Administração de Recursos Humanos I

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Transcrição da apresentação:

Administração de Recursos Humanos I FAMA Administração de Recursos Humanos I

Administração de Recursos Humanos I Significado do Trabalho FAMA Administração de Recursos Humanos I Significado do Trabalho (Evolução Histórica)

Significado do Trabalho Na pré-história - o homem trabalhava para suprir suas necessidades vitais. A organização acontece aos poucos (em bandos, caçam, pescam e procurarem os alimentos que eram repartidos por todo o grupo). Batalhas com grupos rivais - prisioneiros transformados em escravos. A escravidão sustentou povos como os egípcios, os gregos e os romanos.

Significado do Trabalho 476 DC – Cai o império romano. Diversos povos, antes conquistados por Roma, passaram a se organizar para se protegerem dos ataques dos estrangeiros. Os mais pobres, que viviam de trabalhos no campo, tornavam-se servos, em troca de proteção dos poderosos senhores feudais, que detinham armas e soldados. Servidão => escravidão branda.

Significado do Trabalho Final da Idade Média => decadência do feudalismo. Corporações => surgem da necessidade de aumento da produção para a comercialização. mestre – mantinha o controle do trabalho. companheiros – realizavam o trabalho. aprendiz - aprendizado do ofício.

Significado do Trabalho O trabalhador => começa a se libertar do senhor da terra. Todavia, as Corporações estabeleciam suas próprias leis e, quase sempre, transformavam-se em um regime autoritário, visando uma divisão injusta do trabalho e do lucro. Século XVIII => Revolução Industrial surgimento das fábricas. produção em série. trabalho assalariado. modificação drástica no modo de fabricação, na economia, nas relações sociais e na paisagem geográfica.

Significado do Trabalho Desenvolvimento fabril: êxodo do campo para a cidade. mulheres e crianças disputam o mercado de trabalho. Mais procura do que oferta de emprego: aviltramento dos salários. redução do custo da produção à custa do sacrifício dos trabalhadores. péssimas condições de trabalho.

Significado do Trabalho Era preciso impor um tratamento mais humano à pessoa do trabalhador. Século XVIII => sementes do Direito do Trabalho foram lançadas: surgimento das primeiras medidas legais em benefício do empregado Código de Napoleão (Código Civil Francês) de 1804, que continha normas relativas à locação das pessoas que trabalhavam. As idéias liberais da época trazem noções de liberdade e igualdade, dando o pontapé inicial para a normatização das relações trabalhistas.

Significado do Trabalho Somente na segunda metade do século XIX que o Direito do Trabalho implantou suas verdadeiras raízes em socorro aos economicamente mais fracos, fazendo surgir leis especiais que regulamentaram o trabalho de crianças e mulheres, dando origem ao salário mínimo. Na França, em 1840, surgiram as primeiras medidas de proteção ao trabalho das mulheres na minas, reduzindo para 10 horas a sua jornada. Na Inglaterra, em 1849, uma lei determinava ser de 10 horas a duração de jornada diária para os adultos masculinos.

Significado do Trabalho No Brasil, as primeiras leis sociais foram: => Lei de Férias (1925); => Criação do Ministério do Trabalho (1930); => Criação das Juntas de Conciliação e Julgamento (1932); => A organização da Justiça do Trabalho (1939); => A instituição do salário mínimo (1940); => A promulgação da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT (1943).

Significado do Trabalho CONCEITO - Processo através do qual, o homem produz coisas necessárias à sua existência, através da transformação da natureza. Por sua vez, o processo de trabalho é entendido como o resultado da combinação do objeto, dos meios, da força e do produto do trabalho. O objeto é a matéria com que se trabalha(...) Os meios de trabalho são os instrumentos que o homem utiliza(...) A força de trabalho é a energia humana empregada no processo de transformação(...) O produto é o valor de uso (SANTOS, 1989).

