TOMADA DE DECISÃO Anjel Diniz Karen Aveiro Lisiane Lopes Marlene Rodrigues Matias Oliveira Vinicius de Moraes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCEITOS DE DECISÃO E O ENFOQUE GERENCIAL DA PESQUISA OPERACIONAL
Advertisements

Análise de Decisão Aplicada a Gerência Empresarial – UVA Processos decisórios Bibliografia: ALMEIDA, Adiel – Cap 2 Prof. Felipe Figueira
Recrutamento e Seleção de Pessoal.
A tomada de decisão em administração
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
Uma Abordagem Gerencial Processo Decisório: Teoria e Aplicações
Sistema de Informação Gerencial
CONFLITO E NEGOCIAÇÃO.
Disc.: OSM – 5º. Período Prof.: Jássio Pereira Encontro 3
Administração Financeira III
Planejamento Estratégico Escola de Negócios
Análise de Decisão Aula 03 Profª. Elizabete Nunes.
TOMADA DE DECISÃO E RACIONALIDADE ADEQUAR OS MEIOS AOS FINS DESEJADOS
Análise de Decisão Aula 03 Profª. Elizabete Nunes.
ANÁLISE DE DECISÃO Profª. Elizabete Nunes.
IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DOCUMENTAL NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO
Estratégias do agronegócio
Abrangência do Planejamento
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Funções da Administração
A importância do Planejamento Estratégico
Planejamento estratégico
À BUSCA DE SOLUÇÕES CRIATIVAS Princípios de Antony D’Souza no livro “Developing the Leader within you”\
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
NEGOCIAÇÃO EMPRESARIAL
A Gestão da Tomada de Decisão
Com. Empresarial e Processo Decisório O Processo Decisório
Prof Cláudio Cabral.  Processo Decisório é o caminho mental que o administrador utiliza para chegar a uma decisão.  Processo Decisório é a seqüência.
ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
Conceitos básicos da gestão da informação nas organizações
PROCESSO DECISÓRIO ELEMENTOS:
Processos Decisórios apostila 3 – capítulo 5 Profa. Josy Júdice
Planejamento Estratégico
Processo de Decisão de Tomadas
Planejamento Ambiental 9º Semestre
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Abordagem Comportamental da Administração
ELEMENTOS COMUNS À DECISÃO
Pesquisa Operacional na Tomada de Decisões
Função Planejamento GUI I
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Processo Decisório Herbert Simon.
Capítulo 3: Analisando Processos de Decisão de Negócios
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
FUNDAMENTOS DA PESQUISA OPERACIONAL E CIÊNCIA DA GERÊNCIA
Introdução ao Planejamento
Disciplina: Controladoria
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
PROCESSOS DECISÓRIOS PD MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO – MODELO RACIONAL
Sistema de Informações Gerenciais
O SENTIDO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE
Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP
Gerenciamento de riscos
Profa. Dra. Marta Valentim UNESP
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 08 A administração da incerteza: as organizações como sistemas de tomadas de decisão Prof. Dalton Martins
Oficina de Elaboração de Projetos Sociais
Teoria Geral da Administração Idalberto Chiavenato
COMO GERENCIAR E MOTIVAR VENDEDORES O Que os Gerentes Precisam Fazer Para Manter os Vendedores Motivados ? Quais São As Atribuições Básicas de Um Gestor.
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
Avaliação de desempenho Como mensurar o desempenho humano nas organizações.
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Processo Administrativo Prof. Alexandro Bernhardt UCS 2007.
Tomada De Decisão.
Processos Decisórios A função do Administrador - Estamos sempre tomando decisões na vida pessoa e profissional; - A função principal do administrador.
Processos Decisórios Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira Curso de Administração de Empresas 6º e 7º semestres Aula 5.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Profº. Ms. Delmário UNINOVE
Transcrição da apresentação:

TOMADA DE DECISÃO Anjel Diniz Karen Aveiro Lisiane Lopes Marlene Rodrigues Matias Oliveira Vinicius de Moraes

TOMADA DE DECISÃO Na administração uma decisão é uma escolha feita entre duas ou mais alternativas disponíveis.

A tomada de decisão é o processo para escolher a melhor alternativa para alcançar os objetivos desejados

Informação é tudo aquilo que se sabe sobre uma situação Informação é tudo aquilo que se sabe sobre uma situação. Raciocínio é o pensamento sobre a resolução de uma situação Para se obter uma decisão eficaz primeiramente é necessário ter informações e raciocínios corretos.

