Carmen Cinara Edrimara Mirtes Pomerode, 14 de setembro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nazaré Marta M. C. Lazarone
Advertisements

Professora: Danielle Palagano da Rocha Escola Estadual Reynaldo Massi.
CLARICE LISPECTOR (1920 – 1977) Medo da eternidade.
PROJETO TEMÁTICO ÁGUA Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA “A HETEROGENEIDADE.
Jardim de Infância Dr Luiz Silveira Professora: Dalva Projeto: O Mundo Encantado Detonador: Visita a biblioteca.
ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO PROFESSORAS: Miria Zwirtes e Joseli Calderari Bustolim PLANO DE AULA Tema da aula: Família Série: 2º ano.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
OS TRÊS PORQUINHOS.
III Encontro de Boas Práticas
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Projeto Interdisciplinar
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
Linguagem, alfabetização e letramento
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Jogos e brincadeiras Quais jogos ou brincadeiras foram marcantes na sua vida escolar?
Uma escola ALFABETIZADORA
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Planejamento PNAIC 2014.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Modelo de Relato da Sequência Didática tema: indicar qual
A inter-relação entre a matemática e as demais disciplinas
Letramentos Definição a partir de Kleiman – um conjunto de práticas discursivas que envolvem os usos da escrita _____________________ “Construção da.
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Roteiro Pedagógico de CIÊNCIAS
Projetos Literários na
Normatização para apresentações
ESCOLA MARGARIDA PARDELHAS
Organizando o trabalho pedagógico
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
Desenvolvimento da Consciência Fonológica
LEITURA COMPARTILHADA
Planejamento da Rotina Semanal
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014
TEMA: PRODUÇÃO TEXTUAL
Ano 2 Unidade 1.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
PROJETO.
Projeto: Reescrita de histórias conhecidas
PROJETO: LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO INICIAL
PROFª Leila de Souza Ganem
Etapas de uma sequência didática
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
ORIENTAÇÕES SOBRE PLANEJAMENTO.
PROFª. Leila de Souza Ganem
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1º ANO LEITURA E ESCRITA
Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina
PROJETO OS ANIMAIS.
Animais conhecer para cuidar
GÊNERO TEXTUAL FÁBULA A FÁBULA é uma narrativa curta que trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza e a lerdeza,
Escola Municipal Patrícia Jonas Sant’Anna Trabalhos realizados no LIED O.T.: Roberta Cristane.
BRINCANDO ME ALFABETIZEI
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
PROJETO O VISITANTE TURMA: Jardim II PROFESSORA: Ana Rita P R Oliveira
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
LINGUA PORTUGUESA. LINGUA PORTUGUESA Leitura e Interpretação Atividades do livro didático e atividades complementares Gramática e Ortografia Produção.
UME PROF. ANTÔNIO DEMÓSTENES DE SOUZA BRITTO
ESCOLA MUNICIPAL SANTO RAFAGNIN
TRABALHO COLABORATIVO
Formação continuada 2º Encontro
Título da apresentação aqui Por / Nomes dos Oradores aqui inseridos, Nome Simulado, Outro Nome Simulado Aqui, Outro Nome, Nome Simulado, Outro Nome, Outro.
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

Carmen Cinara Edrimara Mirtes Pomerode, 14 de setembro. PNAIC – 2015 Leitura e interdisciplinaridade no Processo de alfabetização: Experiências Docentes Carmen Cinara Edrimara Mirtes Pomerode, 14 de setembro.

Relato de Experiência de uma professora usando uma sequência didática com o livro: VIVIANA, a Rainha do Pijama.

Comparativo das experiências: Viviana, a Rainha do Pijama Envolvendo Português, Ciências, Geografia e Matemática. A Professora buscou explorar o texto, estimulando as crianças utilizar diferentes estratégias de leitura. A professora fez leitura deleite e trabalhou convites com os alunos. Tarsila e o Papagaio Juvenal Envolvendo Português, Ciências, Matemática, Artes. A Professora buscou explorar o texto, estimulando as crianças utilizar diferentes estratégias de leitura, releitura e reescrita. A professora explorou todo o contexto do livro e trabalhou a parte escrita e gráfica dos livros que as crianças produziram.

1 semana - 5 aulas Conteúdos trabalhados: Estratégias de leitura Habilidades de leitura Interpretação de texto. Conversação, oralidade. Características do meio ambiente. Recursos, água. Lista de animais Sistema alfabético Construção de palavras Conhecimentos matemáticos(tabela, quantidade) Conteúdos trabalhados: Estratégias de leitura professor e ora alunos. Habilidades de leitura Interpretação de texto. Conversação, oralidade. Rimas, versos, pontuação, ortografia. Ordem alfabética (nome da equipe) e Alguém homenageado. Nomes de animais e (substantivos próprio) Sistema alfabético Construção de palavras, frases, texto. Conhecimentos matemáticos: (paginação, ordem), divisão Ilustrar o cenário da escrita (desenho de interpretação).