INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÕES REFERÊNCIA Os resultados encontrados apontam para uma consciência ambiental pouco desenvolvida entre os estudantes, indicando.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIRETORIA DE ENSINO DE OSASCO
Advertisements

OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Programa de Plantas Medicinais: uma articulação entre a UFJF e o Instituto Estadual de Educação (IEE) HONORATO, Aldeir Félix; SOARES, Thaís de Andrade.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ESTADO DE SANTA CATARINA 4ª -GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CHAPECÓ - SC E.E.B. PROFESSORA IRENE STONOGA CHAPECÓ -SC PROJETO:
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
LIXO RECICLÁVEL.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRAIA DO PEREQUÊ LUIZ ANTONIO ALEXANDRE (EE DR ROBERTO AMAURY GALLIERA) TANIA MACENA (EE PASTOR JACONIAS LEITE DA SILVA) ERINALDO.
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
Educação Ambiental - GPEEA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS
LEVANTAMENTO DA EFICÁCIA DO PROJETO DE COLETA SELETIVA NO CAMPUS LAGEADO, UNESP, BOTUCATU Flávia Cristina Freitas Santos1, Richardson Barbosa Gomes da.
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
TÍTULO ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO APOIO
APRESENTAÇÃO NAVEGAR Clique aqui !!!.
Milena Sousa Veras Andrea C. G. Azevedo Cutrim
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Educação ambiental no município de Bonito-MS:
COLÉGIO ESTADUAL QUATRO COLÉGIO ESTADUAL QUATRO PONTES ENSINO FUND. E MÉDIO PONTES ENSINO FUND. E MÉDIO PROGRAMA VIVA A ESCOLA – PROJETO HORTA ORGÂNICA.
Aula 2 – Elementos necessários para a Avaliação Econômica
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
Perguntas de Modelação
Keyton Kylson Fonseca Coelho
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
Graduanda em Pedagogia-2010-UESB-Xavier
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
TIC’s: Ferramentas do Processo Ensino Aprendizagem Autores: LANGBECKER, T.B.; PERLEBERG, C.S.; ANDREATTA, T.; CUNHA, W.M Campus Dom Pedrito/RS, Brasil.
Educação Ambiental e Contextualização Curricular
SEXUALIDADE EM QUESTÃO: FALANDO SOBRE SEXUALIDADE NA ESCOLA
NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE
Lixo Brasileiro.
ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ILHA DO SUPERAGUI Priscilla Nascimento Amorim, Profº Dr. Roberto Martins de Souza
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid Universidade Estadual da Paraíba Sub projeto de Geografia Coordenadora: Josandra A. Barreto.
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
UTILIZAÇÃO DE ELEMENTOS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO FORMAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DIRECIONADOS À PROBLEMÁTICA DO LIXO. H.Z.G. da Silva 1 E.E.Z.
Projeto de Educação Ambiental para os Surdos
Identificação da atividade e do(s) aluno(s)
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA AULA 2
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DE DOCENTES DA UNEMAT CAMPUS DE LUCIARA-MT
AUTORES : Liliane de Oliveira Rosa Salvador 1 ; Lilian Margareth Biagioni de Lima 2 ; Lilian Guimarães 3 ; Ariana de Melo Borges 4 1,2,3,4 Universidade.
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
CONSTRUÇÃO DE UMA COMPOSTEIRA SUSTENTÁVEL COM A REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET EM PROL DO REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NA EEEFM PROFª. BENVINDA.
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATUANDO JUNTO À COMUNIDADE DE PIRACICABA E DO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENTRE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ Wagner Santos, Lis Peixoto Rocha,
1 PIBID – SUBÁREA: QUÍMICA Coordenador: Prof. Rodrigo Garrett Colaboradora: Profª. Larissa Crespo.
Wagner dos Santos ¹, Náthalis de Oliveira Ferreira 2, Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 3 Larissa Codeço Crespo 4, Rodrigo Garrett da Costa 4. 1 Estudante.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÃO REFERÊNCIAS Nessa primeira etapa da nossa pesquisa, pôde-se constatar que o tema Energia a partir do estudo da exploração.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÕES REFERÊNCIA CHAMPAGNE, A.B. & KLOPFER, L.E. Research in Science Education: The Cognitive Psychology Perspective. In HOLDZKOM,
PRÁTICAS AMBIENTAIS NA PERCEPÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS (CCHSA) DA UFPB Edjane Soares Carneiro Erika Maria do.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO REFERÊNCIAS A utilização de um jogo didático deve ser planejada pelo professor como uma atividade diferenciada,
Este projeto vem sendo desenvolvido no âmbito das ações do PIBID-Química do IF Fluminense no Colégio Estadual José do Patrocínio (CEJOPA) e consiste na.
Experimento sobre combustão OFICINA TEMÁTICA COMBUSTÍVEIS: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO Fernanda Soares Pinto de Souza¹, Tomais.
