O Professor de Inglês Aprendendo e Ensinando

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011
A criança é a música.
OBJETIVO GERAL DAS SÉRIES INICIAIS
AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO COMUNITÁRIO PRÉ-ESCOLAR ESTRELINHA
Matemática para todos Educação Básica
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
Vídeo Educar – Rubem Alves
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA A DIVERSIDADE
QUAL A MELHOR IDADE? Outubro 2011.
PORTIFÓLIO VIRTUAL Mini Grupo e G1 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Tarde
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
Música & Surdez: Mito ou Realidade?
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
Rotina na Alfabetização:
Linguagem, alfabetização e letramento
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 2 A 4 ANOS
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Psicologia e educação: compartilhando saberes
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
A Importância da musicalização
Rethinking Literacy Education in New Times:
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola Pública
AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
Quando fazemos menção ao termo inteligência é comum a crença de que ela traduz-se no conhecimento matemático e da Língua Portuguesa (raciocínio lógico.
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
As sensações através da música
Educação Artística no contexto do 1ºciclo do Ensino Básico As Artes têm um papel preponderante no desenvolvimento integral dos alunos. Contribuem para.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SÃO ROQUE. ENSINO FUNDAMENTAL INÍCIO ALUNOS ATENDIDOS PRIMEIRA ESCOLA: DR RABINDRANATH TAGORE DOS S. PIRES.
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira.
Transcrição da apresentação:

O Professor de Inglês Aprendendo e Ensinando Reflexão sobre a Ação: O Professor de Inglês Aprendendo e Ensinando PUC -D 111st WORKSHOP "Song: an amazing tool for  involving children" JULY, 30 2012 Organização e elaboração: Aurélio, Haka, Nery, Spavieri, Wada

PUC - D Adriana Pavão Wada apwada@hotmail.com Alice Sayuri Onohara Haka sayuriono@hotmail.com  Aparecida de Fátima Costa afcostasky@hotmail.com  Cleide Antunes teachercleide@ig.com.br  Eneida Maria dos Santos Spavieri eneidamel@yahoo.com.br  Irene Izilda da Silva irisgirafa@gmail.com Lucineide Bispo dos Santos lucimayko@bol.com.br Márcio Jean Fialho de Sousa marciopucd@yahoo.com.br  Mieko KurashimaTamura teachermieko@yahoo.com.br  Rose Gimenes rosegimenes@uol.com.br  Roberta Lopes lopesroberta@yahoo.com.br  Tereza Nery nerytheckanery@hotmail.com  Terezinha Martins Conrado tmconrado@uol.com.br   Valéria Lopes va_lopes@ig.com.br  Wilma Isaura Aurélio wilma_tahan@yahoo.com.br

Cláudia Rocha: Propõe que CORTAR o ensino de inglês para crianças partindo de práticas sociais como cantar, brincar, contar histórias já presentes no imaginário das crianças e constitutivas do mundo INFANTIL. Brewster, Ellis QUAL É A DATA ?? descrevem que a natureza rítmica das canções faz delas um excelente veículo para o processo ensino-aprendizagem e afirmam que o uso de canções, cantigas e também das rimas pode ser considerado uma fonte de recursos linguísticos, afetivos , cognitivos e sócio-culturais o que se alinha aos objetivos estabelecidos para o ensino em questão. A música contribui para o desenvolvimento da linguagem e da comunicação.

Música na educação estimula diversas áreas do cérebro e facilita o aprendizado. De acordo com Gardner DATA?, a área cerebral responsável pela música está muito próxima da área de raciocínio lógico-matemático, pois as conexões nervosas acionadas ao se executar uma obra clássica são muito próximas daquelas usadas ao se fazer uma operação aritmética ou lógica. A música é uma das ferramentas mais potentes para estimular os circuitos do cérebro. (Inteligências múltiplas – Howard Gardner – Inteligência Musical – CARACTERIZADA PELA HABILIDADE PARA RECONHECER SONS E RITMOS E O GOSTO PELO CANTAR) Essas Intelig~encias não têm nada a ver com herança genética e sim com o ambiente em que as pessoas são criadas e estímulos que recebem principalmente durante a infância ( AQUI PODEMOS FALAR UM POUCO DE VIGOSTKY

INTRODUÇÃO O papel da música na educação, e principalmente no Ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira, é confundido com “passatempo”. Muitas vezes o uso que o professor faz desse instrumento não é direcionado para dar oportunidade ao aprendiz de convivência com um gênero textual diferenciado e cultural e através dele facilitar a aprendizagem (no caso, Língua Inglesa) e até mesmo auxiliar no desenvolvimento cognitivo/linguístico, psicomotor e sócio-afetivo.

