EMPREENDEDORISMO SISTEMA ECOLÓGICO DE VIDA
EMPREENDER :UM SISTEMA ECOLÓGICO DE VIDA 1900 REGIONALIZAÇÃO GRANDES EMPRESAS GRANDES ESTRUTURAS EMPREENDEDOR 2000 GLOBALIZAÇÃO PEQUENAS EMPRESAS PEQUENAS ESTRUTURAS EMPREENDEDORISMO
Industrialismo Ruptura entre entidades indissociáveis: Conseqüências: trabalho e prazer, realização do desejo e esforço pessoal, aprendizado e significado, emoção e trabalho (ruptura mais importante, porque a emoção é que dispara o racional) Conseqüências: inserção parcial falta de orientação e baixo potencial de auto-realização
O especialista no passado Curriculum vitae passado O que desejo e sou capaz de fazer Qual é o meu sonho e como vou realizá-lo O que interessa: Curriculum do futuro
O grande risco do especialista O conhecimento científico e tecnológico nunca foi tão insuficiente 5
A tecnologia do produto significa : Contribuição do conhecimento puramente tecnológico, ligado ao produto 5 % da solução global
Faltam 95% 95 %
Educação empreendedora: ser e não somente saber Auto-conhecimento Emoção Sonho Inconformismo, transgressão Múltiplas interfaces e complexidade social Entender o que se passa depois da porta da rua Ética Democracia Oportunidade Criatividade Inovação Temas ausentes na educação voltada para a competência para o emprego
Mundo para o qual fomos preparados Indivíduo Know-how Competências para o trabalho Trabalho Forma: emprego Característica: um canal de relação Competição Conseqüências Dependência Instrumento chave: Curriculum Vitae
Mundo em que vivemos Gerar o próprio posto de trabalho Não há túnel. Não há quem leia o CV Indivíduo Trabalho Forma: empreendedorismo Instrumento-chave: Gerar o próprio posto de trabalho
Requisitos Mundo em que vivemos Lidar com complexidades Cooperação Múltiplos interfaces Cooperação Gerar conhecimentos Oportunidade Auto-estima Autonomia Auto- conhecimento Sonho
Futuro Passado Desafio: transição O empreendedor é especialista no que não existe Desafio: transição Passado Futuro Empreendedorismo Operação Fórmulas, algoritmos - respostas Inovação - perguntas 13
Quem não é empreendedor
A Síndrome do empregado Depende de terceiros para trabalhar Exige supervisão Só busca conhecimentos na sua especialidade Não busca conhecer o setor do negócio Apega-se ao que existe: não se preocupa com o que não existe Não sabe identificar e aproveitar oportunidades Não é agente de inovações e não muda a si mesmo Faz mais do que aprende Tem medo do erro Vê o mundo sob a ótica da empresa em que trabalha Realiza o sonho dos outros e não o seu 15
EMPREENDEDOR
EMPREENDEDOR Conteúdo Habilidades individuais KNOW WHAT (qual negócio) Conhecimento do setor de atuação KNOW WHY (sonho, atitudes, valores) Auto confiança, perseverança, risco KNOW HOW (tecnologias) Aprendizado acadêmico/prático KNOW WHO (relações) Tecer redes KNOW WHEN (oportunidade) Experiência e intuição 17
Afinal, quem é o empreendedor? 18
O EMPREENDEDOR Louis Jacques FILION “O empreendedor é uma pessoa criativa, caracterizada pela capacidade de estabelecer e alcançar objetivos. Ele precisa estar constantemente informado a fim de detectar novas oportunidades e, a medida que continua se informando e tomando um conjunto de decisões moderadamente arriscadas, ele estará desempenhando um papel inovador.” VISION ET RELATIONS: CLÉS DU SUCCÈS DE L´ENTREPRENEUR. MONTRÉAL, 1991.
