PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DOS SERVIÇOS BIBLIOTECÁRIOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA HUMANÍSTICA OU HUMANISTA OU DAS RELAÇÕES HUMANAS.
Advertisements

Abordagem Humanística da Administração
Tema: Behaviorismo Max Weber e a Abordagem Burocrática da Administração.
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS ABRIL /2006 Prof. Mauri C. Soares
LINHA DO TEMPO AUTORES COMPORTAMENTALISTAS PROFESSORES DE TGA.
ADM 001 & ADM 012 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
A ESCOLA DAS REALÇÕES HUMANAS
Escola das Relações Humanas
Escola das Relações Humanas -
DECORRÊNCIAS DA TRH Apreciação crítica.
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Administração – Principais correntes
A ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Prof. Ms. Camila Sieburger Tessmann 02 / 2011
Burocracia X Estruturalismo
Abordagens do trabalho.
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Editora Campus/Elsevier
Teoria Geral da Administração Capítulo 05 1º PERÍODO – AULA 10
ESCOLA DE RELAÇÕES HUMANAS
FREDERICK TAYLOR ( ) Americano de familia enriquecida no comércio com a India Interrompeu seus estudos em Havard para trabalhar como aprendiz.
Principais características da Escola de Relações Humanas
Teorias da Administração I
Teoria das Relações Humanas
A Escola de Relações Humanas
ELTON MAYO RELAÇÕES HUMANAS.
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Administração Geral - Aula 04
Evolução da Teoria e da Prática nas Organizações
Origem: Estudos e experiências na Western Eletric em Hawthorne a partir de 1927: Analisava a relação entre produtividade e iluminação Utilizava o paradigma.
Abordagem Humanística
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
A evolução conceitual Características Teoria Clássica
Teorias gerais da administração
Teoria Geral da Administração
A Escola das Relações Humanas
Prof. Eloisa Paula de Oliveira
Abordagem Comportamental
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES
Abordagem humanistica da administração
TEORIAS ADMINISTRATIVAS COM ÊNFASE NAS PESSOAS
ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Escola Relações Humanas
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
O movimento das relações humanas
Teorias da Motivação O processo Motivacional
NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
4º fase:sala de montagem de terminais  Inicio-se em novembro de 1931 á maio de 1932  Grupo...era formado por nove soldadores e dois inspetores e um observador.
TEMA – 03 A abordagem humanística na administração
Taylor, Elton Mayo, McGregor, Herzberg, Likert e Skinner
Escola Relações Humanas
Revisão sobre os Estudos da Motivação
Curso de Engenharia Mecânica CAPÍTULO 7: ENVOLVENDO AS PESSOAS
1 1.
O INDIVÍDUO E A ORGANIZAÇÃO
PERÍODO: SEGUNDO PROFESSOR: ALISSON KLAM
ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Curso de Administração Disciplina: TGA ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS Prof. M.Sc. Glauber Pereira.
Teoria Estruturalista Prof
ADMINISTRAÇAO POR OBJETIVOS
Escola das Relações Humanas
Teoria das Relações Humanas
A ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS E AS EXPERIÊNCIAS DE HAWTHORNE.
Teoria das Relações Humanas
A Sociologia das Organização O fator humano na organização.
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DOS SERVIÇOS BIBLIOTECÁRIOS INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC – IESF CURSO DE BIBLIOTECONOMIA 3° SEMESTRE LAÍS BORGES PABLO PACHECO PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DOS SERVIÇOS BIBLIOTECÁRIOS CAMPO GRANDE – MS 2011

A Escola de Relações Humanas

Surgiu nos EUA devido a crise de 29 que foi um dos maiores choques que a economia mundial já teve. gerada por pesquisas desenvolvidas em Western Electric, Hawthorne. FONTE: http://www.historiadaadministracao.com.br/jl/?option=com_content&view=article&id=186:elton-mayo-e-hawthorne&catid=6:imagens&itemid=5&fontstyle=f-larger