RACIONALIDADE RACIONALIDADE significa a capacidade de selecionar os meios necessários para atingir os objetivos que se pretende; representa a adequação dos meios aos fins desejados.

O administrador depara-se constantemente com a tomada de decisão, ele deve ter uma ação orientada com previsão e planejamento para alcançar o seu objetivo

No processo decisório devemos incluir alguns elementos essências como : Buscar informações coerentes para o assunto Ser capacitado para escolher a alternativa que aumentem a eficácia e diminuam as conseqüências negativas Tomar as decisões satisfatórias com um claro sentido dos objetivos da empresa; Determinar preferências utilizando algum tipo de resultado tangível

Ambientes de decisão Ocorre dentro de três condições ; ou ambientes: certeza, risco e incerteza. Ambiente de certeza Existe quando a informação é suficiente para produzir os resultados, de cada alternativa de curso de ação

Ambiente de risco O risco ocorre quando não se pode predizer o resultado das alternativas com certeza, mas apenas com uma certa probabilidade - Ambiente de incerteza A incerteza existe quando o tomador de decisão tem pouco ou nenhum conhecimento, para utilizar como base de modo a atribuir probabilidade a cada estado da natureza ou a cada evento futuro

Tipos de decisão do administrador Hebert Simon criou os termos decisões programadas e decisões não programadas para designar as decisões que ocorrem com certa freqüência.

Definindo esses termos criados por Simon temos Decisões programadas: são aquelas que podem ser feitas de acordo com métodos e técnicas tradicionais, conjuntos de procedimentos pré-estabelecidos. Problemas rotineiros.

Decisões não – programadas: são aquelas que são novas e tendem a ser feitas apenas por regras práticas e por esforços desiguais para definir o problemas, obter fatos, desenvolver alternativas, pesar e escolher uma delas. Uma solução específica criada por meio de processos menos estruturados de tomada de decisão e solução de problemas. Problemas não rotineiros.

Tipos de Decisão Existem quatro tipos de decisões que são relevantes nesse estudo, são elas: Computação: é usada para assuntos técnicos e mecânicos, também conhecida como decisão programada. Quando a causa e os resultados são certos

Julgamento: quando a casualidade é incerta e aberta à discussão Julgamento: quando a casualidade é incerta e aberta à discussão. Os resultados são claros e certos, a tomada de decisão é difícil e complexa. É uma decisão não programável. Compromisso: quando as alternativas são certas, mas seus resultados são duvidosos e incertos deve se usar estratégias pelo compromisso que a empresa tem com ela mesma, o cliente, a sociedade, o meio ambiente entre outros e o impacto que causará. Essa também é uma decisão não programável.

Inspiração: é quando há incerteza nas causas e nos resultados, onde as decisões acontecem por inspiração, que não há lógica nenhuma

Processo decisório Elementos do processo decisório Segundo Chiavenato (2004,p.255 e 256) os principais elementos do processo decisório são: O estado da natureza: são as condições de incerteza, risco ou certeza que existam no ambiente de decisão que o tomador de decisão deve enfrentar.

O tomador de decisão: é o individuo ou grupo que faz uma opção entre várias alternativas. o tomador é sempre influenciado pela situação em que esta envolvido, pelos seus valores pessoais e o envolvimento social, bem como pelas forças políticas e econômicas que estão presentes.

Os objetivos: são os fins ou resultados que o tomador de decisão deseja alcançar com suas ações. Há muita variação no grau em que os objetivos organizacionais são estáveis e facilmente identificados ou mensurados. Preferências: são os critérios que o tomador de decisão usa para fazer sua escolha.

A Situação: são os aspectos do ambiente que envolve o tomador de decisão, muitos dos quais fora de seu controle, conhecimento ou compreensão e que afetam sua escolha.

Estratégia: é o curso de ação que o tomador de decisão escolhe para melhor atingir os objetivos. Depende dos recursos que pode utilizar ou dispor.

Resultados: é a conseqüência resultante de uma determinada estratégia.

Processo Decisório O processo decisório é um modelo a ser seguido para uma tomada de decisão eficaz. Para que uma decisão seja eficaz na resolução de um problema é necessário que o tomador de decisão passe por seis etapas, que é o processo decisório.

Identificar a situação. Este primeiro estágio do processo procura identificar a situação e prever o problema. Ele apresenta três aspectos, que auxiliam na resolução de problemas. 1.Definição do problema: quando o tomador de decisões precisa verificar se, o que na aparência é realmente um problema, ou apenas um sintoma. Assim, o administrador não perderá tempo somente com os sintomas do problema, mas irá diretamente ao foco da questão.

