Marketing de Serviços Marketing de Relacionamento Natália Xavier Bueno.

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Transcrição da apresentação:

Marketing de Serviços Marketing de Relacionamento Natália Xavier Bueno

Marketing de Relacionamento: estabelecer laços de confiança, garantir a satisfação do consumidor e conquistar sua lealdade.

Gronröos (1995, p. 7): O papel do marketing de relacionamento é identificar, estabelecer, manter e realçar relacionamentos com consumidores e outros stakeholders, para que os objetivos de todas as partes sejam alcançados. Isso é feito a partir de trocas mútuas entre as partes e cumprimento das promessas feitas. GRÖNROOS, C. MARKETING: GERENCIAMENTO E SERVIÇOS – A competição por serviços na hora da verdade. Rio de Janeiro: Campus, p.

Marketing como performance  Marketing como processo Performance: fluxo de bens e serviços do produtor para o usuário; Processo: demanda de bens e serviços satisfeita pela concepção, promoção, troca e distribuição física. AS ESCOLAS DE PENSAMENTO DE MARKETING

No período pré-Primeira Guerra: preço e produto/produção e venda. Objetivo: redução de custos. Visão micro-econômica convencional, concentrada na demanda e suprimento. AS ESCOLAS DE PENSAMENTO DE MARKETING

Globalização e revolução tecnológica: foco no cliente. O marketing é muito mais do que uma função isolada – é uma filosofia que orienta toda a organização. A meta do marketing é satisfazer o cliente de forma lucrativa, criando relação de valor com clientes importantes. KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. Rio de janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora, AS ESCOLAS DE PENSAMENTO DE MARKETING

Palmer, Lindgreen e Vanhamme (2005) pontuam uma série de mudanças no macro-ambiente que impulsionaram o surgimento de novas vertentes no marketing: o declínio das técnicas tradicionais de marketing de massa, com consumidores mais exigentes; saturação dos mercados; novas tecnologias para lançamento de novas soluções em produtos; crescimento da competição e dos mercados globais. AS ESCOLAS DE PENSAMENTO DE MARKETING

Escolas de pensamento de marketing na perspectiva: Econômica; Não-econômica; Interativa; Não-interativa. AS ESCOLAS DE PENSAMENTO DE MARKETING

Econômica: satisfazer as necessidades básicas dos consumidores de forma a maximizar os lucros. Estas escolas consideram variáveis como eficiência de produção e distribuição, preço das entradas e saídas e níveis de renda do consumidor. Não-econômica: preocupam-se com as influências de fatores sociais e psicológicos no comportamento dos agentes do marketing. AS ESCOLAS DE PENSAMENTO DE MARKETING

Interativa: equilíbrio de poder entre compradores e vendedores no mercado. Não-interativa: tratam da influência das atividades de um agente de marketing nos outros agentes, tendo como foco a persuasão ou a compra/venda. AS ESCOLAS DE PENSAMENTO DE MARKETING

Econômica e Não-interativa: Commodity, Funcional e Regional. Econômica e Interativa: Institucional, Funcionalista e Gerencial. Não-econômica e Não-interativa: Comportamento do Consumidor, Macromarketing, Ativista. Não-econômica e Interativa: Dinâmicas Organizacionais, Sistemas e a Trocas Sociais. AS ESCOLAS DE PENSAMENTO DE MARKETING

Gronröos (1990, p. 7): O papel do marketing de relacionamento é identificar, estabelecer, manter e realçar relacionamentos com consumidores e outros stakeholders, para que os objetivos de todas as partes sejam alcançados. Isso é feito a partir de trocas mútuas entre as partes e cumprimento das promessas feitas. Morgan e Hunt (1994): Como todas as atividades de marketing direcionadas a estabelecer, desenvolver e manter relacionamentos bem sucedidos. Os autores ressaltam que o conceito apóia-se na idéia de que os consumidores possuem um valor contínuo e superior àquele valor individual e discreto das transações. MARKETING DE RELACIONAMENTO

Sua base é o conceito de que os consumidores possuem um valor contínuo e superior àquele valor individual e discreto das transações. O foco é, portanto, no relacionamento, em detrimento da transação. Hunt, Arnett e Madhavaram (2006) afirmam que, para ter sucesso, as empresas precisam devotar quantidades substanciais de recursos, por exemplo, em treinamento dos funcionários. MARKETING DE RELACIONAMENTO

Escola do Marketing de Relacionamento pode ser considerada uma escola de pensamento interativa, pois se reconhece a interdependência entre compradores e vendedores. Pode ser classificada também como não-econômica, pois leva em conta fatores sociais e aspectos psicológicos dos indivíduos e não apenas decisões baseadas nas disponibilidades econômicas dos consumidores. MARKETING DE RELACIONAMENTO