Propaganda no Marketing Prof. Raphael Oliani

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como organizar um, sem esquecer nada
Advertisements

Agências de Notícias Imprensa Jovem
COMUNICAÇÃO DE MARKETING
Como organizar um, sem esquecer nada
Reconhecida como a mais sólida empresa de representação do Brasil, o Grupo Pereira de Souza vem ampliando sua rede de relacionamento com o mercado publicitário.
Redação Publicitária I
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Planejamento de Campanha – A3
Planejamento de Campanha – A2
Publicidade e Propaganda
Briefing relacionamento com o cliente
Publicidade e Propaganda conceitos e categoria.
Publicidade e Propaganda – Categorias e conceitos
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categorias
PUBLICIDADE E PROPAGANDA – CATEGORIAS E CONCEITOS
Propaganda a Alma do Negócio
A Abordagem da Mudança Social Baseada no Marketing Social
“A imaginação é mais importante que o conhecimento” (Einstein)
Publicidade e Propaganda: Categorias e Conceitos
Fernanda Versiani de Paula 1PPM
Publicidade e Propaganda: Categorias e Conceitos
1: nome e descrição da marca, produto ou serviço
AULA 3. Idéia é puramente criação???? Não é somente criação Por que??? Porque existem outros recursos que são importantes no processo, como produção de.
AULA 3. Idéia é puramente criação???? Não é somente criação Por que??? Porque existem outros recursos que são importantes no processo, como produção de.
O plano de campanha.
Planejamento de Mídia Fátima Atsuko MÓDULO 1
Comunicação Publicitária e Criatividade
Primeiro Passo da Etapa 1
T.G.A – Estética Planejamento Estratégico de Negócios
Publicidade e propaganda
Curso de Marketing: Foco em Cooperativa
Briefing.
BRIEFING para produção fotográfica.
Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp.
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Strategy Business Game
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I
Práticas Investigativas em Publicidade Lançamento de Produto
Processo de Decisão de Tomadas
A Propaganda e Suas Características
Publicidade e Propaganda
Práticas em Publicidade e Propaganda Carlos Freire 2014.
SIM - (Sistema de Informação em MKT)
MÍDIA - Introdução PP – UFPE –
Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014
MÍDIA O QUE É MÍDIA NA PUBLICIDADE Significa meios de comunicação em massa. Meios convencionais de mídia: rádio, jornal, televisão,revista. As emissoras.
Aplicativos Web – Web Design
Redação publicitária I
AV2- CAMPANHA INSTITUCIONAL
REGRAS DO JOGO.
Planej. Mídia Claudia R. Bouman.
Pesquisa de Mercado Aula 2 18/08/2010
Projeto Experimental em Publicidade Lançamento de Produto Integrantes do grupo 1 o Semestre de 2009.
BRIEFING DE WEB SITE.
O plano de Comunicação Como escrever?.
Briefing. Processo inicial..
Antônio Nogueira – 1 semestre Como se inicia uma campanha publicitaria e qual sua relação com o cliente? O processo de uma campanha se inicia conhecendo.
Vamos começar o trabalho
Roteiro de Briefing - Dados do Produto
Aula 5. Projeto de pesquisa
Briefing Danielle Sampaio Rossi. Processo para criação: O ideal é que o briefing seja elaborado pelo cliente. Mas na pratica não é o que acontece. Nesse.
Planejamento de Mídia Informações Básicas Objetivos - de Marketing
2010 MIX 4º Semestre PP e RP TEMA GERAL: COMUNICAÇÃO POLÍTICA
Estratégias de Promoção
Briefing Jéssica Rayani da Rocha Francé 1PP NOITE.
Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014
1 DISCIPLINA – Projeto Experimental I Profa. Adriana Nadaes.
AVALIAÇÃO FORMATIVA 3.
O PROJETO DE PESQUISA Uma pesquisa é um todo integrado e suas partes devem estar intrinsecamente correlacionadas formando uma unidade em que cada uma delas.
Transcrição da apresentação:

Propaganda no Marketing Prof. Raphael Oliani

Propaganda no Marketing Aula 5 * Planejamento de Mídia

Planejamento de Mídia Independente do tipo de produto, campanha ou tamanho, qualquer Plano de mídia deve ser constituído por três grandes partes, e uma quarta, os anexos, que poderá entrar ou não, de acordo com a necessidade: A- Informações básicas B- Objetivos C- Estratégias D- Anexos

