Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IX Seminário Nacional dos Centros Universitários ANACEU | CESUMAR
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
FORGES 2011 – LEITE & RAMOS Política de Avaliação da Docência Universitária: elementos para um debate em construção a partir de experiências.
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Flexibilização Curricular
FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
Prof. Emerson Luiz de Castro 21/08/2013
Políticas de Prevenção de Atendimento à Saúde dos Trabalhadores da Educação CONAE 2010 Maria de Fátima B. Abdalla
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
Políticas e instrumentos para a reorganização da Rede e-TEC Brasil
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Formação de Professores na UFMS:
GRUPOS AGÊNCIAS DE FOMENTOS Conquistas: Processo histórico de maior participação dos trabalhadores (as); Aumento de parcerias com o poder público; Ampliação.
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
Conferência Municipal de Educação
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES) Prof
Pautas do Forgrad 2008/2012 Chapecó, abril de 2012.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Universidade Federal de Uberlândia
Observatório da Educação Superior: políticas e práticas de formação de professores na universidade pública Maria Amélia S. Zainko, Prof.ª Dr.ª *
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa REGULAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: distintos horizontes na avaliação interna: autoavaliação.
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
CEDES - Educação & Sociedade III SEB, 28 de fevereiro 1 e 2 de março de 2011 PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO: QUESTÕES DESAFIADORAS E EMBATES EMBLEMÁTICOS Simpósio.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Desafios e Propostas do PNE para a educação superior
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA COMPROMISSO PELO ENSINO MÉDIO INTEGRAL.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)
FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Recife, 2013 Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
AVALIAÇÃO, GESTÃO E QUALIDADE
O que é uma universidade? Instituição/organização que compreende uma rede de relações entre comportamentos das pessoas que a constitui (Botomé, 1996),
Definição e priorização das ações de internacionalização a partir do modelo de referência Agosto de 2008 Tubarão/SC. Silvete Helena Heerdt Beatriz Peçanha.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Formação de Professores para a Educação Básica - DEB 2015.
Carmen Moreira de Castro Neves Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB A Formação de Professores para a Educação Básica na CAPES.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
.....e as políticas de formação formação.....e as políticas de formação formação CARMENISIA JACOBINA AIRES FE/UnB/FORUMDIR 2014.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Associação Universidade em Rede Profª Nara Maria Pimentel Universidade de Brasília - UnB Diretora de EaD/UnB Comitê de Coordenação Política da UniRede.
Senado Federal Comissão de Educação Cultura e Esporte Audiência Pública Marco Regulatório da Educação a Distância Prof. Dr. Luciano Sathler Associação.
Transcrição da apresentação:

Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa AS CRISES DA UNIVERSIDADE E A CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS: ALGUMAS REFLEXÕES Maria de Fátima Cóssio UFPEL/RS Rita de Cássia Rodriguez UFPEL/RS

Tensionamentos na Educação Superior Tensionamentos na Educação Superior Aumento da demanda por educação superior (necessidades de maior escolarização da população) Aumento da demanda por educação superior (necessidades de maior escolarização da população) Novas exigências de formação profissional decorrentes das alterações no mundo do trabalho Novas exigências de formação profissional decorrentes das alterações no mundo do trabalho Formas de gestão institucional baseadas na eficiência, eficácia, performance e na produtividade (gerencialismo) Formas de gestão institucional baseadas na eficiência, eficácia, performance e na produtividade (gerencialismo) Necessidade de recuperação da atratividade e credibilidade dos diplomas universitários (vinculação ao mercado) Necessidade de recuperação da atratividade e credibilidade dos diplomas universitários (vinculação ao mercado)

Tensionamentos na Educação Superior Tensionamentos na Educação Superior Tendência dos organismos internacionais (Banco Mundial, O.M.C.) em conceber a educação universitária como um “bem de consumo”, passível de comercialização Tendência dos organismos internacionais (Banco Mundial, O.M.C.) em conceber a educação universitária como um “bem de consumo”, passível de comercialização Impacto da globalização da informação e dos instrumentos tecnológicos, gerando novas relações com o conhecimento e sua difusão (educação à distância, universidades virtuais) Impacto da globalização da informação e dos instrumentos tecnológicos, gerando novas relações com o conhecimento e sua difusão (educação à distância, universidades virtuais) Novos padrões de qualidade e de comparabilidade entre instituições Novos padrões de qualidade e de comparabilidade entre instituições Apelos pela democratização interna e externa da universidade (acesso, permanência, participação) Apelos pela democratização interna e externa da universidade (acesso, permanência, participação)

