O Professor de Inglês Aprendendo e Ensinando Reflexão sobre a Ação: O Professor de Inglês Aprendendo e Ensinando PUC -D 111st WORKSHOP "Song: an amazing tool for involving children" JULY, 30 2012 Organização e elaboração: Aurélio, Haka, Nery, Spavieri, Wada
PUC - D Adriana Pavão Wada apwada@hotmail.com Alice Sayuri Onohara Haka sayuriono@hotmail.com Aparecida de Fátima Costa afcostasky@hotmail.com Cleide Antunes teachercleide@ig.com.br Eneida Maria dos Santos Spavieri eneidamel@yahoo.com.br Irene Izilda da Silva irisgirafa@gmail.com Lucineide Bispo dos Santos lucimayko@bol.com.br Márcio Jean Fialho de Sousa marciopucd@yahoo.com.br Mieko KurashimaTamura teachermieko@yahoo.com.br Rose Gimenes rosegimenes@uol.com.br Roberta Lopes lopesroberta@yahoo.com.br Tereza Nery nerytheckanery@hotmail.com Terezinha Martins Conrado tmconrado@uol.com.br Valéria Lopes va_lopes@ig.com.br Wilma Isaura Aurélio wilma_tahan@yahoo.com.br
Cláudia Rocha: Propõe que CORTAR o ensino de inglês para crianças partindo de práticas sociais como cantar, brincar, contar histórias já presentes no imaginário das crianças e constitutivas do mundo INFANTIL. Brewster, Ellis QUAL É A DATA ?? descrevem que a natureza rítmica das canções faz delas um excelente veículo para o processo ensino-aprendizagem e afirmam que o uso de canções, cantigas e também das rimas pode ser considerado uma fonte de recursos linguísticos, afetivos , cognitivos e sócio-culturais o que se alinha aos objetivos estabelecidos para o ensino em questão. A música contribui para o desenvolvimento da linguagem e da comunicação.
Música na educação estimula diversas áreas do cérebro e facilita o aprendizado. De acordo com Gardner DATA?, a área cerebral responsável pela música está muito próxima da área de raciocínio lógico-matemático, pois as conexões nervosas acionadas ao se executar uma obra clássica são muito próximas daquelas usadas ao se fazer uma operação aritmética ou lógica. A música é uma das ferramentas mais potentes para estimular os circuitos do cérebro. (Inteligências múltiplas – Howard Gardner – Inteligência Musical – CARACTERIZADA PELA HABILIDADE PARA RECONHECER SONS E RITMOS E O GOSTO PELO CANTAR) Essas Intelig~encias não têm nada a ver com herança genética e sim com o ambiente em que as pessoas são criadas e estímulos que recebem principalmente durante a infância ( AQUI PODEMOS FALAR UM POUCO DE VIGOSTKY
INTRODUÇÃO O papel da música na educação, e principalmente no Ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira, é confundido com “passatempo”. Muitas vezes o uso que o professor faz desse instrumento não é direcionado para dar oportunidade ao aprendiz de convivência com um gênero textual diferenciado e cultural e através dele facilitar a aprendizagem (no caso, Língua Inglesa) e até mesmo auxiliar no desenvolvimento cognitivo/linguístico, psicomotor e sócio-afetivo.
OBJETIVO Apresentar estudos e/ou artigos relacionados ao uso da música como elemento contribuinte para o desenvolvimento cognitivo/linguístico, psicomotor e sócio-afetivo. Apresentar estudos e/ou artigos relacionadas à contribuição do uso de canções infantis para o Ensino-Aprendizagem de Inglês para crianças. Apresentar estudos e/ou artigos relacionadas ao uso da música folclórica como fonte de prazer, brincadeiras e atividades culturais.
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO/LINGUÍSTICO – PSICOMOTOR – SÓCIO-AFETIVO. Conhecimento da criança são as situações que ela tem oportunidade em seu dia a dia - Maior riqueza de estímulos, melhor desenvolvimento intelectual. Experiências rítmico-musicais: participação ativa ( ver, ouvir, tocar) desenvolve os sentidos das crianças. O trabalho com som desenvolve: Acuidade auditiva. Acompanhamento de gestos ou dança – coordenação motora e atenção. Cantar/imitar – descobre suas capacidades e estabelece relações com o ambiente em que vive. PSICOMOTOR: Aprimora habilidade motora. Contrair músculos e mover-se com desenvoltura. Ritmo: papel importante na formação e equilíbrio do sistema nervoso. Expressão musical: favorece descarga emocional/alívio de tensões. Movimento adaptado a um ritmo: cantar/gestos/dança/bater palmas- desenvolvimento de senso rítmico, coordenação motora que são fatores importantes para o processo de aquisição da leitura e escrita.
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO/LINGUÍSTICO – PSICOMOTOR – SÓCIO-AFETIVO. Formação de identidade: percebendo-se diferente dos outros e ao mesmo tempo buscando-se CORTAR integrar-se com os outros. Autoestima: Aprende aceitar-se como é: capacidades. Auto-realização: Atividades musicas coletivas – socialização – conceito de grupo – sentimento de segurança.
CONTRIBUIÇÃO DAS CANÇÕES INFANTIS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA CRIANÇAS Marcuschi entre outros autores concebem as canções infantis como gêneros pois tal prática pode ser considerada atividade social que envolve o uso da linguagem de forma culturalmente organizada e que seguem padrões convencionais, de modo interativo, processual, flexível e dinâmico.
BRASIL, 1998 – APRENDER MÚSICA SIGNIFICA INTEGRAR EXPERIÊNCIAS QUE ENVOLVEM A VIVÊNCIA, A PERCEPÇÃO E A REFLEXÃO, ENCAMINHANDO-AS PARA NÍVEIS CADA VEZ MAIS ELABORADOS. O USO APROPRIADO DA MÚSICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA OFERECE AOS ALUNOS A APORTUNIDADE DE INTEGRAÇÃO DAS QUATRO HABILIDADES DA LÍNGUA: OUVIR, FALAR, LER E ESCREVER. A EXPERIÊNCIA COM MÚSICA DEVE ACONTECER ANTES DO APRENDIZADO DO CÓDIGO CONVENCIONAL.
MÚSICAS FOLCLÓRICAS COMO FONTE DE PRAZER: BRINCADEIRAS E ATIVIDADES CULTURAIS Músicas em sala de aula (principalmente de cultura popular) – identidade,autoestima,valores sócio-culturalmente estabelecidos: interculturalidade.
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA ROCHA, C.H. O Ensino de línguas para crianças no contexto educacional brasileiro: breves reflexões e possíveis provisões. (The Teaching of children in the Brazilian educational context: brief reflections and possible provisions) – In: Delta. Vol.23. no.2 São Paulo. 2007. (PUC-SP-LAEL). CHIARELLI.L.M.M.;BARRETO.S.J. A importância da Musicalização na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. A Música como Meio de desenvolver a Inteligência e a Integração do Ser. DATA? NASSIF.S.Musicalidade, desenvolvimento e educação: um olhar pela psicologia vigotskiana. In: Anais do SIMCAM4 – IV Simpósio de Cognição e Artes Musicais – maio de 2008.