A FOTOGRAFIA NA ESCOLA: PROJETO INTERDISCIPLINAR DAS ÁREAS DE QUÍMICA, BIOLOGIA E FÍSICA DO PIBID-IFFLUMINENSE Pâmella Jane Ribeiro Pessanha1, Ana Caroline.
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
Ellen Santos Fernandes ¹, Rodrigo Garrett da Costa 2. 1 Estudante do Curso de Ciências da Natureza – Lic. em Química IFF/ PIBID-Química, 2 Professor do.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
INTRODUÇÃO Neste texto apresentamos alguns resultados das atividades realizadas desde abril de 2014, como bolsista Probex/Uergs. Essas atividades estão.
INTRODUÇÃO A reunião de pais e responsáveis realizada no dia 15 de setembro de 2015, às 19:30hs no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, pela pedagoga Luiza.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
PIBID – Química Pato Branco Mayara Gobetti Fernandes da Silva 1 * (IC), Tatiana Monaretto 1 (IC), Henrique Emilio Zorel Junior 1 (PQ), Sirlei Dias Teixeira.
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÕES REFERÊNCIA Os resultados encontrados apontam para uma consciência ambiental pouco desenvolvida entre os estudantes, indicando a necessidade de se investir na educação ambiental para que a escola forme cidadãos críticos em relação ao seu papel na sociedade. Nesse sentido, o PIBID- IFFluminense pretende desenvolver e apoiar algumas ações para a promoção da consciência ambiental na comunidade escolar, tais como: realização de seminários; construção de uma horta escolar e de um Jardim Sensorial; implementação da coleta seletiva, com separação dos lixos seco e úmido; realização de compostagem com os resíduos oriundos do refeitório da escola para geração de adubo orgânico a ser utilizado na horta escolar. MENDONÇA, Patrícia Ramos. Educação Ambiental como Política Pública: Avaliação dos Parâmetros em Ação –Meio Ambiente na Escola, 122 p., 297 mm, (Unb-CDS, Mestre, Política e Gestão Ambiental, Confeccionou-se e aplicou-se um questionário com 10 questões de caráter qualitativo e quantitativo para avaliar o nível de consciência ambiental de alunos dos níveis médio e fundamental. As questões elaboradas visavam extrair dados referentes a abordagem da Educação Ambiental feita até o momento, os hábitos ambientais que os alunos possuíam, e se os mesmos entendiam conceitos ambientais. A aplicação foi realizada durante o primeiro evento de conscientização ambiental realizado pelo PIBID no CEJOPA. Na oportunidade foi feita uma palestra seguida de uma sessão de cinema com o documentário “Lixo Extraordinário” (Figura 1). AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENTRE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ Lis Peixoto Rocha 1 ( ), Wagner dos Santos 1, Rodrigo Garrett da Costa 2, Larissa Codeço Crespo 2. 1-Licencianda em Ciências da Natureza (IF Fluminense) 2 -Professor do IF Fluminense A realização da educação ambiental mostra-se cada vez mais importante no desenvolvimento de uma postura crítica diante de uma sociedade cada vez mais consumista. À educação ambiental não cabe tão somente o ensino de conteúdos e conhecimentos de cunho ecológico, a transmissão de condutas ecologicamente corretas e a sensibilização individual para a beleza da natureza. É necessário que os processos de ensino e aprendizagem levem em conta a necessidade social de se mudar atitudes, habilidades e valores tanto individuais como coletivos. Sendo assim, o presente trabalho apresenta uma pesquisa exploratória realizada pelo subprojeto de Química do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID- IF Fluminense), acerca do nível de Educação Ambiental dos alunos do Colégio Estadual José do Patrocínio. A partir desse estudo preliminar, deverão ser desenvolvidas futuras ações no sentido de se disseminar a Educação Ambiental na referida escola. Figura 1: Evento de Conscientização ambiental. RESULTADOS E DISCUSSÃO O questionário aplicado foi respondido por 29 alunos distribuídos entre os níveis médio e fundamental. Conforme os resultados ilustrados no Gráfico 1, apenas 28% dos estudantes analisados conseguiram definir educação ambiental. Além disso, 52% dos alunos entrevistados acreditam que o maior problema ambiental na atualidade é o lixo (Gráfico 2). Ao serem questionados se já haviam estudado temas ambientais no colégio, 59% dos alunos responderam que sim e 41% responderam que não. Acerca do descarte do lixo produzido, 84% dos alunos responderam que descartam na lixeira, 8% descartam no chão, 4% afirmaram que jogam o lixo no pátio do colégio e 4% guardam o lixo na bolsa ou bolso para descartá-lo na lixeira. Pouco mais da metade, ou 52% dos alunos, souberam definir lixo; 83% dos alunos afirmaram que seus familiares não separam o lixo para a reciclagem. Além disso, nenhum aluno soube explicar a diferença entre lixo seco e úmido,, porém todos reconheceram que é importante separar o lixo para reciclagem e que o lixo descartado de forma indevida pode trazer doenças para os seres humanos. Gráfico 1: Levantamento sobre a definição de Educação Ambiental. Gráfico 2: Levantamento sobre os maiores problemas ambientais.