É ALGO QUE ENVOLVE TODO O SISTEMA A MAIORIA DAS PESSOAS SÓ PENSA NO DIA A DIA O EMPREENDEDOR NÃO !!!! ELE ESTÁ SEMPRE ALERTA AOS ACONTECIMENTOS ESTABELECENDO DIRETRIZES MONITORANDO AS MUDANÇAS CORRIGINDO RUMOS PARA ALCANÇAR O OBJETIVO PRETENDIDO EMPREENDER É MUITO MAIS DO QUE DESENVOLVER UM PRODUTO, PRESTAR UM SERVIÇO OU CRIAR UMA EMPRESA. É ALGO QUE ENVOLVE TODO O SISTEMA DE VIDA DA PESSOA
ASSUMINDO ASSIM UMA CULTURA EMPRENDEDORA MUDANÇAS PROFUNDAS ESTÃO AFETANDO A VIDA DAS PESSOAS E DAS ORGANIZAÇÕES NOS ÚLTIMOS TEMPOS NESTE CONTEXTO O ESPÍRITO EMPREENDEDOR SERÁ DECISIVO COMO LINHA DIVISÓRIA ENTRE FRACASSO E SUCESSO. O VERDADEIRO DIFERENCIAL NO MERCADO E NA VIDA, É O NÍVEL DE AUTONOMIA DAS PESSOAS. NÃO A CAPACIDADE DE SE ADAPTAR A MUDANÇA, MAS A DE INICIAR A MUDANÇA. ASSUMINDO ASSIM UMA CULTURA EMPRENDEDORA
SISTEMA DE VIDA ECOLÓGICO O COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR FAZ PARTE DE UM PROCESSO TOTAL QUE COMPORTA VÁRIAS DIMENSÕES DA VIDA E DIFERENTES ESCOLHAS. O EMPREENDEDOR PRECISA HARMONIZAR AS DIVERSAS ESFERAS DE SUA VIDA PRECISA DEFINIR ATÉ ONDE PODE IR DETERMINADO PROJETO QUANTO PODE EXIGIR DE SI MESMO E DOS OUTROS PRECISA ESTABELECER PONTOS DE REFERÊNCIA
ESFERAS DA VIDA E PONTOS DE REFERÊNCIA PARA O SUCESSO DAS ATIVIDADES EMPREENDEDORAS É FUNDAMENTAL QUE: SE ESTABELEÇA OS CENÁRIOS FUTUROS; QUE SE DEFINA OS PONTOS DE REFERÊNCIA E; AS ESFERAS DA VIDA QUE SÃO IMPORTANTES. ESPIRITUAL INTELECTUAL FÍSICA FAMILIAR CRIATIVA SOCIAL PROFISSIONAL EMPREENDEDORA MATERIAL CONTRIBUTIVA
CULTURA EMPREENDEDORA O QUE DIFERENCIA O EMPREENDEDOR? SUA CAPACIDADE DE DEFINIR VISÕES E REALIZAR PROJETOS INOVADORES VISÕES CONSTRUÍDAS EM TORNO DE OPORTUNIDADES DE NÉGOCIO, APREENDIDAS PELO EMPREENDEDOR NO MERCADO DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA ORGANIZACIONAL QUE COMPREENDE A INTERAÇÃO COM AS PESSOAS NO AMBIENTE INTERNO E NO AMBIENTE EXTERNO ( REDE DE RELAÇÕES)
Para onde vou? Para onde quero ir? Pergunta fundamental A pergunta da velha cultura, Para onde vou? deve ser substituída pela pergunta: Para onde quero ir?
Para saber onde quero ir Onde estou Quem sou 26
EMPREENDEDORISMO: “eu” ou “nós”?
Indivíduo Não passa de uma abstração do Iluminismo e da Economia Clássica
Mas se o indivíduo é uma abstração, como somos definidos?
A relação define os indivíduos Somos definidos pelas relações que estabelecemos Relação = conexão Pessoas = Nodos A relação define os indivíduos
O empreendedor é definido pela relação que estabelece com o seu sonho Realização do Sonho A relação é definidora
mas gostamos mesmo é de construir hierarquias, Falamos muito em redes, mas gostamos mesmo é de construir hierarquias, porque achamos que elas são inevitáveis.
