O CONCEITO DE ACCOUNTABILITY

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estrutura Organizacional
Advertisements

Alguns Conceitos “Governo Eletrônico é um conceito emergente que objetiva fornecer ou tornar disponível informações, serviços ou produtos, através de meio.
A ESCOLA DE CONTAS E GESTÃO
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
- competências I - Regular o Sistema de Saúde Estadual, através da criação de mecanismos que monitorem o acesso e o grau de satisfação dos usuários do.
Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
II CONeGOV 2005 – 11 e 12/08/05 O Serviço Fale com o Governador como Instrumento de Participação da Sociedade.
Aspectos Legais do Governo Eletrônico: Uma Aplicação dos Princípios Jurídicos aos Serviços Públicos Prestados Eletronicamente Thais Helena Bigliazzi Garcia.
E-Democracia II Conegov Florianópolis/2005. Contexto Anos 90 – governo eletrônico Anos 90 – governo eletrônico Conceitos mais abrangentes Conceitos mais.
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
OLIVIERI, Cecília. O Controle Interno como instrumento de Accountability Horizontal: uma Análise Exploratória da Controladoria Geral da União. Considerações.
CENEVIVA, Ricardo; FARAH, Marta Ferreira Santos
NOVOS DESENHOS ORGANIZACIONAIS NA GESTÃO PÚBLICA
CENEVIVA, Ricardo. Accountability: Novos fatos e novos argumentos – uma revisão de literatura recente. Encontro de Administração Pública e Governança.
Sistemas de Accountability
Democracia, Avaliação e Accountability
Edson Rosa Gomes da Silva
REUNIÕES TÉCNICAS DE SANEAMENTO Ações Regulatórias da AGERGS em 2010.
Ética como valor corporativo do Gestor e dos Investidores:
O Terceiro Setor e a sua interface com o Estado
Seminário Agenda Nacional de Gestão Pública: velhos e novos desafios
Cidades Digitais abril/2011 Lino Kieling Diretor Técnico.
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Ricardo Ceneviva e Marta Ferreira Santos Farah
Em busca de uma Ontologia para Governança de BPM
Seminário Governança Regulatória: Diagnóstico e Reformas EBAPE/FGV – 14 Dezembro GOVERNANÇA REGULATÓRIA: DESAFIOS NO SISTEMA REGULATÓRIO BRASILEIRO.
Contexto e desafios da institucionalidade regulatória em Latino América Sebastian Lopez Azumendi Consultor em Governo e Regulação Nota: As opiniões desenvolvidas.
Joseph A. Schumpeter ( ): uma teoria competitiva da democracia
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 4° PARTE GOVERNO DE RESULTADO Prof. Eduardo Bezerra de Sousa
IV Seminário Nacional de Fiscalização e Controle dos Recursos Públicos
1 Fórum Nacional da Previdência Social A gestão da Previdência Social: uma questão de governança Peter Spink Brasília – DF 10 de maio de 2007.
José Alberto Ribeiro Carvalho
Aula 02: Processo de elaboração de políticas públicas
A PARTICIPAÇÃO SOCIAL E A TERRITORIALIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO NO ESTADO DA BAHIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PLANOS PLURIANUAIS PARTICIPATIVOS (PPA-P) 2008–2011.
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
Missão, Visão e Valores da Ouvidoria
Monitorando os Controles Internos Johann Rieser Auditor Sênior, Ministério das Finanças, Viena.
Gerenciamento Financeiro e Controles Internos (FMC) na Prática
Karl Deutsch, Política e governo
Ouvidoria Órgão de Participação Social
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
GOVERNANÇA CORPORATIVA:
CÉTICOS E ESPERANÇOSOS: PERSPECTIVAS DA LITERATURA SOBRE PARTICIPAÇÃO E GOVERNANÇA Soraya Vargas Côrtes UFRGS PPG em Sociologia.
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Capacitação e Reforma da Gestão Pública EVELYN LEVY 10/2004 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CASA CIVIL EGAP/FUNDAP.
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
GOVERNANÇA CORPORATIVA
CONTROLE NA GESTÃO PÚBLICA
Servidor como Agente da Ação Estatal
Avaliação da Política de Ciência Tecnologia e Inovação em Saúde Implementada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, no período.
8ºConferêrencia Internacional de Promoção da saúde
Profa. Eleonora Schettini M. Cunha / UFMG. Atualidade e relevância do tema  Democracia - altas expectativas quanto aos resultados políticos e sociais.
Gestão pública e a Lei de Responsabilidade Educacional Alessio Costa Lima Dirigente Municipal de Educação de Tabuleiro do Norte/ CE Presidente da Undime.
POLÍTICAS PÚBLICAS: DISCUTINDO MODELOS
República Federativa do Brasil SECRETARIA DE ORÇAMENTO FEDERAL GESTÃO DE CUSTOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Brasília, setembro de 2007.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Serviço Social Disciplina: Serviço Social de Política Social CONTROLE SOCIAL.
Gestão de Custos na Administração Pública e sua Importância para a Auditoria Governamental Congresso Gestão de Custos na Administração Pública – Superior.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
IFRO em números 8 Campi 25 Polos EAD 20 Cursos 9480 Matrículas 936 Servidores 430 Docentes 506 Técnicos Administrativos Fonte: Painel de indicadores/DGTI/PRODIN.
INSTRUÇÃO NORMATIVA 07/2012 ORLANDO ALVES DA SILVA Auditor Substituto de Conselheiro.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SEMINÁRIO.
Coordenadoria de Gestão de Ouvidoria - COUVI CONTROLE SOCIAL O que é? Participação da sociedade no planejamento, acompanhamento e controle das políticas.
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
twitter.com/funasa.
1 CONTROLE SOCIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Contador PEDRO GABRIL
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
A REFORMA GERENCIAL DO ESTADO BRASILEIRO Faculdade de Ciências e Letras Campus de Araraquara Prof. Msc. Alexandre Gazeta.
Transcrição da apresentação:

O CONCEITO DE ACCOUNTABILITY Avelino A. Rodrigues da Silva

Accountability Se traduz pela responsabilidade do agente tanto pela tomada de decisões como por sua implementação e pela obrigação de prestar contas tanto por ações como por omissões.

Accountability deve incluir Além dos aspectos concernentes à regular utilização de recursos públicos, conceitoscomo eficiência e desempenho na provisão de serviços: acesso, qualidade, custo, confiabilidade e disponibilidade.

Tradução de accountability Englobaria as idéias de “transparência” na condução das ações, efetiva “prestação de contas” na utilização dos recursos públicos e “responsabilização” dos gestores públicos, tanto por suas ações como omissões.

“envolve a existência de mecanismos que assegurem que os servidores públicos e os líderes políticos sejam responsáveis por suas ações e pelo uso de recursos públicos, e irá requerer um governo transparente e uma imprensa livre”. Minogue, Polidano e Hulme (1998, p. 5)

Para Matias-Pereira (2010) o termo accountability pode ser considerado um conjunto de macanismos e procedimentos que levam os decisores governamentais a prestarem contas dos resultados de suas ações, garanatindo-se maior transparência e a exposição das políticas públicas.

Para Matias-Pereira (2010) quanto maior a possibilidade de os cidadãos poderem discernir se os governantes estão agindo em função do interesse da coletividade e sancioná-los apropriadamente, mais accontable é um governo.

O exercício da accountability Ele é determinado pela qualidade das relações entre governo e cidadãos, entre burocracia e clientelas. O alto grau de preocupação com a accountability ou a ausência desse conceito em uma democracia estão relacionados ao elo desta com a cidadania organizada, sendo explicado pela diferença no estágio de desenvolvimento políticodo país em questão.

Nesse sentido, Matias Pereira (1999) afirma que uma sociedade que não é organizada, ou que seja submissa, não terá condições de fazer prevalecer seus interesses diante daqueles defendidos por determinados segmentos dominantes ou mesmo pelo Estado.

a accountability está no centro da boa governança e refere-se a tornar os governos responsáveis por suas ações.

Referências MATIAS PEREIRA, José. Finanças Públicas: A Política Orçamentária no Brasil. São Paulo: Atlas, 1999. MEDEIROS. Paulo Henrique Ramos. Governo eletrônico no Brasil: aspectos institucionais e reflexos na governança. Dissertação de Mestrado, UnB: 2004.