOCIEDADE”. KARL MANNHEIM.
Advertisements

Alterações da Lei das Sociedades Anônimas Lei 11
Milhões de crianças e adolescentes brasileiros vivem em situação de risco. São meninos e meninas expostos à violência, à exploração sexual, ao trabalho.
-Mais uma novidade do Programa -Demonstrando as Novidades
1.
Ministério da Cultura. EIXO IV – Cultura e Economia Criativa ¹ Foco: Economia criativa como estratégia de desenvolvimento.
Faculdade Morumbi Sul Alexandra Lisboa Neriane Bianchi Samanta Gonçalves.
INCENTIVOS FISCAIS Á CULTURA Lei Rouanet
ESTRUTURA DO DEMONSTRATIVO DE RESULTADO.
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
Tributação São isentos do IR os ganhos líquidos auferidos por
O Procultura Nova Lei de Financiamento da Cultura Brasileira Fundação Joaquim Nabuco Recife 13 de agosto de 2012 Cultura em Debate.
APRESENTAÇÃO PESSOAL E ESCOPO AULA
VALE CULTURA Lei n , de 27 de dezembro de 2012.
Quem, quando, quanto, como fazer??
MARKETING SOCIAL Normas ISO 8000 – – Incentivos fiscais
Cinema brasileiro, Políticas de Estado e mercado nacional
PROVISÕES 2) Provisão para Contribuição Social sobre o Lucro (CSSL) Criada pela Lei (15/12/1988) é devida ao Governo Federal, pelas empresas que.
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
ceafis centro de apoio a formação integral do ser
Nelson José Comegnio MARKETING CULTURAL POSTOS DE GASOLINA.
.. . Recitais Natalinos Incanttus Musicais apresenta: Projeto aprovado pelo Ministério da Cultura na Lei Federal Rouanet de Incentivo à Cultura. próximo.
INCENTIVE PROJETOS CULTURAIS
INCENTIVOS FISCAIS PARA PROJETOS SEM FINS LUCRATIVOS
Políticas públicas para o cinema brasileiro
Corpyright CEPECAC NABI todos os direitos reservados Projeto Saberes CEPECAC NABI Nº no PRONAC:
Destinação de Imposto de Renda Pessoa Jurídica. Conheça o Programa Por meio do Programa, Integrantes e Parceiros da Organização apoiam projetos certificados.
A FUNCÃO SOCIAL DOS TRIBITOS Para que o Estado possa cumprir o seu papel é necessário obter recursos financeiros, provenientes, na sua maioria, dos tributos.
Nelson José Comegnio MARKETING CULTURAL EMPRESAS EM GERAL.
Fundo da Infância e da Adolescência
GERÊNCIAMENTO TRIBUTARIO: PUC CAMPINAS-SP – 2013.
Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza Pessoa Física
Você sabia que por desconhecimento, todos os anos, milhões de reais do nosso Imposto de Renda deixam de ser legalmente repassados para o atendimento.
Como destinar parte do seu Imposto de Renda Devido
MARCO TÚLIO DE ROSE EIRELI VALE O ESFORÇO. EIRELI VALE O ESFORÇO EIRELI, O que é. Possibilidade de ser cooperativada. Vantagens deste ato. Tratamento.
INCENTIVOS FISCAIS. INCENTIVOS FISCAIS Incentivos Fiscais PONTOS ABORDADOS: 1. Aspectos Gerais; 2. Doações a Entidade Cíveis; 3. Lei Rouanet; 4. Lei.
P ROVISÃO PARA CSSL ( C ONTRIBUIÇÃO S OCIAL SOBRE O L UCRO ) Criada pela Lei 7689/88, é devida ao Governo federal, pelas empresas que estão sujeitas ao.
LEIS DE INCENTIVO À CULTURA
Incentivos Fiscais.
Lei Rouanet 8313 – Artigo 18 Ministério da Cultura
Nova Lei do Bem USO INTERNO.
Brasília Ribeirão Preto São Paulo Incentivos Fiscais.
Sistema Tributário: Diagnóstico e Elementos para Mudanças
LALUR Livro de Apuracao do Lucro Real
“O desenvolvimento de uma comunidade está intrinsecamente ligado à existência de uma política cultural sólida, onde o conceito de cultura contemple.
A Lei nº /06, regulamentada pelo Decreto nº 6 A Lei nº /06, regulamentada pelo Decreto nº 6.180/07, possibilita a: Pessoa Jurídica.
II Workshop de Gastos Tributários Brasília - DF Gastos Tributários no Brasil Raimundo Eloi de Carvalho Coordenador de Previsão e Análise da Receita Federal.
PROJETO DE LEI 6722/ Procultura
IRPJ Lucro Real.
Nós, alunos do curso de cinema da Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Fábio Baldo, Rafael Jungi Arie, Juliana de Andrade Colombo, Maxine Smith.
DECISÕES DE INVESTIMENTOS E ORÇAMENTO DE CAPITAL
CERTIFICADO DE INVESTIMENTO AUDIOVISUAL
MÓDULO - XIII Avançar.
MUNICÍPIO DE IJUÍ – PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA AUDIÊNCIA PÚBLICA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E GESTÃO FISCAL 30 de Setembro de º QUADRIMESTRE.
Lei nº /06, regulamentada pelo Decreto nº 6.180/07
O Novo Modelo Contábil-Tributário Brasileiro
As crianças atendidas nas Obras Sociais Senhora de Pompéia podem ter um amigo Você! E não precisa pagar nada por isso.
RECIFE, 2012 Ações Fundos Especiais, Destinações e Repercussões Fiscais Yélena Monteiro Araújo Promotora de Justiça Coordenadora da Caravana.
Integrantes Elaine Constantino Fábio Rosa Lidiane Araújo
CONTROLE DE ORÇAMENTO AUDITORIA CONTÁBIL.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza energética (ou espiritual)
Contribua para o Fundo para a Infância e Adolescência Você pode ajudar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e pode ter o valor.
Cia da Cultura Contato: LEI DE INCENTIVO.
Centro Interamericano de Administrações Tributárias – CIAT 44 a Assembleia Geral Montevidéu – Uruguai Instrumentos e Técnicas para Medição e Análise dos.
Art. 9º§ 4º- Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo demonstrará e avaliará o cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre,
PLP 366/13 - Reforma do ISS Audiência Pública - CDEIC 05/08/2014
Formação de Preços de Venda Fauzi T Jorge Mark-up e precificação Jorge, Fauzi Timaco & Morante, Antonio Salvador. Formação de preços.
IRPJ – LUCRO ARBITRADO Prof. Me. Manuel Perez Martinez
IMPOSTO DE RENDA PESSOAS JURÍDICAS Juros sobre o Capital Próprio Reorganização Societária IRPJ 2013.
Transcrição da apresentação:

Marketing Cultural e Leis de Incentivo à Cultura Henrique Kanasiro Fábio Galvão Maurício Rangel Tarso de Biasi

Introdução Surgiu através da Lei nº 8.313/91 (PRONAC – Programa Nacional de Apoio à Cultura) com o objetivo de fomentar a produção artística e cultural no pais.

Como é feito Sistema Jurídico do Mecenato Aplicação de parte dos recursos inicialmente destinados ao recolhimento do Imposto de renda em projetos culturais. Através desse sistema, a empresa calcula o montante a ser recolhido e reverte parte deste crédito aos cofres públicos a título de Imposto de Renda.

Cuidados a serem tomados É vedada a obtenção de lucro ou vantagem material pela empresa em decorrência do projeto da qual ela está sendo incentivadora.

A Lei Rouanet Ficou determinado pelo Decreto, que os percentuais mencionados (que se mantiverem os mesmos), não poderiam ultrapassar o percentual de 10% do total a ser recolhido a título de Imposto de Renda.

Contudo... Hoje esta limitação está reduzida pela Lei nº 9.532/97, a 4% do tributo devido, o que é um percentual extremamente baixo para deduções.

Determinou também... O Decreto determinou também, que não constitui vantagem material ou financeira do incentivador, o recebimento de produtos e direitos de projetos, até o limite de 25%, para ser utilizado em distribuições e cessões gratuitas com fins promocionais.

Aspectos da Lei Rouanet De acordo com o parágrafo 1º e 3º, passa a ser permitido o abatimento de 100% no Imposto de Renda, dos valores repassados como doação ou patrocínio, desde que o projeto incentivado verse sobre artes cênicas; livros de valor artístico, literário ou humanístico; música erudita ou instrumental; circulação de exposições de artes plásticas; ou doações de acervos para bibliotecas públicas e para museus.

Controvérsias da Lei... Contudo, a lei prevê que as pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real não poderão abater os incentivos culturais como despesa operacional. No entanto, o parágrafo 1º do artigo 26 da Lei Rouanet dispõe que "a pessoa jurídica tributada com base no lucro real poderá abater as doações e patrocínios como despesa operacional."

Lei do Audiovisual Lei federal de incentivo à produção audiovisual. Permite investir até 3% do IR a pagar em projetos aprovados pelo Ministério da Cultura, focados na veiculação, na produção, no licenciamento e na distribuição de obras cinematográficas e vídeofonográficas com fins comerciais.

Lei do Audiovisual Sua lógica está baseada em quotas representativas de direitos de comercialização sobre as obras audiovisual cinematográficas brasileiras. Isto faz com que o incentivador seja também um investidor, desde que tal investimento seja realizado no mercado de capitais (bolsa de valores e lucros com a bilheteria).

Como é feito o pagamento? O pagamento é efetuado mediante o depósito na conta corrente do projeto, até o dia 31 de dezembro, para ressarcimento na declaração de ajuste. Deve ser fornecido um recibo de patrocínio, de acordo com o modelo exigido pelo Ministério da Cultura.

Conclusões... As Leis de Incentivo à Cultura, em especial a Lei Rouanet, representam importantes ferramentas tanto para a promoção da cultura quanto de incentivos fiscais.

Em termos tributários... O percentual que pode ser conseguido através dos abatimentos de incentivos fiscais pode representar um montante significativo de recursos. Contudo, a prática mostra que esses valores são relevantes somente no caso de grandes empresas.

E na prática? Planilhas