Lev S. Vygotsky Desenvolvimento humano numa perspectiva sócio-histórica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O ser humano é um ser social
Advertisements

Vygotsky e o Sócio-interacionismo
Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
A TEORIA SOCIOCULTURAL A TEORIA DO INSUMO- INTERAÇÃO-PRODUÇÃO
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
VYGOTSKY TEORIA SOCIOCULTURAL.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Vygotsky: Zona de desenvolvimento próximo ou proximal
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA

Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Pedagogia Psicologia da Educação I Prof Silvia Maria Alves de Almeida ABORDAGEM SÓCIO HISTÓRICA.
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
VYGOTSKY VIDA E OBRA.
PROCESSO DE COMUNICAÇÃO. Ocupa-se basicamente de um empreendimento psicológico, assim descritos: Ocupa-se basicamente de um empreendimento psicológico,
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
O estudo da Cultura Aulas 19, 20, 21 e 22 O estudo da Cultura  Cultura corresponde ao conjunto de saberes coletivos compartilhados e transmitidos no interior.
SAÚDE - conceitos algo difícil de definir não é concreto uma construção mental um artefacto ou construção lógica* “ uma palavra que expressa uma abstração.
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Família Professor: Cordeiro.
O ser humano natureza ou cultura?
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
A Valorização da Assistência de saúde às crianças da Creche Municipal João José Theodoro da Costa Netto: um enfoque ao combate da Mortalidade Infantil.
Do que tratam os mitos? Surgimento do mundo e dos homens. Origem dos deuses e seres sobrenaturais. Formação social e como os homens devem se comportar.
Prof. Ms. Wesley Luis Carvalhaes
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
LÍNGUA PORTUGUESA COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM E LÍNGUA 1.
Prefeitura Municipal de Itajaí ESF Costa Cavalcanti Estimulando o protagonismo e empoderamento de um grupo de mulheres da comunidade do Costa Cavalcanti.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
Gêneros textuais – Gêneros do discurso Professor: Marcel Matias.
Professora: Luciana Campos Aula 4 – SETEMBROOUTUBRONOVEMBRO 08/09 PROVA ESCRITA INDIVIDUAL 06/10 Habilidades Sociais, Inteligências Múltiplas.
Aula 6: Outros capitais: capital cultural - Bourdieu
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Desenvolvimento e Aprendizagem Lorena Queiroz Merizio Costa.
«Alienação» | 1 Tanto em Marx quanto em Hegel, a alienação está ligada ao trabalho. Todavia, para Hegel, o trabalho é a essência do homem, quer dizer,
A mente, conjunto integrado de processos cognitivos, emocionais e conativos “Posso fechar os meus olhos e, numa fracção de segundos, pensar em estrelas.
Coordenação de Assistência Estudantil (CDAE) e Coordenação Pedagógica (CDPD)
Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado de trabalho Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado.
ESPAÇO E FORMA.
VIRGINIA SATIR O Terapeuta deve especular sobre a relação do casal. Esta é a 1ª coisa que o terapeuta deve verificar, pois para ela a terapia de família.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Visão Cognitiva e Informação Peter Ingwersen. Visão cognitiva da informação A visão cognitiva apresenta as seguintes características: 1. Trata computadores.
Comportamento Respondente
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
O Behaviorismo – Estudo do Comportamento Behavior – comportamento; Tendência é denominada – comportamentalismo, Teoria comportamental; Análise experimental.
Piaget (1896 – 1980) Vygotsky ( – 1934) Psicologia da Educação.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: por um turismo mais solidário, menos perverso e mais justo.
Foram descobertos por Rizzolatti e colaboradores, na área pré-motora de macacos. Alguns neurônios da área F5, localizada no lobo frontal, era ativado quando.
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
Trabalho: liberdade e submissão.
Inteligências Múltiplas Fundamentos Pedagógicos e Gestão de Pessoas Mariana Wagner 2008.
Trabalho e Sofrimento Psíquico
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Ética Profissional e Relações Sociais Profª Márcia Luci.
Uma categoria do espírito humano: a noção de pessoa, a de "eu”.
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
GESTÃO DE EQUIPAS Marta Sampaio
Relevância e prioridade da informação Aldo de Albuquerque Barreto.
Cultura Organizacional X Clima Organizacional Prof.ª Kelly Magalhães.
Lev Semenovich Vygotsky
Transcrição da apresentação:

Lev S. Vygotsky Desenvolvimento humano numa perspectiva sócio-histórica

Bibliografia Lev Semenovich Vygotsky – 17/11/1896 – Orsha / Bielorússia. Família judaica, economicamente estável, ambiente intelectual desafiador. Vítima de tuberculose, por 14 anos, faleceu em 11/06/1934, Moscou.

Mediação Simbólica Caracteriza a relação do homem com o mundo e com os outros e; através dela que as funções psicológicas superiores se desenvolvem. 2 elementos básicos da mediação: Instrumento e Signo = ambos são responsáveis pelo salto evolutivo da espécie humana, estão mutuamente ligados (evolução da espécie e do desenvolvimento de cada um).