Antes acreditava-se que o homem era como uma peça de uma máquina. Logo após a Crise de 1929 os estudiosos começaram a se preocupar com o fator humano no trabalho. FONTE: http://catracalivre.folha.uol.com.br/2010/03/charlie-Chaplin -e-homenageado-com-a-exibicao-de-curtas-em-diadema/ FONTE:http://thomasian9.webclot.org/impacto-mozambique. html&page=2

Experiência de Howthorne Foi realizada entre 1927 e 1932, por George Elton Mayo e seus colaboradores em uma fabrica da Western Electric Company, situada em Chicago. Tinha como objetivo Conduzir experimentos relacionado a luminosidade do ambiente de trabalho com a eficiência dos operários. FONTE: http://taylorymayo.blogspot.com/

Quatro fases da experiência 1° - Estudo da iluminação 2° - Sala de Montagem de Relês 3° - Programa de Entrevistas 4° - Sala de Montagem de Terminais FONTE: http://www.historiadaadministracao.com.br/jl/?option=com_content&view= article&id=186:elton-mayo-e-hawthorne&catid=6:imagens&itemid=5&fontstyle=f-larger

1° - Estudos da iluminação tinha como objetivo verificar o efeito da iluminação sobre o rendimento dos operários. Pode-se constatar que não houve relação entre a iluminação e a produção, mas sim o fator psicológico sobre o fisiológico. 2° - Sala de Montagem de Relês 6 mulheres separadas por grupo experimental ou de referência separadas do restante do departamento por uma divisória de madeira. Esta levou a concluir que a mudança no rendimento de trabalho não era resultante das condições de trabalho. A principais conclusões foram: Desenvolvimento social, gerado pelo trabalho em equipe; Desenvolvimento da liderança e do exercício de liderança proporcionado pelos objetivos comuns; O ambiente de trabalho passou a ser amistoso.

3° - Programa de Entrevistas com base na experiência anterior, os pesquisadores foram se afastando do estudo de melhores condições físicas e passaram a estudar as relações humanas. Nesta fase ficou claro que existe uma organização informal dos operários, visando à proteção deles contra ameaças da administração superior em relação a seu bem estar. 4° - Sala de Montagem de Terminais teve como objetivo analisar a organização informal dos Operários. Montou-se um grupo de representantes reunindo pessoas de cada setor, que seriam submetidos a observação por pesquisadores. Esta experiência foi suspensa devido à recessão nos EUA, porém a quarta parte permitiu o estudo das relações entre a organização formal e a informal.

Resultados das Experiência O nível de produção não é determinado pela Capacidade Física do trabalhador, mas,sim, pela integração social. O Comportamento do individuo está apoiado no grupo. O comportamento dos Indivíduos está condicionado a normas e padrões sociais. Grupos Informais. Interação Social. Conteúdo e natureza do trabalho. Emoção. FONTE : http://rpjr.blogspot.com/2010/11/o-posicionamento-estrategico-e-o-uso.html

Idéias Centrais da Escola de Relações Humanas Homem Social – O homem social é um ser complexo cujo comportamento não pode ser reduzido a um esquema simples e mecanicista. O Grupo Informal – Todas as relações sociais que não foram previamente definidas pelas organizações formais. Inclue amizades e inimizades, simpatia e antipatia, conflito e cooperação e dentre outros. Participação nas decisões – A escola preocupa-se com a relação entre moral e produtividade, colocou a grande possibilidade de levar o indivíduo a trabalhar para atingir os objetivos da organização formal.

Críticas á abordagem Humana Negação do Conflito Empresa –Funcionário Restrição de variáveis e da amostra Concepção utópica Ênfase excessiva nos grupos informais Espionagem disfarçada Ausência de novos Critérios de Gestão. FONTE: http://www.antropologiadigital.com.br/pesquisa-sobre-redes-sociais-empresas-x-consumidor

Referências ANDRADE,Rui Otávio B. ; AMBONI, Nério. Teoria Geral da administração – TGA : das origens às perspectivas contemporâneas.São Paulo : M.Books,2007. p.95-102.