02 de Setembro 2015. Missão Assegurar adequada prestação de serviços aos consumidores e a sustentabilidade dos operadores nos sectores de energia, água,

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02 de Setembro 2015

Missão Assegurar adequada prestação de serviços aos consumidores e a sustentabilidade dos operadores nos sectores de energia, água, transportes colectivos urbanos e marítimos de passageiros, através de uma regulação independente

Visão Ser uma Entidade Reguladora de Referência

Valores Compromisso – agir no sentido de assegurar os direitos e deveres dos operadores e dos consumidores dos sectores regulados Independência – Tomar decisões regulatórias baseadas em competências técnicas e isentas de influências que possam comprometer os resultados Integridade – Actuar com honestidade, ética, profissionalismo e responsabilidade, defendendo sempre a verdade, em prol do interesse público

Profissionalismo – Dedicar o melhor esforço no cumprimento das tarefas confiadas, procurando, de forma contínua, aperfeiçoar e actualizar os conhecimentos, tendo em vista a manutenção ou melhoria de capacidades profissionais Transparência – Adoptar processos de regulação transparentes que conduzam a decisões bem fundamentadas, baseadas em regras claras e cuja aplicação seja congruente, dando ênfase à publicidade e à prestação de contas de seus actos, ressalvadas as hipóteses de confidencialidade

Confidencialidade – Eleger os princípios de reserva e discrição relativamente aos factos e informações de que se tenha conhecimento no exercício de funções ou por causa delas e que não se destinem a divulgação externa. Excelência – Buscar o melhoramento contínuo dos processos de regulação para alcançar os mais altos padrões de qualidade nas tarefas e nas actividades realizadas, visando sempre a optimização dos recursos.

Atribuições Regular o acesso às actividades dos sectores de energia, água, transportes colectivos urbanos de passageiros e transportes marítimos de passageiros Garantir a existência de condições que permitam satisfazer, de forma eficiente, a procura da prestação dos serviços que envolvam os sectores regulados Proteger o equilíbrio económico-financeiro dos prestadores de serviços por ela regulados Garantir aos titulares de concessões, licenças de operação ou outros contratos a existência de condições que lhes permitam o cumprimento das obrigações decorrentes desses instrumentos

Garantir, nas actividades reguladas que prestam serviço de interesse geral, as competentes obrigações de serviço púbico ou obrigações de serviço universal Proteger os direito e interesses dos consumidores designadamente, em matéria de preços tarifas, e qualidade do serviço prestado Assegurar a objectividade das regras de regulação e a transparência das relações comerciais entre os operadores dos sectores regulados e entre estes e os consumidores Velar pela aplicação e fiscalização do cumprimento por parte dos operadores das disposições dos respectivos títulos de exercício de actividades ou contratos

Coordenar com a entidade competente a aplicação da lei da concorrência nos sectores regulados Contribuir para a progressiva melhoria das condições económicas nos sectores regulados, estimulando nomeadamente, a adopção de práticas que promovam a utilização eficiente dos bens Promover a informação e o esclarecimento dos consumidores em coordenação com as entidades competentes

Organigrama Planeamento e Controlo de Gestão Sistemas de Informação Comunicação Gestão dos Recursos DOMÍNIO S Económico, Financeiro e da Prospectiva Transporte Água Energia Tarifário, Preços e Qualidade Atendimentos Jurídico Gabinete de Apoio ao CA Conselho Fiscal Conselho de Administração Conselho Consultivo

Objectivos estratégicos Garantir o nível adequado de prestação dos serviços regulados Promover competitividade da economia Aumentar nível de satisfação (sociedade em geral) Melhorar o acesso e a qualidade de serviço prestado pelas reguladas Promover a sustentabilidade e incentivar a eficiência económica na prestação dos serviços regulados Apoiar na formulação de políticas e processos de reformas sectoriais

Assegurar o relacionamento harmonioso entre operadores e entre operadores e consumidores Aperfeiçoar/reforçar arcabouço normativo e regulatório Reforçar a monitorização e fiscalização Aperfeiçoar mecanismo de transparência Implementar gestão orientada para processos e resultados Desenvolver o sistema de informação

Ampliar, consolidar e desenvolver os Recursos Humanos Aumentar conhecimento dos sectores e ambientes envolventes Optimizar a mobilização e utilização de recursos e meios e garantir autonomia financeira

Objectivos Regulatórios Sustentabilidade: assegurar a sustentabilidade do serviço no tempo, permitindo a cobertura dos económicos dos operadores. Eficiência alocativa: preços = custo marginal Eficiência produtiva: minimização de custos Equidade: evitar discriminação indevida (serviço universal)

Mecanismos Regulatórios Taxa de retorno (RoR) ou custo do serviço Preços máximos Combinação híbrida

Modelo Económico Financeiro

Regime de Concessão Contrato de concessão Preços Máximos (5 anos) Actividade de Produção Actividade de Distribuição e Comercialização a Regime de Licenciamento Concorrência (no mercado e para o mercado) Preço de Mercado Associado Custo Máximo Permitido com Critérios de Eficiência Sistema de fixação dos preços e tarifas na Electricidade

S ISTEMA DE FIXAÇÃO DOS PREÇOS E TARIFAS (C OMBUSTÍVEIS ) Aquisição/Compra de Combustível (Merc Externo) Actividade de Distribuição e Comercialização a P Concurso para escolher o operador Aquisição do Produto no Mercado Externo Preço de Mercado do produto (ref. PLATS) Regime de Licenciamento Contrato de Licenciamento (concorrência no mercado) Preços Máximos (período tarifário de 3 anos) Associado Custo Máximo Permitido com Critérios de Eficiência Preço de venda ao consumidor final é actualizado de 2 em 2 meses, em função do preço de referência PLATS

Desafios Implementação de um Sistema de Informação Regulatória Avaliação do impacto regulatório Reforço dos instrumentos regulatórios

Obrigada