Sistema Confea/Crea e Mútua

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1.
Advertisements

Julho/2002 João Pessoa - PB Julho/2002 João Pessoa - PB ANEEL e a Descentralização Jaconias de Aguiar Diretor Jaconias de Aguiar Diretor Audiência Pública.
O QUE É O PRODAFISC.
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
PMAE – Linha de apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais Outubro de.
PROPOSTA DE ORGANOGRAMA DO COMITÊ DIRETOR DO FÓRUM QPC
MELHOR EFICIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA
O que se espera de um Conselheiro na Câmara e na Plenária.
1 As atribuições da Superintendência de Fiscalização do Abastecimento estão definidas no art. 32 do Regimento Interno da ANP.
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
Negócio Registro e fiscalização do exercício profissional nas áreas de Engenharia, Agronomia e demais áreas que o conselho representa. Objetivos Garantir.
CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA
O caso do Telessaúde Brasil Redes
Proposta Aprovada no 8º Congresso Nacional de Profissionais Inserção Internacional do Sistema Confea/Crea 31 de janeiro de 2015 Sãp Paulo - SP.
3. Mundo do Trabalho: Facilitador: Eng. Agrícola Carlos Aurélio Dilli Gonçalves – Coordenador: Eng. Civil Mec. Alberto Stochero.
IM
Inserção Internacional do Sistema CONFEA/CREA e Atuação da FMOI Jorge Spitalnik FMOI REUNIÃO ASSUNTOS INTERNACIONAIS CONFEA, São Paulo, 31 Janeiro 2015.
Mapa de Prevenção – Almoxarifado PORCENTAGEM  Estado Total Fechados Em Digitação Não Infor. % Mapas Preenchidos % Mapas à Preencher AC 1 50%
A profissão do engenheiro eletricista no brasil e seus regulamentos
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Cronotacógrafo:Programa de Cadastramento e Credenciamento de Postos pelo Inmetro -Dados atuais- São Luís, 21 de maio de 2014.
Reunião Cenários para planejamento 17 e 18 de junho - Itaipava Bruno Amado Rodrigues Filho Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Reunião de.
Prevenção e Riscos Segurança do Trabalho
Comunicação Institucional Só iremos assumir nosso papel de bons comunicadores institucionais se soubermos quem somos, onde estamos e para onde queremos.
Indicadores socioeconômicos e a litigiosidade III Seminário Justiça em Números Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada BRASIL Alexandre dos Santos.
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
DIVER – DIRETORIA DE VERIFICAÇÃO
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
Recursos humanos no SUS: o patinho feio do sistema Edson de Oliveira Andrade Presidente do Conselho Federal de Medicina do Brasil.
Ministério da Educação - MEC Ministério da Justiça - MJ
INFRAÇÕES À LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL E RESPECTIVAS COMINAÇÕES LEGAIS
Exame Nacional do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica
AO CONTRÁRIO DE PAÍSES COMO JAPÃO, CORÉIA, CHINA E EUA, O BRASIL CONCENTRA SEUS PESQUISADORES NA ACADEMIA ALOCAÇÃO DOS PESQUISADORES POR SETOR (2009 E.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Unidade de Prevenção Insumos Brasília, novembro 2009.
UMA ALTERNATIVA DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA A REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Prof. Gabriel de Araújo Santos Coordenador do PPGEA/UFRRJ.
