Escola Municipal de Salvador - BA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
Pedagogia da pesquisa-ação
PROJETO PEDAGÓGICO Universidade Federal da Bahia –
Plano de Trabalho Docente
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
CURSO: CONVIVÊNCIA ESCOLAR
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Máscaras Africanas.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ÁGUAS – GOTAS DE VIDA PARA O PLANETA TERRA
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004
Estudo de Cunho Etnográfico
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
COLÉGIO BATISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO
Prof. Esp. Marcelo Valente
Oficina de Projeto III Amara Rocha junho/2011. Questões das oficinas I e II -O que é um projeto? Empreendimento planejado que busca atingir objetivos.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PROJETO INTERDISCIPLINAR
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Sensibilização das Famílias e Comunidades para o Desenvolvimento da Primeira Infância 1 1.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PROJETO ÁGUA Água, a importância do uso consciente, através das Tecnologias da Informação e Comunicação. Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedicto.
Metodologia do Ensino de Arte
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
ESCOLA MUNICIPAL FLORIANO PEIXOTO
Relato de Experiência Profª Msc. Regina Marieta Teixeira Chagas.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
NÚCLEO PEDAGÓGICO DER-ITU ABRIL / 2012
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
Interdisciplinaridade: Relato de Experiência
Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
ENSINO MÉDIO INOVADOR ARTE – PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS e ARTE - CINEMA E VÍDEO O ARTIGO 26 DA LDB 9394/96 NO SEU PARÁGRAFO SEGUNDO MENCIONA QUE “O ENSINO.
ESTUDO DO MEIO.
´O que está mudando e em qual direção estamos indo?´ Lortie (1975) Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena.
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
Seminário dos Bacharelados Interdisciplinares
3º Momento Resultados Simare 2014
1ª Formação de Professores Coordenadores
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
TRABALHANDO EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM REDES SOCIAIS EMEF VILA SÃO JORGE PORTÃO.
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
Faculdade Piaget - Brasil
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
NOVEMBRO AFRO-CONSCIENTE! PARIPE – SALVADOR - BAHIA PEÇA TEATRAL RECITAL POÉTICO FEIRA AFRO- BRASILEIRA CORAL AFRO RODA DE CAPOEIRA MOSTRA FOTOGRÁFICA.
Transcrição da apresentação:

Escola Municipal de Salvador - BA Universidade Federal da Bahia Escola de Nutrição Programa de Pós-graduação em Alimentos, Nutrição e Saúde Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação e Cultura Projeto “DIA DE FEIRA” - uma experiência interdisciplinar em Educação Alimentar e Nutricional em uma Escola Municipal de Salvador - BA Salvador – BA Julho, 2013

Projeto na escola: PROJETO DIA DE FEIRA Objetivo Geral: Desenvolver um projeto interdisciplinar acerca do tema alimentação e nutrição em uma Escola Pública da rede Municipal do subúrbio ferroviário de Salvador -Ba.

Princípios Valorização pensamento divergente; Diálogo - base da prática educativa; Visão crítica da ciência da nutrição vigente: para além do modelo biomédico; A interdisciplinaridade – valorizando distintos conhecimentos e áreas que compõem a relação do homem com o comer e com a comida, extrapolando o modelo biomédico;

Princípios Comer - ato cultural: socialização e um marcador de identidade, gosto e prazer; Valores que cercam o comer contemporâneo: valorização das práticas alimentares locais e do contexto da feira e sustentabilidade ambiental.

Início (contato com a Escola): julho/2012 Desenho da proposta metodológica Participam do projeto: gestor escola, coordenador pedagógico, professores, estudantes do 8º e 9º anos, equipe Nepac e PET-Nutrição Fase de construção do projeto e Apresentação a atores sociais da escola Fase de planejamento e aplicação em sala de aula e outros espaços (feira) Fase de Avaliação Início (contato com a Escola): julho/2012 Em curso em 2013

Moradores com contato direto A escolha do tema gerador – a feira livre do bairro Aluno Moradores com contato direto Feirantes Clientes Filhos de feirantes

Projeto Dia de Feira – Abordagem metodológica Artes História Línguas Estrangeiras Matemática FEIRA LIVRE Aprender a Ser Alimentação Saudável Geografia Ciências “Aprender a Comer” Língua Portuguesa Cultura Baiana Professores Escola Municipal Conteúdos/Dis-ciplinas Culminância – Final dos semestres letivos UFBA/NEPAC Oficina Gincana