Instrumento: função de regular as ações sobre o objeto. tudo aquilo que se interpõe entre o homem e o ambiente, ampliando e modificando suas formas de ação. orientado externamente para a modificação do ambiente. criados pelo homem para facilitarem a ação sobre a natureza. os homens não só produzem instrumentos para realizarem tarefas específicas, como também são capazes de conservá- los para uso posterior, de preservar e transmitir sua função aos membros de seu grupo, aperfeiçoar antigos instrumentos e criar novos. ele próprio transforma o comportamento humano.

Signos: regula as ações sobre o psiquismo das pessoas. tudo o que é utilizado pelo homem para representar, evocar ou tornar presente o que está ausente (palavras, desenhos, símbolos) orientado internamente, modificando o funcionamento psicológico. representa algo diferente de si mesmo (código de trânsito, vermelho é o signo que indica a necessidade de parar). instrumentos “psicológicos”, que auxiliam o homem nas suas atividades psíquicas.

através dele, o homem pode controlar voluntariamente sua atividade psicológica e ampliar sua capacidade de atenção, memória e acúmulo de informações (barbante no dedo, consultar atlas para localizar uma cidade) “… a verdadeira essência da memória humana (que distingue dos animais) está no fato de os seres humanos serem capazes de lembrar, ativamente, com a ajuda dos signos.” (Vygotsky, 1984, 58)

DESENVOLVIMENTO INFANTIL NUMA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA O processo de desenvolvimento é constituído socialmente. O inato não é suficiente para produzir o indivíduo humano, depende da interação com o meio físico e social. Ex: Meninas-lobas. No início o desenvolvimento é mediado pelo outro (regulação interpsicológica ou atividade interpessoal) e depois passa a constituir-se num processo voluntário e independente (regulação intrapsicológica ou atividade intrapessoal)

Ao internalizar as experiências advindas da cultura, a criança reconstrói individualmente os modos de ação realizados externamente e aprende a organizar os próprios processos mentais. O indivíduo deixa de basear-se em signos externos e começa a se apoiar nos recursos internalizados (imagens, representações mentais, conceitos...)

Concluindo: Toda função psicológica se desenvolve em 2 planos: primeiro, no da relação entre indivíduos e, depois, no próprio indivíduo. O processo do desenvolvimento vai do Social para o Individual = as nossas maneiras de pensar e agir são resultado da apropriação /internalização de formas culturais de ação e pensamento.

INTERAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO: A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL O desenvolvimento pleno do ser humano depende do aprendizado que ocorre por meio do contato com seu grupo cultural (um indivíduo criado numa tribo indígena, não se alfabetizará e nem falará se não tiver contato com uma comunidade falante, mesmo tendo o aparelho fonador). A aprendizagem precede, possibilita e movimenta o processo do desenvolvimento intelectual – são as diferenças ambientais, as relações sociais, que promovem a aprendizagem que ativa o processo de desenvolvimento.

Existem 2 níveis de Desenvolvimento: 1) O que se refere às conquistas consolidadas = Nível de Desenvolvimento REAL Funções ou capacidades que a criança já aprendeu e domina. Que já consegue usar sozinha, sem ajuda de alguém mais experiente. Costuma-se avaliar o desenvolvimento da criança só por este nível.

2) O que se refere às capacidades em vias de serem construídas = Nível de Desenvolvimento PROXIMAL Aquilo que a criança já é capaz de fazer, só que com a ajuda de outra pessoa mais experiente (adulto ou criança) Realiza tarefas, soluciona problemas por meio do diálogo, da colaboração e da imitação, da troca de experiências e dicas. Este seria bem mais indicativo do desenvolvimento mental da criança para Vygotsky. É um estado embrionário do desenvolvimento

Zona de Desenvolvimento Proximal: termo usado por Vygotsky para se referir à distância entre o nível de desenvolvimento real/atual (solução de problemas sem ajuda) e o nível potencial de desenvolvimento (solução de problemas sob a orientação ou em colaboração com crianças mais experientes ou adultos). Permite a compreensão da dinâmica interna do desenvolvimento individual

Função da BRINCADEIRA no desenvolvimento infantil Importante fonte de promoção do desenvolvimento Vygotsky enfoca especialmente o jogo de papéis (faz de conta), pois: - uma criança muito pequena quer satisfazer seus desejos imediatamente, tornando impossível sua participação numa situação imaginária. “a grande dificuldade que uma criança pequena tem em perceber que, para sentar numa pedra, é preciso primeiro virar-se de costa para ela”

O brinquedo auxilia /desenvolve na criança: - atuar no intrapsicológico - diferenciar os campos de significado e da visão - o pensamento pode ser regido pelas ideias e não só pelos objetos do exterior - utilizar materiais que servirão para representar uma realidade ausente - imaginar, abstrair as características dos objetos reais (papel picado = comidinha) e se deter no significado definido pela brincadeira

A brincadeira possibilita que a criança: - satisfaça os desejos não realizáveis - atue no mundo mais amplo dos adultos - solucione o impasse entre a necessidade dela agir e os limites de suas ações - crie uma Zona de Desenvolvimento Proximal (esforça-se em desempenhar com fidelidade aquilo que observa, assim atua num nível superior ao que na verdade se encontra)