Prof. Msc. Vilson B. Stollmeier
AMUPE Cristiano Silva Recife / PE MINUTA DE CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE O CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DE PERNAMBUCO (CREA-PE)
ÉTICA PROFISSIONAL UNIP 2008.
A Formação de Recursos Humanos para a Saúde
Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel.
1. Programa Gás Legal reuniões pelo Brasil. - Mais de pessoas presentes. + de 50 palestras para autoridades, funcionários de distribuidoras.
REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
Dados estatísticos do Banco de Denúncias do Sindigás.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Proposta de Revisão dos Processos de Trabalho em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados.
XV EESEC Comissão Permanente de Convênios XV EESEC Comissão Permanente de Convênios.
ÉTICA PROFISSIONAL UNIP 2008.
PL DE 2012 REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE HISTORIADOR Daniel Pereira dos Santos Historiador - Administrador - Educador físico UNIVERSIDADE FEDERAL.
Eng. Paulo Roberto de Oliveira
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
PALESTRA INSTITUCIONAL SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL NO SISTEMA CONFEA/CREA E A SOCIEDADE
Eng. Jovanilson Freitas
AS REGIÕES BRASILEIRAS
Título do evento Bloqueios para encerramento da Execução Mensal *382 de 2011 a 2013 ** 98 anteriores 2014 – BM 19 *382 de 2011 a 2013 ** 98 anteriores.
Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Paraná Comissão de Meio Ambiente Altíssimo Rio Iguaçu – Rio Iraí – Fazenda Canguri/UFPR.
IMPACTO DO PISO NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS SESSÃO ESPECIAL NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CAMARA DOS DEPUTADOS BRASÍLIA MILTON CANUTO DE ALMEIDA.
ENGENHARIA DE ALIMENTOS. O QUE É O CONSELHO PROFISSIONAL? Autarquia federal, órgão auxiliar da administração pública federal, criada para regulamentar.
HISTÓRICO DA LEGISLAÇÃO BÁSICA DE ENFERMAGEM
1 1. RESOLUÇÃO (29 jun 73) Discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. –Art 1° Para efeito.
PROCURADORIA-GERAL DA UNIÃO Departamento de Patrimônio Público e Probidade Administrativa RELATÓRIO DAS AÇÕES AJUIZADAS GRUPO PERMANENTE ATUAÇÃO PROATIVA.
CONFEA CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CREA CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA.
CREA - PR. Paulo Cesar Sartor de Oliveira Geólogo – UFPR Especialista em Marketing Estratégico – UniBrasil Assessor Técnico da Câmara Especializada de.
APRESENTAÇÃO SISTEMA CONFEA/CREAS CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA ARQUITETURA E AGRONOMIA CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA ARQUITETURA E AGRONOMIA DO PARANÁ.
Paulo Cesar Sartor de Oliveira Geólogo – UFPR Especialista em Marketing Estratégico – UniBrasil Assessor Técnico da Câmara Especializada de Geologia e.
Reunião Dirigentes RBMLQ-I Região Nordeste 08 de março de
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Benefícios por Incapacidade objeto da MP 739/2016 Espécie do Benefício por Incapacidade Total de Benefícios mantidos há mais de 2 anos* Benefícios mantidos.
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.
Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) Habilitações, Incentivos e Obras
Transcrição da apresentação:

