Giselda Costa - giseldacosta@hotmail.com LINC 2007 Habilidades do século 21: construir o pensamento crítico através do letramento visual Giselda Costa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação do Portfólio de Unidade Penny Archer
Advertisements

A escola e a prevenção ao uso de drogas
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Porque ensinar Ciências na Escola?
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Letramento: um tema em três gêneros
Matemática para todos Educação Básica
Padrões de competência em TIC para professores
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
O Aluno.
O Aluno a Distância.
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
LETRAMENTO Magda Soares, 2010.
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Educação no contexto do Trabalho
Parâmetros Curriculares Nacionais
Rotina na Alfabetização:
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Rodas de leitura, conversando sobre livros
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Profa. Reane Franco Goulart
O que é ensinar história?
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Projeto: Conta que eu conto
Tecnologias aplicadas ao Ensino I
Hábitos do bom evangelizador infanto-juvenil
Estrutura do documento:
Rethinking Literacy Education in New Times:
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Perguntas de Modelação
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Procedimentos de Ensino
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
13 Liderança nos Grupos - Atividades
Equipe responsável pela produção
“Como promover observação em sala de aula”
Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?
Docência universitária: repensando a aula
Professor(es) Apresentador(es):
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
PROCEDIMENTOS DE ENSINO
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
T R I B A L Mobile Learning: Design de atividades para o celular em sala de línguas Giselda dos Santos Costa Instituto Federal do Piaui- IFPI
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Programação em Scratch
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Giselda Costa - giseldacosta@hotmail.com LINC 2007 Habilidades do século 21: construir o pensamento crítico através do letramento visual Giselda Costa - giseldacosta@hotmail.com

Sumário Pensamento crítico Free e-book Letramento crítico Pergunta Objetivo Videoclip: um texto multimodal Agência Saber construir perguntas Atividade crítica visual Discussão em pirâmides Avaliação em pares Conclusão

QR code – Apresentação online https://professoragiseldacosta.wordpress.com/ Material disponível online Material available online

Pensamento Crítico Pensamento crítico é um raciocínio de complexidade superior que articula conhecimentos, experiências e competências intelectuais, apresentando-se como uma atividade reflexiva, que envolve aspetos cognitivos e afetivos. Alich, Pereira & Magalhães, 2014 https://professoragiseldacosta.wordpress.com

Free e-book

Letramento Visual Letramento visual é um conjunto de habilidades que permite um indivíduo interpretar, compreender, analisar o contexto cultural, ético, estético e intelectual dos componentes envolvidos na produção e utilização de materiais visuais. Santos Costa, 2013

Os estudantes tenham mais experiências com letramento visual na escola, pois o desenvolvimento de competências visuais aumentam tanto a capacidade de construção de significado quanto do pensamento crítico. Williams, 2007.

Pergunta Como os professores podem ajudar os alunos a desenvolver o pensamento crítico usando o letramento visual?

Objetivo Sugerir um design de atividade explorando o gênero videoclip como um texto multimodal, exemplificando técnicas educacionais que podem ser incorporadas em sala de línguas.

Videoclip: um texto multimodal A definição de multimodal do Grupo New London (1996) é a combinação de modos em uma única composição para ter significado. Mas para ser “um modo” é preciso haver um sentido cultural compartilhado dentro de uma comunidade e todos esses modos realizam funções sociais e são organizados para fazer sentido.

O designer cria estruturas de uma história imagética, através do qual ele expressa ações, eventos, pensamentos, emoções, sentimentos, estilo de vida, humor e valores. Muitas dessas histórias, no vídeo, aparentemente simples, fazem conexão com problemas culturais, políticos e sociais da nossa realidade.

Agência Agência é um efeito de energia. Para nossa investigação, agência é reconhecida na capacidade do sujeito perceber e refletir sobre seu comportamento e o comportamento do outro. É planejar, executar ações e modificá-las em respostas às ações percebidas em seu ambiente. Miller, 2009.

