Pesquisa em Serviços de Saúde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ciência atual: metodologia científica
Advertisements

Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Sumário – Metodologia/21-06
Metodologia de Pesquisa
Capítulo 4 PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA.
CONCEITOS ELEMENTARES
Apresentação do Texto: Aprendizagem de Línguas Mediada pelo Computador (Leffa, V.) Milena Mendes.
SIM- Sistemas de Informação de Marketing
CONCEITOS FUNDAMENTAIS EM BIOESTATÍSTICA
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
Projeto Introdução Modalidade Tema Problemática
Considerações sobre amostragem em pesquisas envolvendo seres humanos
Por Que o Pesquisador Social Utiliza a Estatística
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Pesquisa HOSS, Osni.
CONHECIMENTO CIENTÍFICO E PESQUISA
Metodologia.
Metodologia da Pesquisa
Profa. Dra. Renata Medici
Quantitativo-Qualitativo:
Pesquisa em Comunicação
Núcleo de Pós-Graduação
Metodologia de Pesquisa
Elaboração de Projeto de Pesquisa
O trabalho de campo.
PESQUISA Pesquisar é reunir informações necessárias para encontrar resposta para uma pergunta e assim chegar à solução de um problema.
Trabalho de conclusão de curso
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
PESQUISA.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Profa. Flávia Santos Metodologia da Pesquisa Extraído de: Roesch, Yin e metodologia da UFPR e UFSC Profa. Flávia Santos
Classificação das Pesquisas
Plano de Aula Análise Qualitativa Características Métodos e Técnicas
Definição de pesquisa:
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
Metodologia de Pesquisa
Quantitativo-Qualitativo: o que precisamos saber sobre os métodos?
Ética em Pesquisa como início do caminho Embrião do Problema de Pesquisa Fontes de Pesquisa Científica e Busca com Descritores da BIREME.
PESQUISAS QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS – algumas diferenças
O que é pesquisa científica?
PROJETO DE ESTÁGIO - METODOLOGIA
Prof.ª Chayane C. de Souza
Projeto de Pesquisa FOCALIZANDO O PROJETO DE PESQUISA Escolha do Tema
ANOTAÇÕES e DIÁRIO DE CAMPO
Metodologia Científica
Conhecimento Científico
UNICERP GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
A Pesquisa Científica Pesquisa em Alimentos I Profa. Jean Márcia Oliveira Mascarenhas.
Coleta de dados Entrada no Campo.
MÉTODO CIENTÍFICO A investigação científica depende de um “conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos” (Gil, 1999, p.26) para que seus objetivos.
ENTENDENDO O PROJETO DE PESQUISA
Metodologia da Pesquisa
UFSC CAD/CSE PNAP Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração Professora: Alessandra de Linhares Jacobsen Conteudista: Profa. Liane C. H. Zanella.
PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
Instituto de Gestalt-terapia da Bahia Formação em Gestalt-terapia O Delineamento daPesquisa.
Elaboração do Relatório do ESU * Metodologia da Pesquisa*
PESQUISA DE CAMPO Definição Objetivo Fases da Pesquisa
PARADIGMAS DE PESQUISA
Planejamento da Pesquisa – Marconi e Lakatos – cap 8
Finalidades da pesquisa científica
Métodos de Pesquisa – Gil, 5-9
Metodologia Metodologia.
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
Metodologia da Pesquisa (BOAVENTURA, E, Metodologia da Pesquisa, 4)
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
TIPOLOGIA DA PESQUISA Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Tipos de Pesquisa Aula 5. Quanto à forma de coletar dados I. Por Observação a teoria orienta a observação; Observação naturalística. II. Através de entrevistas.
Transcrição da apresentação:

Pesquisa em Serviços de Saúde

O QUE É PESQUISA EM SERVIÇOS DE SAÚDE? A pesquisa em serviços de saúde é um campo de estudo que se destina a investigar as inter-relações entre usuários e produtores de serviços, à medida em que eles afetam e são afetados pela organização dos serviços, processos de trabalho, tecnologias utilizadas e financiamento. Ao contrário da medicina clínica, pesquisa em serviços de saúde se preocupa com a população e os sistemas de cuidados e não com o tratamento individual.

