Marketing Mercado e Consumo 1.

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Transcrição da apresentação:

Marketing Mercado e Consumo 1

O que veremos nesta aula? O conceito de mercado; Uma visão do ambiente de negócios; Uma visão dos consumidores; Segmentação de mercados.

O que é mercado? Kotler (2000): É o conjunto de todos os compradores, efetivos e potenciais, de uma oferta ao mercado. É o local, físico ou não, onde ocorrem as trocas entre valores. Não tem forma. Não tem opinião. Envolve noções econômicas de valor.

Tamanho do mercado? Mercado potencial: Conjunto de consumidores que demonstram interesse por uma oferta ao mercado. Mercado disponível: Conjunto de consumidores que possuem renda, interesse e acesso a uma determinada oferta. INTENÇÃO!!!

Ambiente dos negócios Microambiente Macroambiente Fornecedores Indústria: empresa em questão, concorrentes Canais Clientes finais (consumidores) Comunidade financeira Mídia Governo ONGs local Público em geral Demografia Cultura Natureza Tecnologia Economia Política Macroambiente

Variáveis microambientais – sistema de marketing Indústria Concorrentes (diretos e indiretos) Fornecedores Intermediários Clientes

Públicos diversos, stakeholders Comunidade financeira ONGs Comunidade local Mídia Governo

Variáveis macroambientais – incontroláveis Economia Política Tecnologia Natureza Demografia Cultura

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As bases teóricas do estudo do comportamento do consumidor Indivíduo Cultura Grupos

Segmentação de mercado Segmentação de mercado é a subdivisão de um mercado em subconjuntos distintos de clientes. Em que qualquer subconjunto pode, concebivelmente, ser selecionado como um objetivo de mercado, para ser alcançado por um composto de marketing distinto.

Seleção dos segmentos de mercado Marketing de massa Marketing diferenciado Marketing de nicho

Bases de segmentação de mercado – clientes individuais Geográficas Demográficas Psicográficas Sociocultural Comportamentais

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Créditos Material elaborado pelo Prof. Eduardo Ayrosa, FGV Rio.