Hierarquia (rede centralizada) Este é o cara Hierarquia (rede centralizada)
Este é o cara Este é o cara Hierarquia (rede descentralizada) Organograma de uma empresa convencional
Mas podemos nos relacionar em rede
Redes e hierarquias Rede = Multiplicidade de caminhos, Empreendedor: fonte de cultura empreendedora Empreendedor: liberdade para estabelecer conexões, construir redes, gerar capital social (cooperação) Hierarquia: centralização, poucos caminhos
Quantos caminhos para chegar ao presidente? Este é o cara Quantos caminhos para chegar ao presidente?
Rede descentralizada: a verdadeira rede Todos têm o mesmo poder e autonomia Pessoas (nodos) Todos são “o cara” Relação (conexão)
As relações que definem o empreendedor 1ª. Estado e a sociedade civil (Democracia, cultura, marcos regulatórios, etc.) 2ª. Entre os indivíduos (capital social) 3ª. Individuo- sociedade (Ética; conteúdo ideológico e político) 4ª. Internas ao individuo (conceito de si ) 5a. Entre o eu e o sonho (congruência) 6a. Entre o sonho e o ambiente do sonho (Plano de Negócios) 7a. Entre o eu e a implementação do sonho (busca e gerência de recursos)
Visão Sistema empreendedor Sonho Auto-realização (sonho concreto, foco) Visão é um imagem desejada de um espaço a ser ocupado no mercado e a organização necessária Auto-realização 40
Como o empreendedor se prepara para a ação Conceito de si Liderança Sonho e visão Rede de relações Conheci- mento do setor (Filion)
Aprender a empreender ELEMENTOS QUE DÃO SUPORTE A FORMAÇÃO DE VISÃO LIDERANÇA E ENERGIA APRENDER A FAZER CONCEITO DE SI APRENDER A SER Aprender a empreender CONHECIMENTO DO SETOR APRENDER A CONHECER REDE DE RELAÇÕES APRENDER A CONVIVER
Percepção do Mundo uma visão sem a compreensão do setor? ELEMENTOS QUE DÃO SUPORTE A FORMAÇÃO DE VISÃO Percepção do Mundo • Como desenvolver uma visão sem a compreensão do setor? • Como identificar uma oportunidade real sem conhecer a área de negócios em que se pretende atuar?
Energia tempo alocada para a execução das atividades Profissionais ELEMENTOS QUE DÃO SUPORTE A FORMAÇÃO DE VISÃO Energia • Quantidade de tempo alocada para a execução das atividades Profissionais • Intensidade (qualidade) da Execução
Liderança • Percepção • Compreensão do setor de negócios ELEMENTOS QUE DÃO SUPORTE A FORMAÇÃO DE VISÃO Liderança • Percepção • Compreensão do setor de negócios • Energia: motivação, comprometimento, persuasão, clareza na comunicação, negociação • Relacionamento
Origem e desenvolvimento da visão • Auto-avaliação: - descrição das ws-chave – WHAT, WHY, HOW, WHO, WHEN - energia - liderança - auto-conceito - autonomia - exame dos pontos fortes e fracos • Descrição dos modelos empresariais preferidos • Identificação das áreas de mercado que oferecem oportunidades de negócio • Descrição das visões emergentes • Descrição de uma visão central
Níveis de Relações • Primário: familiares. Ligações em torno de mais de uma atividade. • Secundário: conhecidos. Ligação em torno de uma atividade bem determinada. Rede de ligações. • Terciário: cursos, viagens, congressos, feiras e exposições.
SER EMPREENDEDOR É TAMBÉM SABER DEFINIR PROJETOS E REALIZÁ-LOS! ELEMENTOS DA CULTURA EMPREENDEDORA IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO DEFINIÇÃO DE VISÕES EXPRESSÃO DE DIFERENCIAIS AVALIAÇÃO DE RISCOS GESTÃO DE RELACIONAMENTOS SER EMPREENDEDOR É TAMBÉM SABER DEFINIR PROJETOS E REALIZÁ-LOS! FATORES CRÍTICOS PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NEGÓCIOS DE SUCESSO T ALENTO – PESSOAS TECNOLOGIA – IDÉIAS CAPITAL – RECURSOS KNOW-HOW - CONHECIMENTOS