Sistema Confea/Crea e Mútua    Sistema Confea/Crea e Mútua SEMINÁRIO: NOVAS TECNOLOGIAS & NOVOS DESAFIOS NA ENGENHARIA DE AGRIMENSURA, CARTOGRAFIA E GEOGRAFIA APEAESP – ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL DOS ENGENHEIROS AGRIMENSOES DO ESTADO DE SÃO PAULO

TEMA/DISCUSSÃO: ADEQUAÇÃO DO SISTEMA CONFEA/CREA/MÚTUA ÀS NECESSIDADES DE PROTEÇÃO E APRIMORAMENTO PROFISSIONAL NOS DIAS DE HOJE Pirassununga (SP) 20/11/2015

Sistema Confea/Crea e Mútua    Sistema Confea/Crea e Mútua Confea - Conselho Federal Instância máxima - o profissional pode recorrer na defesa de seus interesses no exercício profissional Creas – 27 Conselhos Regionais Garantem à sociedade a eficácia de suas ações institucionais, verificando e valorizando o exercício legal e ético das profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua Mútua – 27 Caixas de Assistências Regionais Prestam benefícios diferenciados aos associados, como planos de benefícios sociais, previdenciários e assistenciais

Confea/Crea - Finalidades NORMATIZA a fiscalização do exercício profissional e JULGA em última instância as demandas dos CREAs Confea: Creas: FISCALIZAM o exercício profissional, fundamentados nas normas emanadas do Confea, bem como nas Leis e Decretos, e JULGAM em 1ª e 2ª instâncias. Objetivo precípuo do sistema: Preservar o EXERCÍCIO PROFISIONAL ÉTICO; Garantir a efetiva PARTICIPAÇÃO DOS PROFISSIONAIS HABILITADOS NAS OBRAS E SERVIÇOS, visando a defesa da sociedade. O sistema precisa adentrar em outras áreas. A sociedade exige e espera por isso.

ARTIGO 24 DA Lei 5.194, de 24 de dezembro de 1966 “A aplicação do que dispõe esta Lei, a verificação e a fiscalização do exercício e atividades das profissões nela reguladas serão exercidas por um Conselho Federal de Engenharia, e Agronomia (Confea), e Conselhos ArquiteturaRegionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), organizados de forma a assegurarem unidade de ação”.

CREA AP CREA AC CREA MA CREA PR CREA AM CREA CE CREA PA CREA DF CREA RJ CREA-MG CREA-AL CREA PB CREA-MS CREA BA CREA MT Um único servidor, responsabilizado por todo o Sistema de Integração. Fácil para qualquer novo Crea que queira aderir ao Sistema. De fácil implementação, já que teremos que focar todos os nossos esforços tecnológicos em um único lugar. Também pode parecer ser responsabilidade demais para um único servidor. Mas existem diversas formas de garantir a confiabilidade, autenticidade e estabilidade do servidor. CREA PI CREA TO CREA SE CREA RO CREA RR CREA PE CREA SC CREA RS CREA RN CREA SP CREA ES IM 131 6

O que o Sistema Confea/Crea e Mútua faz Regulamenta a profissão: normatiza o exercício de mais de 300 campos de atividades profissionais. Assegura a qualidade: fiscaliza milhares de serviços, obras e os empreendimentos da área tecnológica. Habilita para o trabalho: a carteira EXPEDIDA PELO Sistema Confea/Crea é a IDENTIDADE NACIONAL dos profissionais. Atende em todo o País: rede de prestação de serviços com cerca de 500 unidades. Valoriza as profissões: por meio da revisão dos marcos legais do Sistema, da atuação parlamentar e de representações institucionais junto ao Poder Público. xxxxxx

Anotação de Responsabilidade Técnica – ART Lei nº 6.496 - De 7 DE DEZ 1977 Selo de qualidade do bom profissional e da empresa cidadã. Garante a qualidade dos serviços contratados; Protege a sociedade contra o exercício ilegal da profissão; Cria o acervo profissional pessoal OUTRAS QUALIDADES Confere legitimidade documental, Assegura a fé pública, a Autoria, a Responsabilidade e a Participação técnica em cada obra ou serviço. Sua falta sujeitará o profissional a penalidades.

Organização do Confea ÁGUA É VIDA ENERGIA É RIQUEZA O Confea, tem o Plenário formado por dezoito conselheiros federais como Orgão Máximo, COMPOSTO de 5 comissões Permanentes, CAIS, CEEP, CEAP, CCSS E CONP; Instâncias Consultivas - as Coordenadorias Nacionais de Câmaras Especializadas (CNCE): Agronomia; Agrimensura; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Industrial; Engenharia Química; Segurança do Trabalho; Geologia e Minas e Comissão de Ética dos Creas; Colegiados Consultivos: Colégio de Presidentes (CP) e Colégio de Entidades Nacionais (Cden).

