Ginástica Geral Ana Carolina Oliveira Cruz Gabriel Ribeiro de Oliveira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A criança é a música.
Advertisements

CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 4 A 6 ANOS
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
Expressão e Educação Físico-Motora
GINÁSTICA Prof. José Luís Mendes.
Factores psicomotores
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
DEFICIÊNCIA VISUAL - CONCEITOS
Área dos Conhecimentos
Ginástica Aeróbica !.
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 2 A 4 ANOS
Psicomotricidade Prof. Dilson Borges
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
Ritmo Melodia Harmonia
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
O Desenvolvimento Psicomotor
Rosana Fachada Daniela Marcondes
GINÁSTICA A palavra ginástica vem do grego “Gymnastiké”, arte de fortificar o corpo e dar-lhe agilidade, ou “Gimnos”, que significa nu.
GINÁSTICA.
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
BRINCAR O DESPERTAR PSICOMOTOR
QUALIDADE DE VIDA RESPEITO PREVENÇÃO A DOENÇAS DISPOSIÇÃO DESENVOLTURA MELHORA O APETITE MELHORA O SONO A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR.
CÓDIGO DE PONTUAÇÃO NA GINÁSTICA
Ginástica Geral.
Pós-Graduação – Psicopedagogia Telesala Curitiba
Ginástica Geral.
PSICOMOTRICIDADE.
Desenvolvimento motor
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
REUNIÃO DE PAIS Pré – escola I
CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA - Movimento
Sejam bem-vindos!.
GINÁSTICA RÍTMICA E ARTÍSTICA
Grupos de Elementos corporais Fundamentais
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 6. ENCONTRO)
Sequência Pedagógica da Dança
Acadêmicas: Estelamares da Silva Cunha Marinaide Selhorst
Metodologia de Ensino do Futsal
FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS
Rosana Fachada Daniela Marcondes
Arte, Corpo e Aprendizagem Profa. Mônica Riet Goulart
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
Mecanismos de motivação dos profissionais da educação para o uso das tecnologias   BLOG:
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Dançando na Escola:Relatos de Experiência
PSICOMOTRICIDADE A importância da Psicomotricidade na prevenção das
JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
Conceitos, Propostas e recursos metodológicos
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 6. ENCONTRO)
PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS.
Curso de Aperfeiçoamento em docência na escola de tempo integral
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
PSICOMOTRICIDADE “A importância da Psicomotricidade na prevenção das
Bases teórico-prática do condicionamento físico. Profa Camila papini
EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA EM CONTEXTO
O PAPEL DA ESCOLA NA FRUIÇÃO DOS UNIVERSOS CULTURAIS
Educação Artística no contexto do 1ºciclo do Ensino Básico As Artes têm um papel preponderante no desenvolvimento integral dos alunos. Contribuem para.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS EMÍDIO GARCIA Expressão Dramática/Teatro Jardim de Infância de Santiago Élia Cordeiro Ano letivo
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
Desenvolvimento Físico e Motor na Terceira Infância
Segunda Infância 3 aos 6 anos (pré escolar).
GINÁSTICA GERAL CONCEITOS.
Linguagens, códigos e suas tecnologias – Educação Física
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS –EDUCAÇÃO FÍSICA
Ensino Fundamental, 7º ano
GINÁSTICA de SOLO.
É a oportunidade de desenvolvimento.
Transcrição da apresentação:

Ginástica Geral Ana Carolina Oliveira Cruz Gabriel Ribeiro de Oliveira Guilherme Araújo Donizetti Heloisa Mendes Ribeiro Santos Patrícia Portela Correa

A Ginástica Rítmica e Arte. Profª Daisy Barros & Profª Giurgia T A Ginástica Rítmica e Arte! Profª Daisy Barros & Profª Giurgia T. Nedialkova É um trabalho artístico, físico e expressivo. Conjunto de movimentos executados com expressão, ritmo e variações dinâmicas, com ou sem aparelhos manuais. É admirada pela harmonia e suavidade dos movimentos por sua elegância. Aparelhos oficiais: corda, arco, bola, maça e fita.

Para Nedialkova (1987) ...”a Ginástica Rítmica é o movimento corporal executado com a técnica de aparelhos sincronizados, com a dinâmica do ritmo musical e da interpretação artística.” Barros (1992) descreve a Ginástica Rítmica como ...”uma atividade psicomotora de expressão rítmica e artística, baseada na inter-relação entre elementos corporais, aparelhos maniais e música.”

Ginástica Rítmica e as Estruturas Psicomotoras Possibilita a linguagem do corpo pela utilização dos movimentos naturais e de sua evolução. Estes movimentos são: saltos, pivôs, equilíbrios, movimentos de flexibilidade, giros e elementos acrobáticos com aparelhos manuais.

G. Rítmica e Psicomotricidade A inter-relação entre a Ginástica Rítmica e Psicomotricidade fundamenta-se pelas ações das estruturas psicomotoras e dos movimentos naturais como: Locomoção; Manipulação; Organização espaço-temporal; Coordenação da dinâmica geral; Equilíbrio; Rítmo; Relaxamento.

A psicomotricidade ajuda no desenvolvimento da criança, por meio de experiências motoras, cognitivas, e socioafetivas indispensáveis a formação. A criança é estimulada a organizar habilidades diferentes das já experimentadas.