BRINCANDO ME ALFABETIZEI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A APRENDIZADEM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA ALFABÉTICO: POR QUE É IMPORTANTE SISTEMATIZAR O ENSINO?
Advertisements

PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ENSINAR BEM É ...
Dicas de como orientar seus estudos
Presidente Venceslau São Paulo Prof. Luci Mara Colette
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
DIVERSIDADE E VALORES:
HETEROGENEIDADE “Diferentes percursos, direitos iguais”
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
Rotina na Alfabetização:
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
Jogos e brincadeiras Quais jogos ou brincadeiras foram marcantes na sua vida escolar?
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação GEPFICA-Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização Pacto Nacional.
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Componentes do grupo: Hilda Fátima e Tânia
HETEROGENEIDADE “Diferentes percursos, Direitos iguais”
Práticas Pedagógicas e Síndrome de Down
Práticas Pedagógicas e Síndrome de Down
ACADÊMICA: SABRINA KELLER ORIENTADORA: CLARA MARIA FURTADO
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
Acadêmicas Bolsistas: Daiane Zimmermann Jéssica Monique Buss Jessíca Schlindwein Mayara Riffel Coordenadora de Área: Dra. Clarice Pires de Carvalho Supervisora:
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
Planejamento de Aula Aula de Ciências Professora Viviane C. Bertoldo
MAIO Escola Municipal de Educação Básica Osvaldo Ludovico Fukner Acadêmicos: Amanda Dalbosco Gislaine Grepa Jeferson de Souza Valmir Melo Junior Professor.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
J ULHO Escola Municipal de Educação Básica Osvaldo Ludovico Fukner Acadêmicos: Amanda Dalbosco Gislaine Grepa Jeferson de Souza Valmir Melo Junior Professor.
ESCOLA MARGARIDA PARDELHAS
Organização do Trabalho docente “O registro e a garantia de continuidade das aprendizagens no Ciclo da Alfabetização” UNIDADE 8.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
Software Social na Educação. A utilização de softwares social no cotidiano escolar é indicado para vários níveis de conhecimento, compreensão, aplicação,
Planejamento da Rotina Semanal
Equipe de ciências da SME: Henrique Gomes Kelly Aguiar Santina Bordini
Ano 2 Unidade 1.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
PROJETO.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Papéis do brincar e do jogar na aprendizagem do SND
BRINQUEDO E BRINCAR Portfólio
PROFª Leila de Souza Ganem
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
PROFª. Leila de Souza Ganem
Lilian Carina Shirley Rangel Orientadora Marta
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
E.M.E.F.MAL.Eurico Gaspar Dutra
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
Alfabetização Na Perspectiva do Letramento
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Material Institucional - Núcleo de Atendimento ao Discente - PROENS
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
BRINCADEIRAS DE TODOS OS TEMPOS
Carmen Cinara Edrimara Mirtes Pomerode, 14 de setembro.
3º ANO ALFABETIZAÇÃO ESCRITA
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
Crítica à concepção de currículo cristalizado
A importância dos jogos na aprendizagem matemática
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Universidade Federal Do Pampa campus Jaguarão Curso Licenciatura em Pedagogia Bolsista: Tatiane Silveira Conceição Coordenadora: Patrícia Moura Supervisora:
Transcrição da apresentação:

BRINCANDO ME ALFABETIZEI Objetivo Geral: O projeto tem como objetivo alfabetizar e letrar crianças com suas necessidades individuais no seu processo de construção do conhecimento (aprendizagem) por meio do lúdico.

O lúdico precisa estar inserido no processo de ensino, pois alfabetização e letramento estão interligados e um depende do outro. Nosso projeto BRINCANDO ME ALFABETIZEI, teve início em maio de 2015, ao iniciarmos atividades sobre a Festa Junina, por meio de cantigas fazendo referência ao evento, dança, listas de palavras, frases e produção de texto coletiva.

Produzindo listas de palavras coletiva na quadro Produzindo listas de palavras coletiva na quadro. Após, iniciamos vestindo as camisas alfabéticas aleatoriamente.

Quando nos desafiamos a fazer esse trabalho pedagógico, nos perguntamos o que queríamos alcançar, quais eram os nossos objetivos e partindo desse contexto, nos propusemos a nos esforçar para que o projeto “Brincando me alfabetizei” fosse iniciado.

Quando a escrita faz parte do seu meio cultural, também constrói conhecimento sobre a escrita, leitura e também no raciocínio matemático. O lúdico vem transformar nossas aulas mais significativas e interessantes, onde estão aprendendo e ao mesmo tempo brincando.

Trabalho coletivo chegando no produto final que era montar a palavra desafiada.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Tornar as crianças alfabetizadas e letradas, questionadoras que ao brincar façam uso da ação imaginária, cooperando com os colegas, seguindo sempre as regras de jogos, brincadeiras. Saber fazer o uso da leitura, escrita, raciocínio matemático na vida social em que leva.

COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS * Afetividade, colaboração e compreensão nos trabalhos em grupos; * Trabalhos artísticos; * Autoestima; * Segurança; * Controle dos impulsos; * Prestatividade e solidariedade; * Sinceridade; * Saber ouvir e falar na hora certa; * Administração das emoções e impulsos (saber perder e esperar a vez); * Trabalhando o alfabeto, formando sílabas, palavras e construção de frases e pequenos textos; * Noções de quantidade; associar o número á quantidade e a escrita;

Raciocínio matemático (cálculos de adição, subtração); * Raciocínio matemático (cálculos de adição, subtração); * Desafios matemáticos (fazer com que eles construam o problema a partir de parcelas dadas a eles); * Ordem crescente / decrescente; maior/menor; número que está faltando; * Percepção visual; * Lateralidade (noção espacial), coordenação.

ESTRATÉGIAS Construir em sala de aula com os alunos, brincadeiras e jogos com materiais reciclados; Registrar por meio de fotos das crianças construindo e participando dos jogos e brincadeiras distribuídas em grupos ou duplas; Conversar com o grupo sobre a importância de se obedecer as regras dos jogos e de comportamento; Procurar estimular sempre os alunos com autoestima baixa e aqueles que são inseguros ou dispersos, por meio de elogios a fim de aumentar sua autoestima; Realizar debates sobre as atitudes positivas e negativas levando-os a uma reflexão; Confecção de mural com fotos em momentos diversos da aprendizagem.

CONCLUSÃO Podemos concluir que o projeto pedagógico BRINCANDO ME ALFABETIZEI, fez com que o ensino aprendizagem das crianças evoluíssem de maneira gradativa, tendo em vista que na alfabetização para obtermos bons resultados é preciso planejar as aulas com objetivos claros e precisos, com materiais concretos e replanejar se for preciso.

REFERÊNCIAS PNAIC, 2013 (Prefeitura Municipal de Pomerode), Mattos de Lourdes, Elizete . Brincando e aprendendo. Vale das letras www.ceducaprofissional.com.br Alfabetização e Letramento: Perspectivas e desafios no cotidiano escolar.

Anexos