Tensionamentos Crises da/na universidade

Crise de hegemonia: Contradição entre a produção da alta cultura, do pensamento crítico e complexo (funções tradicionais da Universidade) e a produção de conhecimentos instrumentais, úteis para a formação de mão de obra qualificada para o mercado. Crise de hegemonia: Contradição entre a produção da alta cultura, do pensamento crítico e complexo (funções tradicionais da Universidade) e a produção de conhecimentos instrumentais, úteis para a formação de mão de obra qualificada para o mercado. Crise de legitimidade: Contradição entre a hierarquização dos saberes especializados (modelo elitista e meritocrático) e as exigências sociais e políticas de democratização da Universidade (igualdade de condições de acesso e permanência). Crise de legitimidade: Contradição entre a hierarquização dos saberes especializados (modelo elitista e meritocrático) e as exigências sociais e políticas de democratização da Universidade (igualdade de condições de acesso e permanência). Crise institucional: Contradição entre a reivindicação da autonomia na definição dos valores e objetivos da Universidade e a pressão crescente para submetê-la aos critérios de eficiência e produtividade de natureza empresarial. Crise institucional: Contradição entre a reivindicação da autonomia na definição dos valores e objetivos da Universidade e a pressão crescente para submetê-la aos critérios de eficiência e produtividade de natureza empresarial.

Algumas políticas atuais - Ampliação do acesso (Reuni, Prouni, sistema de cotas) - Expansão da rede pública de ensino superior (novas instituições, interiorização) - Prodocência – Programa de consolidação das Licenciaturas - Pibid – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência

- Observatório da educação – Parceria entre CAPES, Inep e SECADI - Observatório da educação escolar indígena - PARFOR presencial – Licenciatura, segunda licenciatura e formação pedagógica

- Novos Talentos – Atividades extracurriculares para professores e alunos de educação básica - Programa de Apoio a Laboratório Interdisciplinares de Formação de Educadores – LIFE - SINAES

Papel do Estado Embora se reconheça o protagonismo do Estado na definição de políticas para a educação básica e superior, boa parte dessas políticas estão centradas em programas de governo, cabendo as IES aderirem, em troca de recursos e bolsas, sem articulação entre si. Embora se reconheça o protagonismo do Estado na definição de políticas para a educação básica e superior, boa parte dessas políticas estão centradas em programas de governo, cabendo as IES aderirem, em troca de recursos e bolsas, sem articulação entre si.

A quantidade de matrículas e de cursos, a valorização dos ranqueamentos entre os cursos, baseados nos resultados das avaliações externas, e entre as instituições, produzindo a competitividade na busca da “qualidade”, parecem ser a tônica da agenda política, remetendo à ideia de que qualidade, sob a ótica das políticas atuais, equivale à quantidade. A quantidade de matrículas e de cursos, a valorização dos ranqueamentos entre os cursos, baseados nos resultados das avaliações externas, e entre as instituições, produzindo a competitividade na busca da “qualidade”, parecem ser a tônica da agenda política, remetendo à ideia de que qualidade, sob a ótica das políticas atuais, equivale à quantidade.

Desafios à educação superior - Recuperar a autonomia: rompendo com a mercantilização da educação, pelo avanço das IES/cursos (EAD), e com a lógica empresarial (gestão, adequação ao mercado) e produtivista no interior das IES públicas;

Reconquistar a legitimidade: por meio do diálogo com a comunidade, assumindo a sua responsabilidade educativa e o seu compromisso social Reconquistar a legitimidade: por meio do diálogo com a comunidade, assumindo a sua responsabilidade educativa e o seu compromisso social

Criar uma nova institucionalidade: através da democratização interna e externa, propiciando a participação na definição de seus fins e de seus projetos de ensino, pesquisa e extensão. Criar uma nova institucionalidade: através da democratização interna e externa, propiciando a participação na definição de seus fins e de seus projetos de ensino, pesquisa e extensão.

É preciso pensar... Que concepção político-pedagógica dá sustentação às ações de ensino, pesquisa e extensão para o conjunto da universidade e dentro de cada unidade ou curso; como são estruturados os currículos; que tipo de sujeito/profissional/cidadão pretende formar; para que tipo de sociedade; que perfil de professor é desejado para colocar em ação o projeto de universidade e de cada curso; que mecanismos são disponibilizados para qualificar as ações pedagógicas, desde os espaços, equipamentos, materiais, até a formação continuada, acompanhamento e valorização do trabalho docente; como é realizada a avaliação dos alunos e da própria instituição, no sentido de diagnosticar a realidade e replanejar, caso necessário. Que concepção político-pedagógica dá sustentação às ações de ensino, pesquisa e extensão para o conjunto da universidade e dentro de cada unidade ou curso; como são estruturados os currículos; que tipo de sujeito/profissional/cidadão pretende formar; para que tipo de sociedade; que perfil de professor é desejado para colocar em ação o projeto de universidade e de cada curso; que mecanismos são disponibilizados para qualificar as ações pedagógicas, desde os espaços, equipamentos, materiais, até a formação continuada, acompanhamento e valorização do trabalho docente; como é realizada a avaliação dos alunos e da própria instituição, no sentido de diagnosticar a realidade e replanejar, caso necessário.