2.Diagnósticos das causas: Neste processo o tomador de decisões irá buscar as causas do problema. 3.Identificação dos objetivos da decisão: este processo irá identificar quais são os objetivos da decisão. Esclarecer o problema, o que precisa ser resolvido e dentre as alternativas selecionar a que melhor favorecer os objetivos da organização.

Obter informações sobre a situação Nesta etapa o tomador de decisões irá buscar informações sobre o problema. Ele examina o problema, lê sobre o assunto, pede relatórios, ouve pessoas, verifica se o mesmo problema já aconteceu anteriormente. Caso tenha acontecido o tomador de decisões irá verificar qual foi à atitude tomada, e analisar a possibilidade de usar a mesma solução.

Gerar soluções ou cursos alternativos de ações Nesta etapa o tomador decisões gera alternativas de ações para a resolução do problema. Em todos os casos, quanto maior o número de alternativas para a resolução de problema, melhor

Avaliar as alternativas ou cursos de ações preferidos Nesta etapa o tomador de decisões irá escolher a alternativa de solução mais adequada à situação. A alternativa escolhida deverá provocar o mínimo de conseqüências negativas para a organização.

Transformar a solução escolhida em ação efetiva Nesta etapa o tomador de decisões irá pôr em prática a solução escolhida por ele, ele irá obter recursos, fazer seu orçamento de despesas e programar a implantação da solução.

Avaliar os resultados obtidos Esta é a última etapa do processo decisório, o tomador de decisões irá avaliar como está o desempenho da solução posta em prática (feedback). Ele irá avaliar os resultados, e verificar a sua eficácia na solução do problema.

Cada etapa do processo decisório é interligada a outra Cada etapa do processo decisório é interligada a outra. Nem sempre elas precisam ser seguidas, se a urgência para encontrar uma solução for muito grande as etapas 2 e 3 poderão ser minimizadas ou desconsideradas Toda decisão segue um curso de ação, quando chega ao objetivo proposto é chamado de árvore das decisões

Arvore de decisões A alternativa é viável? não Descartar a alternativa sim A alternativa é satisfatória? A alternativa resolve o problema? Sim Levar a outras avaliações

As Decisões nas Organizações Como as decisões são realmente tomadas nas organizações? Para uma tomada decisão eficaz dentro de uma organização, é necessário que o tomador de decisões passe por várias etapas, mas essas etapas são realmente respeitadas e seguidas?

Boa parte das decisões tomadas no mundo real não segue o modelo racional. Por exemplo, as pessoas geralmente se contentam em encontrar uma solução aceitável ou razoável para seu problema em vez de buscar a alternativa ótima. Por esta razão, os tomadores de decisões geralmente fazem uso limitado de sua criatividade

Solução de Problemas O problema é o motor de propulsão para a tomada de decisão, pois toda vez que surge, é necessário optar por uma atitude a ser tomada e adotada.

Para muitos o problema é algo motivador, entusiasmante, uma oportunidade para fazer diferente, fazer novo, experiência única, oportunidade para o crescimento entre outros. Já outros travam diante dele, o medo do possível fracasso leva ao desespero.

Brainstorming É uma técnica para reuniões de grupo que visa ajudar os participantes a vencerem suas limitações em termos de inovação e criatividade uma sessão de brainstorming pode durar desde alguns minutos até várias horas, dependendo das pessoas e a dificuldade do tema (problema).

O brainstorming tem quatro regras importantes: Nunca critique uma sugestão Encoraje as idéias bizarras Prefira a quantidade à qualidade Não respeite a propriedade intelectual.

O Diagrama de Ishikawa É conhecido como "Diagrama de Causa e Efeito" ou "Espinha-de-peixe“. é uma apresentação de um gráfico utilizada para o gerenciamento de processos diversos, entre eles resolução de problemas.

Foi proposto pelo Kaoru Ishikawa em 1943, que era engenheiro químico e foi sendo aperfeiçoado.

O Diagrama de Ishikawa

Exemplo indústria têxtil

Este diagrama também é conhecido como 6M pois, em sua estrutura, todos os tipos de problemas podem ser classificados como sendo de seis tipos diferentes: Método Matéria-prima Mão-de-obra Máquinas Medição Meio ambiente

CONCLUSÃO

A decisão que o administrador toma hoje...

...O levará ao sucesso, ou...

... Ao fracasso !

...Vídeo escolhas..