Saber construir perguntas Veja a lista de questões da mesma forma que um mecânico vê uma caixa de ferramentas: todas as ferramentas necessárias estão lá, mas ele sabe qual ferramenta utilizar para determinado trabalho.

Atividade crítica visual Pretty Hurts é uma canção da cantora norte-americana Beyoncé. A cantora aborda problemas enfrentados pelas mulheres nos dias atuais, como: a pressão por se manter sempre nos padrões de beleza, bulimia, abuso de drogas, uso indiscriminado de métodos cirúrgicos etc.

Formato 3gp

O crítico O crítico, neste trabalho, passa a ser visto como uma análise procurando descobrir os interesses sociais e políticos na produção e recepção das imagens em relação aos efeitos sociais, culturais, de poder e dominação no contexto de vida real dos alunos.

1- O que está acontecendo nessas imagens?

2-O que essas imagens significam para você?

3- Faça um breve resumo do que você consegue inferir sobre essas imagens .

4- Quem poderia ser o público principal dessa imagem?

5- Que tipo de comparação de igualdade a imagem está mostrando 5- Que tipo de comparação de igualdade a imagem está mostrando? Explique a metáfora.

Técnica: Discussão em Pirâmide 1- Pedir respostas individuais da atividade visual; 2- Reunir em pares para discutir as respostas e opiniões; 3- Formar grupos de quatro alunos e mais uma vez fazer debates sobre suas respostas; 4- Discutir as questões com toda a turma ou cada grupo fazer a sua apresentação.

Ao final deste processo, os alunos mais fracos podem se sentir um pouco mais confiantes em falar. Eles ouviram novas ideias dos pares e grupos. Dessa forma, eles não ficam mais focados em suas ideias originais, pois já defendem a ideia do grupo. Além disso, ao ouvirem outras argumentações no processo das discussões, os alunos aprendem novos vocabulários. Jordan, R.R, 1990.

Avaliação pelos pares Avaliação pelos pares é um processo no qual os alunos avaliam o trabalho de seus amigos por escrito ou oralmente. Ela se refere às muitas maneiras em que os alunos podem compartilhar o seu trabalho com os companheiros para feedback construtivo e, em seguida, usar esse feedback para rever e melhorar o seu trabalho.

Os alunos não aprendem avaliar a sua aprendizagem por conta própria Os alunos não aprendem avaliar a sua aprendizagem por conta própria.As estratégias precisam ser ensinadas Exemplo de uma rubrica para sala de línguas.

Conclusão Promover o pensamento crítico do aluno: à medida que aprendem a ler e ver o trabalho dos seus colegas com um “olhar crítico”, eles podem começar a aplicar esse “olhar” para seus próprios trabalhos; Capacitar os alunos para assumir a responsabilidade e gerenciar sua própria aprendizagem;

Melhorar a aprendizagem dos alunos, através de troca de ideias; Motivar os alunos a se envolverem com o conteúdo e com as apresentações dos pares; Promover o fenômeno da agência no estudante e no professor.

Santos Costa, 2013.

OBRIGADA !

Bibliografia JORDAN, R.R. ELT. Journal: Pyramid Discussions. Volume 44, Oxford: Oxford University Press. 1990. MILLER, C. O que a automação pode nos dizer sobre a agência? IN: A. Dionisio e J. Hoffnagel (Orgs.). Estudos sobre gênero textual, agência e tecnologia. Recife: Universitária da UFPE, 2009, pp.177-197. NEW LONDON GROUP. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. Harvard Educational Review, 66.60-92.1996. WILLIAMS, T. L. 2007. Reading the painting: Exploring visual literacy in the primary grades. The Reading Teacher, 60, 636-642.2007. ALICH, V., PEREIRA, S., MAGALHÃES, J. Promoção do pensamento crítico através de role play e contos infantis. O processo gato das botas. In R. M. Vieira, C. Tenreiro-Vieira, I. Sá-Chaves & C. Machado (Coords.), Pensamento crítico na educação: Perspetivas atuais no panorama internacional (pp. 402-422). Aveiro: UA Editora.2014.

Alguma pergunta?