A HISTÓRIA DO MEU NOME 4ºANO B

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA
Advertisements

O Grupo Social Escolar Os espaços físicos da Escola
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
PROJETO PEDAGÓGICO.
2º encontro – Professores Maio de 2012
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
Máscaras Africanas.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
AVALIAÇÃO NA ESCOLA INCLUSIVA.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Como a Criança Pequena se Desenvolve
O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA PROFESSORAS: Janete de Andrade Souza Garcia 2º Ano Suzana Mª Blasque.
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
O conteúdo.
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
Quando falamos em aprender...
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
Jogos e brincadeiras Quais jogos ou brincadeiras foram marcantes na sua vida escolar?
O brincar e a matemática
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
CULTURA NOSSO ESPAÇO EM COMUM
Coordenadora:Cristiane Lima e Erika Quintanilha
REUNIÃO DE PAIS Pré – escola I
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
PROJETO DIA DAS MÃES DURAÇÃO: 1 SEMANA TEMA: EU TE AMO MÃE.
BULLYING O QUE E ???.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Planejamento da Rotina Semanal
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL
PROJETO.
Tema central e eixos temáticos
Da avaliação ao acompanhamento
1 Unidade A sociedade dos indivíduos
ABORDAGENS EDUCACIONAIS
Conceitos, Propostas e recursos metodológicos
PEI – Programa Educacional Individualizado
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
BRINCADEIRAS DE TODOS OS TEMPOS
QUANDO A AMIZADE É UM PRESENTE
“Um país se faz de homens e livros”
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
PROJETO O VISITANTE TURMA: Jardim II PROFESSORA: Ana Rita P R Oliveira
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Good day all colors Curso: LETRAS
Escola: Coopen Série: 4º ano Aluna: Maria Clara. Cultura O conceito de cultura pode ser compreendido como um conjunto de ideias, de práticas sociais de.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
EVENTO DE ESPORTE EDUCACIONAL
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
TRABALHO COLABORATIVO
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

A HISTÓRIA DO MEU NOME 4ºANO B

Apresentação   A atividade “ HISTÓRIA DO MEU NOME”, como objetivo favorecer novas interações e ampliar o conhecimento da criança a respeito de si mesma e dos outros, visando responder as seguintes problematizações: Qual a importância de meu nome? Quem faz parte da minha família? Quais são as pessoas que convivem comigo na escola? Por que é importante termos amigos?

 JUSTIFICATIVA: A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola é um universo social diferente do da família. Esse contexto favorece novas interações, ampliando seus conhecimentos a respeito de si e dos outros.        Dessa forma elaborou-se a escolha desta atividade, com o objetivo de possibilitar aos alunos o conhecimento de si, levando-os a descobrir a origem do seu nome identificando que apresentam uma identidade em construção. Foi possível estimular a percepção do aluno como sujeito integrante de um conjunto de pessoas seja em casa, na escola e na comunidade, e que acima de tudo são muito importantes. 

OBJETIVOS Conhecer a história de seu nome e seu significado; Compreender a história de seus colegas; Conhecer e respeitar os diferentes costumes das famílias, grupos e povos; Desenvolver habilidades sociais; Identificar fontes históricas sobre sua vida; Integrar dados pessoais relacionados a sua pessoa; Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano; Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão; Desenvolver e explorar a produção da arte através do desenho, música e brincadeiras; Desenvolver a autoestima; Desenvolver o auto conceito positivo através da afetividade;

Desenvolvimento Esta atividade foi escolhida pelos alunos do 4º ano B. Os pais colaboraram contando sobre a história dos nomes de seus filhos. Inicialmente conversaram com os pais e depois preencheram o Mundo Leitor páginas 52 e 53. Depois gravamos o vídeo da história de seus nomes. Os alunos interagiram falando sobre a história de cada um.

Apresentação