Significado do Trabalho O trabalho passou por diversas mudanças e tempos, se alterou ao longo de civilizações, deu origem a pensamentos diferentes, sofreu o impacto de novas tecnologias, novas atividades. Para obter melhores resultados nas organizações o homem começa a buscar novos formatos na sua rotina e no seu trabalho; O esforço humano precisa ser coordenado para o alcance de objetivos;

Significado do Trabalho A organização precisa finalmente ser eficiente e eficaz, ou seja, necessita maximizar a utilização dos recursos de que dispõe e precisa cumprir seu objetivo frente ao meio. Dentro desta perspectiva tanto a eficiência quanto a eficácia organizacional subordinam-se ao funcionamento dos recursos humanos. Ou ainda, a sobrevivência da organização envolve tanto a satisfação das necessidades do meio quanto a dos seus recursos humanos.

Administração de Recursos Humanos I O Movimento da Escola das FAMA Administração de Recursos Humanos I O Movimento da Escola das Relações Humanas no Trabalho

A Abordagem Humanística Revolução Conceitual ABORDAGEM CLÁSSICA ABORDAGEM HUMANÍSTICA * Ênfase na tarefa (Adm. Científica) * Ênfase na estrutura organizacional (Teoria Clássica) * Ênfase nas pessoas que trabalham nas organizações * Preocupação com a máquina, com o método de trabalho e com a organização formal. * Preocupação com as pessoas e grupos sociais. * Aspectos técnicos e formais. * Aspectos psicológicos e sociológicos.

A Abordagem Humanística A Abordagem Humanística compreende a: Teoria das Relações Humanas (1930); Posteriormente, ela evolui para: Teoria Comportamental (1957); Teoria do Desenvolvimento Organizacional (1962). Começou ainda no segundo período de Taylor, mas recebeu maior aceitação nos Estados Unidos apenas a partir de 1930, em um período difícil, marcado por recessão econômica, inflação, elevado desemprego e forte atuação dos sindicatos. Sua divulgação fora da América começou bem depois da Segunda Grande Guerra Mundial.

A Abordagem Humanística Psicologia do Trabalho: Análise das características humanas que cada tarefa exige do trabalhador e seleção dos empregados baseada nessas características. Aspectos individuais e sociais do trabalho predominam sobre os aspectos produtivos: estudos de personalidade do trabalhador e do gerente, motivação, liderança, comunicação e relação interpessoal dentro da organização.

A Abordagem Humanística TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS Surgiu como conseqüência das conclusões da “Experiência de Hawthorne”, desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores. Tem sua origem na necessidade de humanizar e democratizar a Administração, a partir do desenvolvimento das ciências humanas, que demonstram a inadequação dos princípios da Teoria Clássica.

A Abordagem Humanística A Experiência de Hawthorne Na primeira fase, dois grupos faziam o mesmo trabalho, um sob intensidade de luz variável e o outro sob intensidade constante. Os operários reagiam à experiência de acordo com suas suposições pessoais, julgando-se na obrigação de produzir mais quando a intensidade de luz aumentava e o contrário quando diminuía. Comprovou-se a preponderância do fator psicológico sobre o fator fisiológico.

A Abordagem Humanística A Experiência de Hawthorne Na segunda fase, foi criado um grupo experimental, para fabricação de peças de telefone, com as mesmas condições de trabalho que havia no departamento das referidas peças. Um ano após o início da experiência, os pesquisadores perceberam que havia um fator psicológico (que já havia aparecido na experiência anterior). As moças gostavam de trabalhar na sala experimental porque a supervisão branda (contrária à da sala de montagem) permitia trabalhar com liberdade e menor ansiedade.

A Abordagem Humanística A experiência de Hawthorne foi suspensa em 1932 por motivos financeiros. Sua influência sobre a Teoria Administrativa foi fundamental, abalando os princípios básicos da Teoria Clássica e delineando os da Escola das Relações Humanas. Nível de produção é resultante da integração social. Comportamento social dos empregados (nível grupal). Recompensas e sanções sociais. Grupos informais. Relações humanas. Importância do conteúdo do cargo. Ênfase nos aspectos emocionais.

A Abordagem Humanística Com o advento da Teoria das Relações Humanas, uma nova linguagem passa a dominar o repertório administrativo: => motivação; => liderança; => comunicação; => organização informal; => dinâmica de grupo etc.