Didática do Ensino Superior

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

CURRÍCULO EM FOCO.
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
Relação professor/aluno
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
A Difícil Arte de Ensinar
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Habilidades de Informática Médica Prof. MSc. Patrick Abdala F. Gomes
Construindo uma identidade profissional
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Curso de Docência Universitária
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
Currículo por Competências e Habilidades.
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Dez novas competências para Ensinar
“Aprender conteúdos & desenvolver capacidades” Cesar Coll e outros
Trabalhando com Grupos
Disciplina: Estágio Supervisionado I
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Quem é reconhecido um bom tutor?. Aquele que é capaz de desenvolver a percepção a partir dos trabalhos realizados pelos alunos; Aquele que facilita a.
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
Perguntas de Modelação
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Docência do Ensino Superior
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Docência universitária: repensando a aula
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Faculdade Piaget - Brasil
Termo de Terminalidade
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Didática do Ensino Superior Profª. MSc. Elisabete Cristina Carnio Beltrame NAPE - 2010

Questões sobre a formação pedagógica do professor universitário Formação pedagógica negligenciada? Como fica a questão da titulação? Será que a titulação melhora a qualidade do ensino? E os programas de pós-graduação?

Questões sobre a formação pedagógica do professor universitário 3 fatores relacionados à questão docente: Formação para docência constitui-se uma atividade menor Produção acadêmica Amparo Legal

Questões sobre a formação pedagógica do professor universitário Ser um excelente pesquisador não é sinônimo de excelente desempenho acadêmico. Qual a conseqüência disso?

Questões sobre a formação pedagógica do professor universitário Inserção em universidades que: Priorizem a pesquisa; Priorizem a atividade docente.

Questões sobre a formação pedagógica do professor universitário Na atual realidade qual o sentido do sistema educacional? Diversidade cultural; Aumento do número de alunos; Formação superior visando mercado de trabalho.

Questões sobre a formação pedagógica do professor universitário O que é importante na formação do professor? PROCESSO: Contínuo Particularizado

Questões sobre a formação pedagógica do professor universitário “A formação pedagógica não se limita ao desenvolvimento dos aspectos práticos(didáticos ou metodológicos) do fazer docente. Engloba também dimensões relativas às questões éticas, afetivas e político-sociais envolvidas na docência” (Pachane,2003)

Histórico da Didática Origem: Palavra grega – techné didaktiké Significado – arte ou técnica de ensinar

Multifuncionalidade: Histórico da Didática Século XXI: Multifuncionalidade: Técnica Humana Política

ENSINO : Objeto da Didática O que é ENSINAR? Verbo transitivo direto: ensinar o quê? indireto: a quem?

ENSINO : Objeto da Didática O ensino deve produzir uma transformação no aprendiz, tornando-o diferente, melhor, mais capaz e sabido

ENSINO : Objeto da Didática Atividade relacional: aluno-aspectos cognitivos atuação docente recursos e métodos contexto sócio-econômico

ENSINO : Objeto da Didática Como ensinar? Sistema? Método? Técnicas? Estratégias? Táticas?

ENSINO : Objeto da Didática E qual procedimento adotar? Ativo ou tradicional? Individualizado ou Socializado? Indutivo ou dedutivo?

ENSINO : Objeto da Didática Aprender o quê? O aluno pode aprender cognitivamente; O valor que é dado à experiência diante conhecimento aprendido; As habilidades adquiridas pelo aluno.

ENSINO : Objeto da Didática Para que ensinarmos? Corresponder às exigências do mercado; Beneficiar o desenvolvimento pessoal; Desenvolver as relações pessoais; Desenvolver a capacidade de decidir.

ENSINO : Objeto da Didática Objetivo da relação ensino-aprendizagem? Substituição de hábitos passividade para os de participação.

Habilidades e competências do professor 1- Organizar e dirigir situações de aprendizagem: 1.1) boa seleção de conteúdos, de acordo com os objetivos da aprendizagem; 1.2) trabalhar a partir das representações dos alunos; 1.3) trabalhar com os obstáculos; 1.4) planejar seqüência didática; 1.5) envolver os alunos em atividades de pesquisa.

