Definição de Objetivos, Diretrizes e Áreas Temáticas das Secretarias Grupo de Trabalho ad hoc sobre a Visão Estratégica Outubro de 2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRESENTAÇÃO SOBE A COMUNIDADE VIRTUAL DE CÚPULAS (CVC)
Advertisements

S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
A Gestão Social pode ser vista como...
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
PLANO DE GESTÃO.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
the Americas / Migração Américas Boletim de notícias sobre migração nas Américas Programa de Migração e Desenvolvimento (M i DE)
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
Ministério da Cultura.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Missão “Administrar os Tributos Estaduais com Justiça e Eficiência, Estimulando o Cumprimento Voluntário das Obrigações Tributárias e Contribuindo para.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
TIPOS DE ESTRUTURAS DAS ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
A PARTICIPAÇÃO SOCIAL E A TERRITORIALIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO NO ESTADO DA BAHIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PLANOS PLURIANUAIS PARTICIPATIVOS (PPA-P) 2008–2011.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Política e Sistema Nacional de Participação Social
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
DIAGNÓSTICO DO PROGRAMA INTERAMERICANO PARA A PROMOÇÃO E PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DOS MIGRANTES, INCLUINDO OS TRABALHADORES MIGRANTES E SUAS FAMÍLIAS.
Gerência de Educação Profissional GEPRO
O Processo de Revisão da OEA: Modelos para novas resoluções Exposição de Pierre Giroux Missão Permanente do Canadá junto à OEA março de 2010 Preparada.
Grupo Informal de Trabalho CEAM 5 de março de 2010.
Psicologia e Segurança Pública
Resultados do exercício de categorização dos mandatos.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
A Politica de Assistência Social
CONAPREV Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social.
Comissão de EJA de Alagoas
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
Politicas publicas de Educação em Saúde
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
Rede Interamericana de Informação e Conhecimento em Segurança Pública outubro de 2014.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Atuação dos agentes de Controle Social
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TEMA: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
REUNIÕES REGIONAIS.
Estatuto da Juventude Direitos e Políticas Públicas
Paulina Duarte Secretaria de Segurança Multidimensional
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.358, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2010 Institui o Sistema Nacional de Comércio.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Rede Interamericana de Prevenção da Violência e do Delito.
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento
SOBRE A SUDAM Criação da Nova SUDAM
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Rede Interamericana de Informação e Conhecimento em Segurança Pública Novembro 2015.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

Definição de Objetivos, Diretrizes e Áreas Temáticas das Secretarias Grupo de Trabalho ad hoc sobre a Visão Estratégica Outubro de 2015

“Encarregar o Grupo de Trabalho ad hoc sobre a Visão Estratégica de definir os objetivos, as diretrizes e as áreas temáticas das Secretarias, em conformidade com o disposto na Visão Estratégica e nos Objetivos Estratégicos, na Carta e nas demais normas da Organização. O resultado será apresentado ao Quinquagésimo Período Extraordinário de Sessões da Assembleia Geral, por intermédio do Conselho Permanente.” Mandato

A proposta que a Presidência submete à consideração das delegações é uma compilação sistematizada de todos os documentos produzidos, por um lado, na definição de objetivos da Visão Estratégica e, por outro, no processo de aprovação, pelo Conselho Permanente, da estrutura orgânica da Secretaria-Geral, bem como das informações prestadas pela Secretaria-Geral na proposta de orçamento-programa 2016, documentos enumerados a seguir. Resolução AG/RES.1 (XLVII-E/14) rev.1 Proposta de orçamento-programa 2016 da Secretaria-Geral Documento CP/DOC.5138/15 rev.1 do Presidente do Conselho Permanente, produzido no decorrer do processo de reuniões informais Documento CP/INF.7223/15 rev.1, apresentado pela Presidente do GT Informal sobre a Estrutura Documento de objetivos para as Secretarias, apresentado pela Delegação da Guatemala Documento de Objetivos, Diretrizes e Áreas Temáticas, apresentado pela Delegação da Bolívia Considerações

1.- Alinhamento da Estrutura Aprovada com a Visão Estratégica

“A OEA é o fórum hemisférico de caráter político integrado por todos os países das Américas que, em condições de igualdade e de maneira interdependente, fortalece a democracia, promove e protege os direitos humanos, incentiva o desenvolvimento integral, e fomenta a segurança multidimensional, em benefício do bem-estar com justiça e inclusão social dos povos das Américas.” Democracia Direitos Humanos Desenvolvimento Integral Segurança Multidimensional Fortalecimento Institucional Gestão Administrativa Secretaria de Fortalecimento da Democracia Secretaria de Acesso a Direitos e Equidade Secretaria de Segurança Multidimensional Secretaria de Administração e Finanças Secretaria de Assuntos Hemisféricos Secretaria de Assuntos Jurídicos Conselho Estratégico de Desenvolvimento Organizacional e Gestão por Resultados Secretaria Executiva de Desenvolvimento Integral Escritório do Ombudsperson

2.- Objetivos e Áreas Temáticas

Democracia

Direitos Humanos SECRETARIAOBJETIVODIRETRIZESÁREAS TEMÁTICAS Acesso a Direitos e Equidade Complementar os esforços dos Estados membros por garantir o pleno gozo, a promoção e a proteção dos direitos humanos de todas as pessoas do continente, sem distinção alguma. Promover a agenda da equidade na região; acompanhar os esforços dos Estados membros por dar seguimento às estruturas normativas regionais em matéria de equidade e acesso a direitos. Promover a implementação de políticas públicas e programas que provoquem maior inclusão e equidade, e promover o pleno gozo de direitos da população. Melhorar o nível de consecução de metas e objetivos com os recursos adequados. Pessoas com deficiência Populações indígenas Populações em situação de vulnerabilidade Direitos do consumidor Direitos do idoso Afrodescendentes LGBTI Facilitação judicial Relações com a sociedade civil