Tipos de Pesquisas mais Comuns na Área de Saúde: Pesquisa de campo: investigação onde ocorre ou ocorreu o fenômeno. Inclui-se: questionário, entrevista, etc; Pesquisa descritiva: consiste em observar, descrever um fenômeno, apoiando-se em métodos de análise estatística. Permite visualizar uma situação e muitas vezes classificar, categorizar as variáveis; Pesquisa explicativa: permite explicar os fenômenos que são analisados e quais os fatores que contribuíram para a ocorrência do mesmo; Pesquisa exploratória: procuram levantar características inéditas. Não comporta hipóteses, uma vez que podem surgir durante ou ao término da pesquisa; Estudo de caso: consiste em um estudo aprofundado de um ou mais sujeitos, que visa explicar as variáveis e causas do fenômeno; Relato de caso: descrição de um paciente. Pode contemplar os dados da história e antecedência do doente; Pesquisa bibliográfica: é estruturada com base em material publicado em revistas científicas de grande circulação (são revisões de literatura).

MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO: Os métodos de investigação se classificam como quantitativos e qualitativos por apresentarem características diferenciadas, quanto à forma e ênfase, entretanto não são excludentes. Esta classificação não significa que se deva optar por um ou outro. O pesquisador pode, ao desenvolver o seu estudo, utilizar os dois. QUANTITATIVO: tratamento dos dados numéricos por meio de estatísticas. QUALITATIVO: técnicas interpretativas para descrever, decodificar, traduzir, identificar o significado dos fenômenos observados.

CARACTERÍSTICAS DOS MÉTODOS: PESQUISA QUANTITATIVA PESQUISA QUALITATIVA Objetivo Comprovação Interpretação Finalidade Teste de teorias, predição, estabelecimento de fatos e teste de hipóteses. Busca generalizações Descrição e entendimento de realidades, captura da vida cotidiana e perspectivas humanas. Busca particularidades Realidade investigada Objetiva Subjetiva e complexa Foco Quantidade Natureza do objeto Amostra Determinada por critério estatístico Determinada por critérios diversos Característica da amostra Representativa estatisticamente de uma população Determinada por critérios diversos Relevância teórica de repetição Instrumento de coleta de dados Questões objetivas, aplicações em curto espaço de tempo. Evita-se a interação entrevistador-entrevistado Questões abertas e flexíveis. Explora a interação pesquisador-entrevistado Análise dos dados Estatística e numérica Interpretativa e descritiva. Ênfase na análise de conteúdo Plano de pesquisa Desenvolvido antes de o estudo ser iniciado Proposta estruturada e formal. Evolução de uma idéia com o aprendizado. Proposta flexível. Resultados Comprovação de hipóteses. Base para generalização dos resultados, é universal. Proposições e especulações. Os resultados são situacionais e limitados ao contexto

COLETA DE DADOS: DADOS PRIMÁRIOS: originados da própria pesquisa. DADOS SECUNDÁRIOS: existentes em banco de dados, prontuários, entidades públicas ou privadas. INSTRUMENTO DE COLETA: Questionário: pesquisas descritivas quantitativas Entrevistas, observação, análise de documentos, técnicas de grupos, diário de campo, etc, pesquisas qualitativas.

TRATAMENTO DOS DADOS: QUANTITATIVA: -TÉCNICAS ESTATÍSTICAS: Freqüência de ocorrência do fenômeno, médias, variância, inferência estatísticas de correlação, etc. QUALITATIVA: -ANÁLISE DE CONTEÚDO: Identificação de categorias, de informações importantes observadas nas entrevistas, grupos focais ou outro método de coleta usado. As técnicas mais utilizadas são análises do discurso, de conteúdo, fenomelógica.

Linha de pesquisa que iremos desenvolver: - Avaliação de qualidade em APS Temas das pesquisas: - Satisfação do usuário; - Perfil dos médicos das USF; - Vínculo dos usuários aos serviços de saúde da família.