Apesar das pressões, pulverização de sentidos e das crises vivenciadas pela universidade atualmente, acredita-se que o enfrentamento aos padrões regulatórios das políticas públicas para a educação superior e às imposições de instâncias concorrenciais e de financiamento, ocorrerá através da luta pela efetividade do seu papel educativo e social e, portanto, por meio da construção de uma nova institucionalidade. Apesar das pressões, pulverização de sentidos e das crises vivenciadas pela universidade atualmente, acredita-se que o enfrentamento aos padrões regulatórios das políticas públicas para a educação superior e às imposições de instâncias concorrenciais e de financiamento, ocorrerá através da luta pela efetividade do seu papel educativo e social e, portanto, por meio da construção de uma nova institucionalidade.

Referências BRASIL. Lei nº 9394, de 20/12/96 – Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. BRASIL. Lei nº 9394, de 20/12/96 – Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. ___. Decreto Presidencial nº 3.860/2001 – Dispõe sobre a organização do ensino superior, a avaliação de cursos e instituições, e dá outras providências. ___. Decreto Presidencial nº 3.860/2001 – Dispõe sobre a organização do ensino superior, a avaliação de cursos e instituições, e dá outras providências. ___. Lei nº de 09/01/2001 – Institui o Plano Nacional de Educação. ___. Lei nº de 09/01/2001 – Institui o Plano Nacional de Educação. ___. Projeto de Lei complementar nº 118/2003 – Institui a Lei orgânica da Autonomia Universitária. ___. Projeto de Lei complementar nº 118/2003 – Institui a Lei orgânica da Autonomia Universitária. ___. Medida Provisória nº 147/2003 – Institui o Sistema Nacional de Avaliação e progresso do ensino superior e dispõe sobre a avaliação do ensino superior. ___. Medida Provisória nº 147/2003 – Institui o Sistema Nacional de Avaliação e progresso do ensino superior e dispõe sobre a avaliação do ensino superior. ___. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior ___. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior ___. Lei /2004 – Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. ___. Lei /2004 – Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. ___. Censo da Educação Superior ___. Censo da Educação Superior 2011.

CHAUÍ, Marilena. Produtividade e humanidades: Tempo Social. Revista de Sociologia USP. São Paulo, v. 1, n. 2, p.45-71, jul/dez, CHAUÍ, Marilena. Produtividade e humanidades: Tempo Social. Revista de Sociologia USP. São Paulo, v. 1, n. 2, p.45-71, jul/dez, ____. Escritos sobre a universidade. São Paulo; Editora UNESP, ____. Escritos sobre a universidade. São Paulo; Editora UNESP, CÓSSIO, Maria de Fátima. Políticas institucionais de formação pedagógica e seus efeitos na configuração da docência e na qualidade universitária: um estudo sobre as IES comunitárias do RS. Tese de Doutorado, Porto Alegre, UFRGS, CÓSSIO, Maria de Fátima. Políticas institucionais de formação pedagógica e seus efeitos na configuração da docência e na qualidade universitária: um estudo sobre as IES comunitárias do RS. Tese de Doutorado, Porto Alegre, UFRGS, MARTINS, André Silva & NEVES, Lúcia Maria W. A proposta de autonomia universitária do governo Lula. In: NEVES, Lúcia Maria Wanderley (org.). Reforma universitária do Governo Lula: Reflexões para o debate. São Paulo: Xamã, MARTINS, André Silva & NEVES, Lúcia Maria W. A proposta de autonomia universitária do governo Lula. In: NEVES, Lúcia Maria Wanderley (org.). Reforma universitária do Governo Lula: Reflexões para o debate. São Paulo: Xamã, MENEGHEL, Stela Maria. A função da Universidade na Sociedade – elementos para repensar a organização universitária brasileira. In: ZAINKO, Maria Amélia S. & GISI, Maria Lourdes. Políticas e gestão da Educação Superior. Florianópolis: Insular, MENEGHEL, Stela Maria. A função da Universidade na Sociedade – elementos para repensar a organização universitária brasileira. In: ZAINKO, Maria Amélia S. & GISI, Maria Lourdes. Políticas e gestão da Educação Superior. Florianópolis: Insular, SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI. Para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez, SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI. Para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez, 2004.