ETAPAS REALIZADAS COM A EQUIPE INTEGRADA Que atividades foram realizadas? Diálogos, planejamentos e ações em sala de aulas das disciplinas (adesão voluntária ao projeto); Visitas dirigidas à feira do bairro; Prova da Gincana com aspectos da Alimentação e Nutrição (histórias de/com feirantes do bairro e preparo de uma salada de frutas com frutas adquiridas na feira do bairro); Oficina, registro e exposição fotográficos. ETAPAS REALIZADAS COM A EQUIPE INTEGRADA

Que disciplinas participaram em 2012? 8º ano – Português, Francês, Ciências e Geografia; 9º ano – Inglês, Ciências e Cultura Baiana. Que disciplinas estão participando em 2013? 8º ano – Matemática, Geografia, História e Ciências; 9º ano – Francês, Geografia, Artes (Música) e Ciências.

FEIRA O que ocorreu nas disciplinas do 8º ano em 2012? Português: escritas quanto às percepções Ciências: a feira e os sistemas orgânicos Geografia: entrevistas (Mariscagem)/ material fílmico Francês: aquisição de gêneros /elaboração receitas francesas

O que ocorreu nas disciplinas do 9º ano em 2012? Inglês: Um comparativo entre o modelo do comer norteamericano e brasileiro – aspectos identitários, relacionados com linguagem e a comida; Cultura baiana: Seleção dos alimentos farinha, sardinha e dendê – origens, uso na culinária baiana; além de produção e aspectos nutricionais. Entrevistas com feirantes sobre o uso desses produtos na culinária baiana.

O que os professores propuseram e estão em desenvolvimento em 2013? Geografia (8º e 9º ano integrados): Desenvolvimento de trabalho censitário com aspectos da feira do bairro. O comer brasileiro//O comer de outras localidades no mundo (ainda sem aspectos metodológicos melhor definidos). Dessas “outras localidades” profa. Joseana propôs trabalhar com uma comparação entre o consumo de feijão e arroz no Brasil e no continente Asiático: em termos quantitativos per capita, as formas de preparo, momentos de consumo, etc). Profa. sugeriu trabalharmos aspectos dos Incas e Maias também (em que contexto?) Kessia dialogou um pouco com a professora e pensaram numa abordagem. Poderia explicitá-la para o grupo? Taís propôs trabalhar com mapeamento da feira/do bairro. Poderia explicitar a metodologia para o grupo?

O que os professores propuseram e estão em desenvolvimento em 2013? Ciências: 8º ano: Sistemas orgânicos – uma aula, com aspectos introdutórios do Sistema Digestório trabalhamos a ação da amilase salivar e da mastigação. 9º ano: aspectos introdutórios à física e química (sem definição). Francês: comensalidade franco-brasileira; os significados do desperdício; alimentos da feira do bairro. Professor afastado para tratamento de saúde. Projeto parado nessa disciplina.

O que os professores propuseram e estão em desenvolvimento em 2013? Matemática (8º ano): cálculos matemáticos aplicado s à Nutrição e Saúde (IMC, índices, médias). Medidas de peso e altura tomadas mas com a saída do professor não se deu continuidade. História (8º ano): aspectos da alimentação de povos colonizados e colonizadores das Américas, com foco no Brasil (NE – BA – SSA – Subúrbio). Luiza e mais algum outro integrante do PET teria melhor detalhamento? Podem partilhar conosco? Artes (Música) (9º ano): mitos e verdades sobre o cuidado da voz e o uso de alimentos (gengibre, romã, maçã). Algum integrante PET tem mais informações?

O que há, ainda, como propostas em desenvolvimento? Introduzir aspectos da Educação do Gosto – Slow Food – ajudam na compreensão de onde vêm os alimentos, como são produzidos e por quem, possibilitando nova consciência, novos mercados e mudanças sociais positivas - 03 fases.

O que há, ainda, como propostas em desenvolvimento? Fases: Informativa (sala de aula, slides, vídeo) - funcionamento dos órgãos dos sentidos e exercícios úteis para utilizá-los conscientemente; Lúdico-didática (percurso sensorial) - atividades voltadas para o exercício dos sentidos; Degustação (aula de degustação) - degustação durante a qual é possível por em prática tudo aquilo que se aprendeu e experimentou nas fases anteriores

O que há, ainda, como propostas em desenvolvimento? Oferecer pequenas ferramentas de trabalho que poderão ser integradas com a sensibilidade de cada um, com base na própria cultura local (Brasileira – Baiana – Soteropolitana – Subúrbio ferroviário - Feira do bairro).

OBRIGADA!