Número de profissionais ‘

O Sistema Confea/Crea – Setembro de 2015 (*) Profis. AC 0,19 % AL O,65 % AM 1,23 % AP 0,17 % BA 5,68 % CE 1,89 % DF 1,71 % ES 2,50 % GO 2,26 % MA 1,08 % MG 12,11% MS 0,92 % MT 1,52 % PA 2,73 % PB 1,01 % PE 2,70 % PI 0,58 % PR 5,59 % RJ 16,35% RN 1,35 % RO 0,42 % RR 0,13 % RS 6,38 % SC 3,58 % SE 0,70 % SP 26,28 % TO 0,31 % Profissionais Registrados: 1.381.424 (*) Empresas registradas: 300.000 (**) Conselheiros Regionais: 1592 Entidades nacionais: 25 Entidades de Classe Superior : 530 Entidades de Classe Nível Médio: 36 Instituições de Ensino Superior: 210 Inspetorias: 526 Agentes de Fiscalização: 825 Títulos Profissionais: 307

Atuação parlamentar    O Confea atua junto ao Congresso Nacional, visando à aprovação de projetos em defesa dos profissionais e da sociedade, como o que reconhece como PLC 13/2013, Carreiras Essenciais de Estado; PL 6014 – 2013, Inspeção Técnica de Edificação, importante para a segurança e o bem estar humano, social e equilíbrio ambiental . A companha Projetos de lei que interferem nas atribuições dos Profissionais do Sistema, como o Projeto de Lei 1016/2015, que impede que Engenheiros agrônomos continuem a exercer a Zootecnia. t

Iniciativas junto à sociedade    Iniciativas junto à sociedade Com o objetivo de buscar soluções para a atual onda de desemprego no setor tecnológico, o Sistema Confea/Crea e Mútua participa do Fórum Permanente da Câmara dos Deputados para tratar da Valorização da Engenharia e do Brasil. t

Iniciativas junto à sociedade    Iniciativas junto à sociedade O Sistema Confea/Crea e Mútua assinou o manifesto “Pela Engenharia, a favor do Brasil”, apoiando o movimento de combate à corrupção e preservando as empresas, os projetos estratégicos, os empregos e o conhecimento técnico-científico, elementos indispensáveis à construção do Brasil.

Iniciativas junto à sociedade    Iniciativas junto à sociedade O Confea assinou Acordo de Cooperação, em maio/2015, com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), visando adaptação de prédios públicos às exigências da Lei de Acessibilidade (Lei nº 10.048/2010).

Iniciativas junto à sociedade    Iniciativas junto à sociedade  Apoio e incentivo à participação dos profissionais no abaixo-assinado da campanha “10 Medidas contra a Corrupção”, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) www.confea.org.br

Iniciativas junto à sociedade    Iniciativas junto à sociedade O debate em torno de temas emergentes como a inovação e as Perspectivas para os Setores Elétrico e Hídrico são preocupações do Confea.

Iniciativas junto à sociedade    Iniciativas junto à sociedade Envio de correspondências para todas as prefeituras do País; e Campanha no site CONFEA, evidenciando a importância de contratar profissionais regulamentados.

Inserção Internacional No Mercosul atuamos junto ao CIAM, cujos trabalhos serão concluídos até o final de 2015, com vistas ao livre trânsito de profissionais nos países integrantes do Mercosul. A valorização da Engenharia brasileira através da integração do Confea com entidades internacionais como a: Upadi - União Panamericana de Associações de Engenheiros presidida pelo engenheiro civil José Tadeu da Silva; e a FMOI - Federação Mundial de Associações de Organizações de Engenharia a ser presidida, ainda em 2015, por outro brasileiro, o engenheiro mecânico Jorge Spitalnik.   

Inserção Internacional Lastreados no Tratado de Amizade dos Governos do Brasil e Portugal, o Confea – Conselho Federal de Engenharia e Agronomiae A OEP – Ordem de Engenheiros de Portugal, firmam Termo de Reciprocidade para validade dos registros nos profissionais nos respectivos territórios, reciprocamente.   

Obrigado! Eng. Agrimensor e Civil José Borges de Sousa Araújo    Eng. Agrimensor e Civil José Borges de Sousa Araújo Conselheiro Federal/PI araujojbs2001@gmail.com.