UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES – CCHLA DEPARTAMENTO DE ARTES DA UFRN – DEART SUBPROJETO PIBID DANÇA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

Pedagogia da pesquisa-ação
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA PIBID/UFBA
Professor-artista-professor
Projeto de Desenvolvimento, Manutenção e Suporte Tecnológico do Labime
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS
“Práticas de Leitura e Escrita como constituição da memória”
As Dificuldades para o Ensino e aprendizagem da Filosofia na Educação Básica Pública. E.E.P. FRANCISCO BRANT Prof. Supervisor: Westerley A. Santos.
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PRPPG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO.
Álbum de Fotos II Seminário PRODOCÊNCIA/PIBID NOVEMBRO/2010 UnB.
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
Universidade Estadual da Paraíba - UEPB Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UEPB – GEOGRAFIA Escola Estadual de Ensino.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
I Seminário Interno do PIBID-Física. Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes Maria Cristina Martins Penido (IF-UFBA) (Orientadora). Daniel Elias de Jesus.
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
O sujeito e suas singularidade
Estado do Rio Grande do Norte Prefeitura Municipal de Natal
GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA - PIBID 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO – UFRRJ ROSA MARIA MARCOS MENDES COORDENADORA INSTITUCIONAL SOLANGE VIANA P. B. BRANDOLINI COORDENADORA DE.
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR Departamento de Matemática e Estatística – DME Campus Universitário de Ji-Paraná Programa Institucional.
PROJETO ESCOLA DA CIÊNCIA E FÍSICA Prof. Rodrigo Simões e equipe de Física.
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
SEXUALIDADE EM QUESTÃO: FALANDO SOBRE SEXUALIDADE NA ESCOLA
Centro de Ciências da Educação Departamento de Metodologia de Ensino Licenciatura em Educação do Campo Pibid-Diversidade* REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.
Entre muros: que corpos são estes na sala de aula? Reflexões sobre sujeitos da educação a partir da dança Introdução A partir do PIBID-Dança, encontramos,
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
BRINQUEDO E BRINCAR Portfólio
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
CHAPA “ EXCELÊNCIA NA FORMAÇÃO”
Videodançar: um verbo possível.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO PERMANENTE E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO DE PESQUISA F3P-EFICE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA REDE MUNICIPAL.
A apreciação dos alunos como base do planejamento pedagógico das aulas de Música: um relato de experiência docente no PIBID Música Sobral AUTORES: João.
TENDÊNCIAS INVESTIGATIVAS NO ESTÁGIO E NAS PRÁTICAS DE ENSINO
AUTORA: FRANCISCA LUANA RODRIGUES CAETANO
Centro de Artes e Educação Física da UFRGS IV Seminário do Ensino da Arte Desafios e Possibilidades Contemporâneas Caldas Novas, ENSINO DE MÚSICA.
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE
AUTORES : Liliane de Oliveira Rosa Salvador 1 ; Lilian Margareth Biagioni de Lima 2 ; Lilian Guimarães 3 ; Ariana de Melo Borges 4 1,2,3,4 Universidade.
PÁTIO INTERNO OS OBJETOS EDUCACIONAIS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE - MG Escola Municipal.
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
Título do trabalho Autores: Matias, José Ferreira; Silva, Marília Oliveira; Brito, Gabriel Duarte * Professor UFRN – Departamento de Recursos Naturais,
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Graduação Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
ESPETÁCULO MUSICAL NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DO SUBPROJETO PIBID-DANÇA UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências Humanas,
PIBID/UEPB – GEOGRAFIA E. E. E. F. E MÉDIO ASSIS CHATEAUNBRIAND
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Drama e ensino Possibilidades para a construção do conhecimento teatral na sala de aula.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
Convidados Profª Dr.ª Suraya Darido – UNESP Prof. Dr. João Danilo Batista - UEFS Mesa redonda Horário: 14:30h as 17:00h “A formação na Licenciatura em.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
INTRODUÇÃO Neste texto apresentamos alguns resultados das atividades realizadas desde abril de 2014, como bolsista Probex/Uergs. Essas atividades estão.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Programa de Incentivo à Educação do Governo Federal: FIES, PRONATEC e Ciência sem Fronteiras HELENA B. NADER 05/08/2015.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Universidade Federal.
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
PROPOSTA DE ATIVIDADE Utilizar o teatro como meio de ação social e ensino da sociologia na Escola Estadual Anísio Teixeira foi um desafio. Até então para.
ESTUDO DA REALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CIDADÃ NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE TEATRO. Introdução: O ensino de.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES – CCHLA DEPARTAMENTO DE ARTES DA UFRN – DEART SUBPROJETO PIBID DANÇA IMPROVISAÇÃO COM FLORES: AÇÃO DO PIBID DANÇA DA UFRN ENTRE A GRADUAÇÃO E O ENSINO DA DANÇA NA ESCOLA REDE BÁSICA Discentes: Jessica Rafaela B. Cortés (Bolsista PIBID) Silvia Priscila Lopes Silva (Bolsista PIBID) Orientadora: Prof.: Dra. Karenine de Oliveira Porpino (Bolsista PIBID – Coordenadora)

 O subprojeto PIBID-Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atua em duas escolas da rede básica de ensino no Estado do Rio Grande do Norte  Escola Municipal Profa. Zeneide Igino, localizada no Bairro de Cidade Nova, na Av. Solange Nunes do Nascimento, nº 277, na cidade de Natal – RN Foto: Portal PIBID UFRN – DANÇA (2015 )

Ações desenvolvidas:  O presente trabalho foi desenvolvido como parte das ações Vivências em Dança e Dança em Trânsito  Trata-se de uma apresentação de dança e uma oficina realizadas em comemoração ao Dia Internacional da Dança (29 de abril)

A oficina :  A coreografia com o uso de flores foi desenvolvida na disciplina de Composição Coreográfica do Curso de licenciatura em Dança, ministrada pelas professoras Patrícia Leal e Larissa Marques, tendo como referência os autores Tatsumi Hijikata e Pina Bausch.  A composição foi apresentada Escola Municipal Zeneide Igino de Moura e a mesma estratégia de criação do trabalho foi vivida pelos alunos no formato de oficina de dança realizada com a turma do 5º ano B, do turno matutino.

Foto: Aquecimento, alunos do 5ªB Foto: Apresentação do dia Internacional da dança, bolsistas PIBID

Objetivos:  Buscar uma articulação entre o apreciar e o fazer dança ancorados numa perspectiva de criação de novas possibilidades de movimento que extrapolam e ampliam o conhecimento de dança até então produzido pelos alunos  Propor aos alunos uma investigação do movimento a partir do manuseio de flores brancas  Articular os contextos formativos da graduação e do PIBID Foto: Alunos 5ªB

Resultados  Consideram-se aqui novas possibilidades de criação em dança advindas da referência da Dança Contemporânea, cuja diversidade estética pode ampliar as perspectivas de ensino da dança na escola.

Referências FERNANDES, Ciane. Pina Bausch e o Wuppertal dança-teatro: repetição e transformação. São Paulo: Annablume, MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2010