OBJETIVO Apresentar estudos e/ou artigos relacionados ao uso da música como elemento contribuinte para o desenvolvimento cognitivo/linguístico, psicomotor e sócio-afetivo. Apresentar estudos e/ou artigos relacionadas à contribuição do uso de canções infantis para o Ensino-Aprendizagem de Inglês para crianças. Apresentar estudos e/ou artigos relacionadas ao uso da música folclórica como fonte de prazer, brincadeiras e atividades culturais.

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO/LINGUÍSTICO – PSICOMOTOR – SÓCIO-AFETIVO. Conhecimento da criança são as situações que ela tem oportunidade em seu dia a dia - Maior riqueza de estímulos, melhor desenvolvimento intelectual. Experiências rítmico-musicais: participação ativa ( ver, ouvir, tocar) desenvolve os sentidos das crianças. O trabalho com som desenvolve: Acuidade auditiva. Acompanhamento de gestos ou dança – coordenação motora e atenção. Cantar/imitar – descobre suas capacidades e estabelece relações com o ambiente em que vive. PSICOMOTOR: Aprimora habilidade motora. Contrair músculos e mover-se com desenvoltura. Ritmo: papel importante na formação e equilíbrio do sistema nervoso. Expressão musical: favorece descarga emocional/alívio de tensões. Movimento adaptado a um ritmo: cantar/gestos/dança/bater palmas- desenvolvimento de senso rítmico, coordenação motora que são fatores importantes para o processo de aquisição da leitura e escrita.

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO/LINGUÍSTICO – PSICOMOTOR – SÓCIO-AFETIVO. Formação de identidade: percebendo-se diferente dos outros e ao mesmo tempo buscando-se CORTAR integrar-se com os outros. Autoestima: Aprende aceitar-se como é: capacidades. Auto-realização: Atividades musicas coletivas – socialização – conceito de grupo – sentimento de segurança.

CONTRIBUIÇÃO DAS CANÇÕES INFANTIS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA CRIANÇAS Marcuschi entre outros autores concebem as canções infantis como gêneros pois tal prática pode ser considerada atividade social que envolve o uso da linguagem de forma culturalmente organizada e que seguem padrões convencionais, de modo interativo, processual, flexível e dinâmico.

BRASIL, 1998 – APRENDER MÚSICA SIGNIFICA INTEGRAR EXPERIÊNCIAS QUE ENVOLVEM A VIVÊNCIA, A PERCEPÇÃO E A REFLEXÃO, ENCAMINHANDO-AS PARA NÍVEIS CADA VEZ MAIS ELABORADOS. O USO APROPRIADO DA MÚSICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA OFERECE AOS ALUNOS A APORTUNIDADE DE INTEGRAÇÃO DAS QUATRO HABILIDADES DA LÍNGUA: OUVIR, FALAR, LER E ESCREVER. A EXPERIÊNCIA COM MÚSICA DEVE ACONTECER ANTES DO APRENDIZADO DO CÓDIGO CONVENCIONAL.

MÚSICAS FOLCLÓRICAS COMO FONTE DE PRAZER: BRINCADEIRAS E ATIVIDADES CULTURAIS Músicas em sala de aula (principalmente de cultura popular) – identidade,autoestima,valores sócio-culturalmente estabelecidos: interculturalidade.

CONCLUSÃO

BIBLIOGRAFIA ROCHA, C.H. O Ensino de línguas para crianças no contexto educacional brasileiro: breves reflexões e possíveis provisões. (The Teaching of children in the Brazilian educational context: brief reflections and possible provisions) – In: Delta. Vol.23. no.2 São Paulo. 2007. (PUC-SP-LAEL). CHIARELLI.L.M.M.;BARRETO.S.J. A importância da Musicalização na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. A Música como Meio de desenvolver a Inteligência e a Integração do Ser. DATA? NASSIF.S.Musicalidade, desenvolvimento e educação: um olhar pela psicologia vigotskiana. In: Anais do SIMCAM4 – IV Simpósio de Cognição e Artes Musicais – maio de 2008.