Faculdade Social da Bahia Psicologia Comunitária Úrsula Yglesias

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Transcrição da apresentação:

Faculdade Social da Bahia Psicologia Comunitária Úrsula Yglesias Métodos qualitativos em Psicologia: Um guia para a investigação – ação – participativa / IAP Faculdade Social da Bahia Psicologia Comunitária Úrsula Yglesias

Início na década de 40 com a obra de Kurt Lewin. Banister, P.; Burman, E.; Parker, I.; Taylor, M. y Tindall, C. (2004). Métodos cualitativos en psicología: un guía para la investigación. Guadalajara: Centro universitario de ciencias de la salud. Início na década de 40 com a obra de Kurt Lewin. Principais áreas: educação; comunidade & indústria. Forte oposição a IAP como uma investigação “realmente científica”. Pluralismo de métodos Bastante aplicada em pesquisas sobre gênero. Aplicar rigorosamente as diretrizes éticas.

OBJETIVOS da IAP Estudar os resultados das ações comunitárias, bem como observar a origem dos seus próprios preconceitos com o objetivo de contribuir nas mudanças e relações no interior da comunidade. PARA TANTO: A opinião dos membros da comunidade é de caráter fundamental Valorização e conscientização acerca da identidade sócio-cultural e sua capacidade de transformar suas próprias vidas. Foco nos objetivos comuns – análise critica das necessidades. Melhorar a qualidade da ação.

DIRETRIZES METODOLÓGICAS: Análise da situação - DIAGNÓSTICO – deve ocorrer no interior da comunidade. A PERGUNTA: objetivo do trabalho - surge dos problemas dos participantes e se refere a reflexão e sistematização critica das questões a serem trabalhadas com a comunidade – TEMPESTADE DE IDÉIAS. Levantamento dos aspectos principais: formulação de princípios gerais especulativos direcionados pelos problemas identificados junto a comunidade.

DIRETRIZES METODOLÓGICAS: 1) Revisão – avaliação do contexto - tempestade de idéias; 2) Diagnóstico; 3) Planejamento; 4) Implementação – Plano de ação; 5) Monitoramento – essencial em todo processo de intervenção – técnicas: diários, entrevistas, estudos de caso servindo de “esteio” para gerar mudanças de direção e redefinições conforme necessário.

IA - MÉTODOS PARA COLETA DE DADOS: Coleta de documentos em relação à situação: desde artigos de jornais até documentos oficiais Diário de campo detalhado: registrar suas impressões, idéias e o máximo de informações acerca da vivencia – é através do diário que se redige o relatório final -. Notas de observação: comentários consecutivos e repetidos Sondagens com questionários: acesso as impressões, atitudes, e experiências do grupo – 1º questionário aberto – captar emoções e motivações – 2º questionário fechado – verificação. Entrevistas: importante para aprofundar em algum aspecto específico e clarear de maneira gradual outro que permaneça difuso. Observação Continuada. Registro em vídeo: permite um “monitoramento reiterado” dos dados coletados. Fotos: pode ser muito útil para uma análise posterior – congelamento de uma situação. Triangulação: utilização de 3 métodos acima mencionados para verificar a informação obtida, as interpretações e as decisões a respeito da ação.

PSICÓLOGO PESQUISADOR: Mediador A partir da formulação dos “princípios gerais especulativos”, identificar junto à comunidade hipóteses sobre que ações têm probabilidade de conduzir as melhorias desejadas. Coloca a prova a ação, reorganizar a informação sobre os efeitos da ação anterior e utilizar esta informação para revisar a 1ª hipótese. Atua como um recurso para o grupo que deseja entender seu próprio comportamento e transformá-lo.

5 CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS DA INVESTIGAÇÃO: Investigação - ação: Ação e avaliação são trabalhadas de forma paralela e simultânea – objetiva mudança de comportamento na comunidade ao mesmo tempo em que reúne informação acerca do comportamento tradicional ou inovador. Por fim, intervém e estuda o contexto a fim de manter um processo de “retroalimentação”.

5 CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS DA INVESTIGAÇÃO: Participativa – colaborativa: Promove mudanças sociais e individuais a partir da alteração das relações de papéis das pessoas envolvidas no projeto – ou seja, os participantes são responsáveis pelas decisões a serem tomadas em lugar de “estarem passivos” em relação às mesmas decisões – “co pesquisadores” X “sujeitos da pesquisa”.

5 CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS DA INVESTIGAÇÃO: Valoração das necessidades e prioridades: Determina uma quantidade absoluta ou relativa de gente com uma experiência ou necessidade em particular – ex: mulheres abusadas; desabrigados em desastres; crianças em situação de vulnerabilidade... – através de reuniões para que o grupo possa conjuntamente fazer descobertas sobre a própria experiência – facilitando a visão concreta do problema ao qual se revelam as bases necessárias para a ação – evitando idéias pré-concebidas.

5 CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS DA INVESTIGAÇÃO: Investigação avaliativa: Avaliar a efetividade de distintos tipos de ação na resolução de problemas – comportamento individual e organizacional -. Este trabalho tem como objetivo primário a geração de referencias para a atuação dos sujeitos em distintas situações problemas – pelas vias da Educação (escolas); Saúde (hospitais); e Jurídico (tribunais).

5 CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS DA INVESTIGAÇÃO: Desmistificação: Foca a sua ação na crença de que o próprio ato de obter conhecimento cria potencial para a mudança. Ênfase nas necessidades e opiniões dos grupos que não tem suas condições consideradas e que suas perspectivas têm menos influencia em suas condições de vida. Análise crítica sobre a informação.

REALIZAÇÃO DA IA Planejamento: Tempestade de idéias. A partir daí relatar uma lista de perguntas preliminares com o objetivo de desenvolver uma descrição na situação: o que está acontecendo? Qual é o objetivo disto? O que estou buscando modificar? Quais são as possibilidades? Quem é o público – alvo? Com quem precisarei negociar?

Esquema Geral: Identificar problema – idéia geral – e objetivo diante do mesmo. Descrever a situação – território, espaço, grupos, redes. Formulação de uma “explicação preliminar dos fatos” – narrativa descritiva do contexto visitado – formulando hipóteses. Testar as hipóteses - ou seja, por em pratica e testar se tinha razão.

A ESPIRAL DA IA Seleção do campo geral – ex: Projeto Festival de Vídeo: discute, observa, lê e decide qual será a sua primeira ação. Monitora a ação Examina a informação que reúne Avalia processos e resultados Planeja a ação seguinte – contínua...