3.º CONGRESSO BRASILEIRO MÉDICO E JURÍDICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Lei Estadual de Acesso à Informação 2ª. Reunião Técnica do Conselho Nacional de Órgãos de Controle Interno – CONACI.
Advertisements

A gestão de pessoas e a judicialização: ameaça às políticas públicas?
Governo do Estado da Bahia
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
Joelson Ricardo Stroparo Gerson Linck Bichinho e Roberto Max Protil
Demandas Judiciais no Âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS
I ENCONTRO SUL-AMERICANO DE EDITORES CIENTÍFICOS DA ÁREA DA SAÚDE.
POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO
Mapa da Rede Credenciada - Baixada Santista Pensando em proporcionar a melhor rede de atendimento possível para os mutuários e seus dependentes, a Capep.
GT-06 – Contabilidade Aplicada ao Setor Público – CASP Síntese das Atividades de 2010 Coordenadores: Wanderlei Pereira das Neves (SC) Rosangela Dias Marinho.
WORKSHOP DA SAÚDE FORUM NACIONAL DO JUDICIARIO PARA A SAUDE
Prof. Miriam Vieira Goiânia , 02 de setembro de 2011
Políticas Científicas
Relatório da Ação Governamental RAG
DIRETORIA DE CONTROLE DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DOS SISTEMAS DE REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE Alta Complexidade – Itabuna.
ATS NA ANS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE
Transparência no Direito à Saúde
MESA REDONDA: Rede como produção de Encontro e Responsabilização
CNJ José Luiz Toro da Silva UNIDAS. Recomendação n. 31, de 30 de março de 2010 “evitem autorizar o fornecimento de medicamentos ainda não registrados.
Maio Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas A Lei Complementar 123/06 assegura tratamento favorecido e diferenciado para micro e pequenas empresas.
JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE
I Seminário Pan-Americano de Regulação Econômica de Medicamentos Apresentação das Propostas dos Grupos de Trabalho Nacionais.
CAPACITAÇÃO DE GESTORES CÂMPUS DE ARAÇATUBA – 2008.
PRESTAÇÃO DE CONTAS DEZEMBRO/14
HOSPITAL GERAL DE BONSUCESSO
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
CONJUNTO HOSPITALAR DO MANDAQUI (C.H.M.)
NOVO MARCO – LEI N /2011 Altera a lei n e dispõe sobre assitência terapêutica e incorporação de tecnologia em saúde no SUS Cria a Comissão.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Gestão da Saúde Pública
Tutorial – Espaço Operadora Atualização
Dr. Luiz Alberto Chaves de Oliveira (Dr. LACO)
27/08/2008Slide 1 de 29 Ministério Público Federal Procuradoria da República no Município de Criciúma/SC 2º Relatório de Monitoramento dos Indicadores.
Coordenador da Assessoria Jurídica da SES / RS.
UNIDADE 2.3 GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO
Norma Regulamentadora 01 Disposições Gerais
1º Congresso Jurídico ABRAMGE
Impacto da Judicialização no Custo da Saúde
22 de Novembro de 2013 Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo Fórum experiências exitosas em 2013 Fórum experiências exitosas em 2013 Título da experiência:
JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE
FISCALIZAÇÃO DOS RPPS: O PAPEL DO VEREADOR
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA Deixar que a sociedade enxergue os atos praticados pelo poder público, de forma clara e nítida. É mais amplo do que a.
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
Recursos Financeiros SUS – Gastos à Luz da Legislação Vigente Por: Antonio Carlos Rosa de Oliveira Junior Diretor Executivo FNS Ilhéus - BA Setembro de.
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR
1. CARACTERÍSTICAS GERAIS COLETIVO EMPRESARIAL 1. CARACTERÍSTICAS GERAIS TIPO DE CONTRATAÇÃO SEGMENTAÇÃO ASSISTENCIAL ABRANGÊNCIA ACOMODAÇÃO FORMAÇÃO.
PRESTAÇÃO DE CONTAS DEZEMBRO/15. INDICE RELATÓRIO DE ATIVIDADES ATENDIMENTO  P.A. – ADULTO & PEDIATRIA  INTERNAÇÕES PRESTAÇÃO DE CONTAS FINANCEIRO 
ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA. 1 INTRODUÇÃO (3 páginas) 2 OBJETIVOS 2.1 GERAL 2.2 ESPECÍFICOS 3) REVISÃO DA LITERATURA E/OU REFERENCIAL TEÓRICO (10.
Impacto Orçamentário da Judicialização da Saúde no SUS
Belo Horizonte, 11 de novembro de A proximidade territorial da Gestão e Prestador como fator de avanço na garantia da Atenção à Saúde Mesa 2 :Relação.
Desembargador Renato Dresch 4ª Câmara Cível do TJMG Mestre em Direito Público Especialista em Direito Processual Civil Especialista em Direito.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
“Impacto orçamentário da Judicialização da
Agência Nacional de Vigilância Sanitária | Anvisa.
Planejamento e Gestão: Implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico Luiz Antônio Castro dos Santos.
63º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de SC Judicialização da saúde Clenio Jair Schulze Juiz federal Foi Juiz auxiliar da Presidência do Conselho.
Coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalhador e Sustentabilidade Ambiental PRAd Pró-Reitoria de Administração Walnei Fernandes Barbosa.
Advocacia-Geral da União Aspectos gerenciais da CJU/RJ Consultoria Jurídica da União no Estado do Rio de Janeiro Ana Valéria de Andrade Rabêlo – Advogada.
DIREITO À SAÚDE E JUDICIALIZACÃO: DIFICULDADES E DESAFIOS Itana Viana, 31 de julho de 2015.
DESAFIOS DA GESTÃO NA MACRO CARIRI. MACRORREGIÃO CARIRI População = hab REGIÕESPOPULAÇÃO Número de Municípios45 Icó Iguatu Brejo.
XIX MARCHA À BRASÍLIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS ABRIL 2016 AGENDA NACIONAL: AÇÃO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO SISTÊMICOS.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
PROJETO HERMES ACOMPANHAMENTO DE AÇÕES JUDICIAIS COM REPERCUSSÃO NA ATIVIDADE CONSULTIVA Consultoria-Geral da União.
Licenciamento Ambiental: sua efetividade/necessidade no Município de Vitória.
1 CONTROLE SOCIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Contador PEDRO GABRIL
AS INSTITUIÇÕES DO ESTADO, O TRIBUNAL DE CONTAS E O CIDADÃO Conselheiro Valter Albano Corregedor Geral TCE MT Lucas do Rio Verde - Maio de 2009.
Orientações e fluxo para contratualização dos Filantrópicos Unidade Hospitalar PT GM/MS Gestor Municipal de Saúde Interesse em comum Estudar em conjunto:
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Hospitais Filantrópicos 25/01/07.
Transcrição da apresentação:

A Judicialização da Saúde no Estado do Espírito Santo: custos e impactos 3.º CONGRESSO BRASILEIRO MÉDICO E JURÍDICO IMPACTO DAS ORDENS JUDICIAIS NO ORÇAMENTO PÚBLICO E O DIREITO À SAÚDE Vitória/ES - 2015

Evolução da judicialização da Saúde 5.067 9% 6% Obs. 1: A previsão é de 5.067 processos judicializados, até o final de 2015. Obs. 2: O quantitativo de 2015 é referente ao período de janeiro a agosto.

Evolução dos gastos com judicialização da Saúde (R$ Milhões) Tipo da Demanda 2011 2012 2013 2014 *2015 Medicamentos 10,7 9,6 15,6 22,7 13,3 Internações Clínicas e Internações Dependência Química e Psiquiatria 1,6 4,2 11,7 25,6 24,1 Total 12,3 13,8 27,3 48,3 37,4 * Janeiro a agosto

Classificação das demandas judiciais em 2015 CLÍNICAS Obs. 2: período, janeiro a agosto.

Classificação das demandas judiciais - Medicamentos * Classificação de acordo com a RENAME (Relação Nacional de Medicamentos)

Prazo médio concedido nas determinações judiciais em 2015 Percentual De imediato até 5 dias 60% De 5 dias até 10 dias 16% Acima de 10 dias 24%

Prazo executado para atendimento às demandas judiciais Internação Clínica Mín - 1 dia Méd - 40 dias Máx - 140 dias Consulta Mín - 9 dias Méd - 72 dias Máx - 135 dias

Prazo executado para atendimento às demandas judiciais Tratamento Mín - 1 dia Méd - 28 dias Máx - 140 dias Internação dependência química e psiquiatria Méd - 41 dias Máx - 158 dias

Prazo médio de conclusão das demandas: 49 dias Prazo executado para atendimento às demandas judiciais Exames Mín - 4 dias Méd - 83 dias Máx - 151 dias Prazo médio de conclusão das demandas: 49 dias

Medidas adotadas pela Sesa Diálogo com representantes do Judiciário, Defensoria Pública, Procuradoria Geral do Estado e Ministério Público, com o propósito de minimizar as demandas judiciais. Estruturação do setor de judicialização.

Medidas adotadas pela Sesa Disponibilização ao Judiciário e Defensoria Pública do acesso às telas do sistema de processos administrativos para consultas no âmbito dos medicamentos e leitos clínicos. Articulação junto aos municípios a fim de pactuar as responsabilidades de cada ente, de acordo com a legislação vigente.

Estabelecimento de normas para o cumprimento das ordens judiciais. Medidas adotadas pela Sesa Estabelecimento de normas para o cumprimento das ordens judiciais. Aprimoramento do sistema de informação.

Propostas de melhoria Utilizar com mais frequência os serviços do N.A.T (Núcleo de Assessoramento Técnico aos Juízes). Utilizar como parâmetro na condução dos processos judiciais os enunciados e orientações do CNJ.

Propostas de melhoria Concessão de prazos factíveis para o cumprimento das demandas judiciais. Revisão de imposição de multas ou seu valor quando restar demonstrado que o atraso no cumprimento se deu por dificuldades administrativas/comercias oriundas das legislações ou procedimentos pátrios existentes. Decisões sem denominação de marcas e clínicas específicas.

Secretário de Estado da Saúde Obrigado! Ricardo de Oliveira Secretário de Estado da Saúde 3345-8427 / 3345-8429 gabinete@saude.es.gov.br