Planejamento de Mídia - Informações Básicas O alicerce do Plano são as informações que devem constar na sua primeira parte, chamadas de Informações Básicas. Trata-se de toda e qualquer informação que possa contribuir para orientar, definir e justificar as decisões contidas no Plano. A maior parte das informações básicas geralmente vem do briefing de mídia passado pelo cliente, mas isso não quer dizer que não possam ser obtidas informações também de outras fontes: levantamentos especiais feitos pela agência, dados de pesquisas de mercado e de mídia, artigos de imprensa e quaisquer outras fontes de informações. Essa parte deve conter, no mínimo, os itens a seguir, muitos deles extraídos do briefing passado à agência pelo cliente: 1. Produto 2. Mercado 3. Concorrência 4. Target (público-alvo) 5. Objetivos de marketing 6. Verba e período

Planejamento de Mídia - Objetivos É a parte vital para o bom desenvolvimento do Plano porque as soluções mais adequadas dependem da precisa definição dos objetivos. São dois os objetivos: 1. Objetivos de comunicação Devem fazer referência ao estilo, tema e conteúdo das peças criativas, a fim de justificar o uso dos meios, veículos, horários, posições, colocações e seções mais adequadas. Neste item o Plano precisa mencionar também o nível de conhecimento de marca que se quer atingir ou aumentar. E quais os principais aspectos que a campanha pretende ressaltar ao público. A colaboração do anunciante neste item deve ser vista por quem estiver fazendo o Plano de mídia como uma concordância antecipada ao que constará nele. 2. Objetivos de mídia Devem ser estabelecidos em função das seguintes circunstâncias: 2.1 Quanto aos níveis de cobertura sobre o target; 2.2 Quanto às funções que os meios de comunicação deverão exercer na campanha, a fim de atender aos objetivos de marketing e comunicação; 2.3 Quanto à abrangência geográfica que a campanha deve cobrir.

Planejamento de Mídia - Estratégias Idealmente, as referências aos itens que compõem esta parte do Plano, contendo argumentações, justificativas e detalhes de como serão usados, merecem receber uma explanação integrada, já que eles não existem isoladamente para efeito de veiculação, e qualquer um deles pode definir os demais. Haverá casos em que o conteúdo criativo das peças conduzirá aos meios mais adequados. Outros, em que a escolha antecipada dos meios definirá as peças. E situações em que havendo necessidade de veiculação em determinados mercados, a partir daí os meios serão escolhidos: 1. Mercados/Meios/Peças e formatos 2. Níveis de veiculação 3. Táticas 4. Cronograma de veiculação 5. Programações básicas 6. Resumo da verba

Planejamento de Mídia - Anexos É importante que todo Plano venha sempre acompanhado pelos rankings de custo por mil de cada meio programado; porque se nos mapas de programações há os programas e veículos selecionados, é nos rankings que o cliente irá ver aqueles que não foram programados. E pode até descobrir algumas injustiças, pois afinal nenhum mídia é infalível. Estudos de simulações, qualificação, dados de mercados e outras informações, também devem estar no anexo para não atrapalharem a leitura e o raciocínio do Plano.

Pecados e Vitudes de Um Plano de Mídia Nem todos os Planos são um primor de qualidade e virtudes. Existe a situação em que a agência peca pela concisão: o cliente recebe Planos tão resumidos, que parecem charts de um audiovisual. E provavelmente será justamente sobre um assunto em que faltou o áudio, que o diretor de marketing vai fazer muitas perguntas à agência. E nessa hora toda a agência desejaria que o mídia tivesse ido anexado ao Plano. Um Plano de mídia profissionalmente correto deve: Ser um documento completo, sem ser redundante. Não ser superficial, mas também não se emaranhar na erudição. Ser à prova de dúvidas, sem ser didático. Ter um raciocínio lógico e coerente, sem se resumir numa única folha de cronograma com resumos de verbas e GRP. Ser o conjunto de soluções mais rentáveis e adequadas para veicular às peças da campanha, e, principalmente, deixar o cliente e o chefe dele, convencidos disso.