Habilidades e competências do professor 2- Administrar a progressão das aprendizagens: 2.1) administrar situações problemas ajustadas ao nível e às possibilidades do aluno; 2.2) visão longitudinal dos objetivos do ensino; 2.3) relacionar as teorias abordadas; 2.4) avaliar os alunos objetivando sua formação.

Habilidades e competências do professor 3- Conceber e fazer evoluir os objetivos de diferenciação: 3.1) trabalhar a heterogeneidade; 3.2) fornecer apoio integrado; 3.3) desenvolver a cooperação entre os alunos.

Habilidades e competências do professor 4- Envolver o aluno na aprendizagem, visando sua reestruturação de compreensão de mundo: 4.1) suscitar no aluno o desejo de aprender; 4.2) explicitar a relação entre a aprendizagem e o saber; 4.3) fazer os alunos sentirem agentes do processo de aprendizagem; 4.4) oferecer estratégias diferentes.

Habilidades e competências do professor 5- Aprender e ensinar em equipe: 5.1) elaborar projetos em equipe; 5.2) buscar referências e apoio com outros docentes; 5.3) analisar as situações em equipe.

Habilidades e competências do professor 6- Dominar e fazer uso de novas tecnologias: 6.1) rede mundial de computadores - internet.

Habilidades e competências do professor 7- Vivenciar e superar os conflitos éticos da profissão: 7.1) lutar contra preconceito e discriminação; 7.2) desenvolver a consciência de sua profissão e o sentimento de responsabilidade, solidariedade e justiça.

Habilidades e competências do professor 8- Administrar sua própria formação e enriquecimento contínuo: 8.1) ousar; 8.2) gerenciar; 8.3) ter objetivos; 8.4) envolver-se; 8.5) avaliar.

Definições: Ementa: é uma descrição discursiva que resume o conteúdo conceitual ou conceitual / procedimental de uma disciplina. Objetivo: é a formulação geral da competência que se espera do aluno ao terminar um curso, disciplina ou uma unidade de ensino. Ex: A Arteterapia busca na Arte ampliar a consciência do indivíduo, pois acredita que assim ele será capaz de se conhecer melhor o que propicia seu crescimento pessoal. A Arteterapia facilita o conhecer a si mesmo e entender os mecanismos de integração com o outro e com o mundo.

Definições: Objetivo Específico: EX: Enfocar a criatividade para a solução de problemas do cotidiano;  Aprimorar as funções de percepção, atenção, organização, memória, pensamento, exploração, execução e controle da ação; Explorar e desenvolver auto-imagem, corpo, comunicação e relacionamentos.

Definições: Metodologia: estratégias utilizadas, de forma que se consiga propiciar ao aluno o entendimento do conteúdo apresentado na disciplina ou curso e dessa forma atinja os objetivos estabelecidos. Ex: Saúde mental - atingir um ponto de equilíbrio entre o principio de realidade e as emoções, junção e coesão de alguns aspectos de personalidade cindidos, diminuir rigidez nas articulações das mãos; reduzir agressividade e ansiedade; estimular sensação tátil; construir algo para estruturar, organizar e elaborar, além de favorecer a concentração, psicomotricidade e atenção Argila

Definições: Restabelecer ordem psíquica. Ajudar o equilíbrio das polaridades. Abrir porta para interiorização Mandala geométrica. Trabalhar a questões da postura rígida do perfil de personalidade; não necessitam ter o controle da situação; mostrar uma nova forma de enxergar as mensagens que a vida lhe traz com o elemento surpresa desta atividade Tinta Conteúdo: são os assuntos que serão abordados no decorrer da disciplina.

Definições: Avaliação: é importante descrever quais serão os critérios para avaliação. Exemplo: prova, análise de casos, etc.. E qual será o valor da avaliação. Bibliografia: a relação de todos os livros e/ou artigos que serão utilizados na preparação da aula.