Desenvolvimento Integral SECRETARIAOBJETIVODIRETRIZESÁREAS TEMÁTICAS Secretaria Executiva de Desenvolvimento Integral Contribuir para que os Estados membros alcancem suas metas de desenvolvimento econômico, social e cultural de maneira integral, inclusiva e sustentável. Fortalecer a cooperação solidária e complementar e sua vinculação com a comunidade internacional e outros organismos internacionais, a fim de congregar esforços nas iniciativas acordadas em âmbito global, inclusive a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Ciência e tecnologia Cooperação Cultura Desenvolvimento econômico Desenvolvimento social e emprego Desenvolvimento sustentável Educação Migração Portos Turismo

Segurança Multidimensional

Fortalecimento Institucional 1/3 SECRETARIAOBJETIVODIRETRIZESÁREAS TEMÁTICAS Assuntos Hemisféricos Fortalecer a capacidade da Organização de promover e facilitar o diálogo político, plural e diverso entre os Estados membros, fomentar a solidariedade e robustecer a colaboração entre seus membros, atingir a interdependência harmônica dos quatro pilares e trabalhar com a crescente rede de atores de caráter global, regional e sub-regional, a fim de complementar esforços e conseguir uma implementação mais efetiva de suas tarefas. Atuar como ponto focal das iniciativas da Secretaria que demandem consultas e coordenação entre diferentes departamentos para determinar sua viabilidade e relevância, e ajudar a coordenar sua elaboração; acompanhar a implementação das prioridades hemisféricas. Contribuir para a consecução dos objetivos estratégicos dos quatro pilares, fortalecendo a capacidade da OEA de promover e mediar o diálogo político plural e amplo entre os Estados membros. Formulação de programas intersetoriais Incubadora de projetos Acompanhamento e implementação de mandatos das Cúpulas Inovação da gestão pública Parcerias estratégicas com doadores e instituições

Fortalecimento Institucional 2/3 SECRETARIAOBJETIVODIRETRIZESÁREAS TEMÁTICAS Assuntos Jurídicos Desenvolver, promover e implementar o Programa Interamericano para o Desenvolvimento do Direito Internacional; assessorar em matéria de Direito Internacional; atuar como depositário e fonte de informação dos tratados interamericanos e acordos da OEA e seus órgãos; divulgar informações sobre os instrumentos jurídicos da OEA e seus programas jurídicos; além disso, prestar serviços de assessoria jurídica na interpretação dos instrumentos normativos que regem a Secretaria-Geral. Prestar serviços de assessoria jurídica na interpretação dos instrumentos normativos que regem a Secretaria-Geral. Socializar informações sobre os instrumentos jurídicos da OEA e seus programas jurídicos. Interpretação jurídica Tratados internacionais Cooperação jurídica interamericana Assessoria jurídica em assuntos administrativos, orçamentários, trabalhistas e contratuais Assessoria em Direito Internacional Codificação do Direito Interamericano Secretaria da Comissão Jurídica Interamericana

Fortalecimento Institucional 3/3 SECRETARIAOBJETIVODIRETRIZESÁREAS TEMÁTICAS Escritório do Ombudsperson Garantir e promover os direitos do pessoal da Secretaria da OEA e processar de maneira reservada as denúncias sobre eventuais violações desses direitos. Garantir e promover o respeito dos direitos do pessoal da Secretaria, de acordo com o Capítulo 3 das Normas Gerais. Basear o trabalho em princípios de neutralidade, confidencialidade e independência. Conduzir as atividades de maneira autônoma e informar o Conselho Permanente a respeito. Recursos humanos Relações trabalhistas

Gestão Administrativa 1/2 SECRETARIAOBJETIVODIRETRIZESÁREAS TEMÁTICAS Administração e Finanças Alocar e executar de maneira eficiente, com base nos mandatos atribuídos na Carta da Organização dos Estados Americanos e nas resoluções da Assembleia Geral, o orçamento correspondente a cada exercício, levando em conta a interdependência harmônica entre os pilares. Administração de recursos com base em princípios de racionalidade, austeridade e disciplina orçamentária. Gestão apoiada na transparência e na prestação de contas. Administração de recursos humanos, materiais e financeiros Transparência e prestação de contas Austeridade e racionalização Aquisições de bens e serviços Serviços de Informação e tecnologia

Gestão Administrativa 2/2 SECRETARIAOBJETIVODIRETRIZESÁREAS TEMÁTICAS Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Organizacional e a Gestão por Resultados Desenvolver mecanismos de gestão e monitoramento dos programas por meio de ferramentas que assegurem que esses recursos sejam alocados conforme as prioridades estabelecidas pelos Estados membros. Melhorar o nível de consecução das metas e objetivos com os recursos adequados. Promover o desenvolvimento e implementação de estratégias de comunicação (interna e externa) para divulgar o trabalho e as prioridades da OEA. Coordenar atividades de captação e mobilização de recursos para aumentar as contribuições para os fundos específicos. Planejamento Gestão por resultados Elaboração de relatórios Avaliação da gestão Imprensa e comunicação Desenvolvimento organizacional Cátedra das Américas

Proposta de Curso de Ação Apresentação da proposta Consultas e reuniões informais Sessões formais Aprovação do texto no Grupo de Trabalho Aprovação no Conselho Permanente Consideração da Assembleia Geral....