Teoria Geral do Direito Civil São Lourenço do Oeste, novembro de 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
__________________________ Revisão Teoria Geral do Direito
Advertisements

Direito Contratual revisão Análise econômica dos contratos de consumo
ATO ADMINISTRATIVO INTRODUÇÃO:
A001-E Direito Civil Júlio Cezar Caponi.
REPRESENTAÇÃO COMERCIAL
Facto, acto e negócio jurídico
DIREITO DAS OBRIGAÇÕES
TEORIA GERAL DOS CONTRATOS
OBRIGAÇÃO WB. É a relação jurídica, de caráter transitório, estabelecida entre devedor e credor e cujo objeto consiste numa prestação pessoal econômica,
O elemento subjetivo da responsabilidade civil
Direito Contratual revisão Análise econômica dos contratos de consumo Daniela Barcellos e Antonio Porto.
REGISTROS PÚBLICOS AULA 04 TEMA 04 PRINCÍPIOS DA ATIVIDADE NOTARIAL
DIREITO CIVIL I AULA 12 TEMAS 12/13 PÁGINAS: 17/19 21/27
DIREITO CIVIL III EQUIPE GRAZIELA TAVARES S. REIS PAULO BENINCÁ WEB-TUTORA: JOSEFA WIECZOREK DA PERDA DA PROPRIEDADE AULA 12 – TEMA PÁG.73/75.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
REGISTROS PÚBLICOS AULA 05 TEMA: PRINCÍPIOS DA ATIVIDADE REGISTRAL DATA: 23/03/2006 PROFº: PÚBLIO BORGES ALVES EQUIPE: ANTONIO IANOWICH FILHO e PÚBLIO.
Estudo do ITBI.
Elementos da relação jurídica
Modalidades de obrigações
30/03/2017.
DIREITO CIVIL V Conteúdo Programático: Contrato de Compra e Venda;
Prof. Andrei Brettas Grunwald
EXPERIÊNCIA JURÍDICA E OS SUJEITOS DE DIREITO
PROF. MARIUSA R. SILVA SACHELARIDE AULA DE 03 DE AGOSTO DE 2012.
01/04/2017.
02/04/2017.
PROF. SIDNEY PEREIRA DE OLIVEIRA
PESSOA JURÍDICA Personalidade
ILICITUDE É o antagonismo entre o fato típico e o ordenamento jurídico. Antijuridicidade não é tecnicamente correto, apesar de usado. Não é correto diferenciar.
RELAÇÃO DE CAUSALIDADE
VALIDADE DA NORMA VALIDADE FORMAL: TEM RELAÇAO COM O INGRESSO DA NORMA NO ORDENAMENTO JURIDICO, OU SEJA, UMA NORMA SERA VALIDA QUANDO NAO CONTRADISSER.
07/04/2017.
USUFRUTO NO CÓDIGO CIVIL ATUAL
Jump to first page 23/10/2002 Regra-matriz de incidência tributária 1 FATO GERADOR E OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA A regra-matriz é a representação de uma norma.
Natureza Jurídica Características Elementos
Contrato.
RELAÇÃO JURÍDICA (Maria Helena Diniz)
ELEMENTOS DA ILICITUDE CIVIL
EFEITOS DOS CONTRATOS.
Unidade 4 Sociedade em Conta de Participação
* Conceito * Formação Prof.Milton Corrêa Filho
05 e Profº Carmênio Barroso
 O contrato não se altera, mas suas cláusulas;  A regra geral é que o contrato de trabalho não pode ser modificado unilateralmente (Art. 468 da CLT);
Relação Jurídica É o vínculo entre pessoas, por força do qual uma pode pretender um bem a que outra é obrigada – Sujeito ativo – aquele que exige – Sujeito.
* Conceito * Formação Prof.Milton Corrêa Filho
Responsabilidade Prof. Rafael Mafei Rabelo Queiroz.
Prof. Alessandro Lucas Santos
RESPONSABILIDADE POR DANO AMBIENTAL
Direito Administrativo
DIREITO CIVIL – Parte Geral
FONTE: SÍLVIO DE SALVO VENOSA.
RESPONSABILIDADE CIVIL
CONDOMÍNIO.
Direito Civil Parte geral
OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA CONCEITO E ESPÉCIES
FATO ATO NEGÓCIO JURÍDICO. fatos jurídicos, são, os acontecimentos a que o direito atribui consequências jurídicas, aptos a criar, modificar, transmitir.
UERN CURSO: DIREITO Direito do trabalho I - 60 horas/aula Professora: Patrícia Moreira de Menezes Contrato de Trabalho.
1 UNIVERSIDADE DE CUIABÁ IDÉIAS CONSTRUINDO IDEAIS UNIVERSIDADE DE CUIABÁ IDÉIAS CONSTRUINDO IDEAIS DIREITO CIVIL - RESPONSABILIDADE CIVIL – NOÇÕES GERAIS.
FONTES DO DIREITO E NORMA JURÍDICA
FATOS E ATOS JURÍDICOS.
CONCEITO DE CONTRATO E PRINCÍPIO DO DIREITO CONTRATUAL
OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA PROF. ANA PAULA MYSZCZUK, DR.
FAN - Faculdade Nobre Fontes das Obrigações Professor: Ibraim Vieira Lustosa.
Obrigações e contratos Prof. Rafael Mafei. Deveres e obrigações O Direito subjetivo  deveres de terceiros O Obrigações: deveres de natureza patrimonial.
Prof. Rafael Mafei. * Fatos correspondentes à previsão de norma jurídica. * Fato jurídico natural * Ordinário (Ex: Nascimento, morte) * Extraordinário.
FATOS E ATOS JURÍDICOS. INTRODUÇÃO Fato –Evento Fato da natureza –Conduta Ato humano.
OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS E INDIVISÍVEIS
 Tutela relações de caráter privado, envolvendo pessoas naturais e jurídicas, que perpassam as fronteiras nacionais, e que possuem, desse modo, a chamada.
Do Contrato de Transporte  ASPECTOS GERAIS -  O Artigo 730 do Código Civil conceitua os contratos de transporte como o pacto pelo qual “alguém se obriga,
Transcrição da apresentação:

Teoria Geral do Direito Civil São Lourenço do Oeste, novembro de 2013.

 Sem dúvida nasce o direito dos fatos, mas nem todos os fatos geram efeitos jurídicos, ou melhor dizendo, nem todos os fatos têm relevância para o direito. Para Caio Mario da Silva Pereira, são os FJs constituídos de dois elementos: qualquer eventualidade que incida sobre o direito subjetivo; declaração de uma norma jurídica conferido efeitos àquele fato.

 Renan Lotufo classifica o FJ da seguinte forma: “seria todo e qualquer fato, de ordem física ou social, inserido em uma estrutura normativa. É todo e qualquer fato que, na vida social, venha corresponder ao modelo de comportamento ou de organização configurado por uma ou mais normas de direito”. São fatos relevantes para o direito, ainda que ilícitos. De acordo com sua origem podem ser naturais ou humanos.

 Todo fato desprovido de relevância para o direito. Ex: O tremular da bandeira vascaína causado pelos ventos da Colina Histórica.  Fato jurídico natural  Conhecido também como FJ stricto sensu, é todo acontecimento que produz efeitos jurídicos independentemente da vontade humana. Se houver participação humana torna-se ato jurídico. O FJN poder ser divididos em ordinário e extraordinário.

 Aparece durante a vida do ser humano, o decurso do tempo os causa. Ex: nascimento, maioridade, morte, prescrição, decadência.  FJ natural extraordinário  Fato que foge à normalidade e produz, em regra, prejuízos. Apresenta dois requisitos: a)objetivo: a inevitabilidade do acontecimento; b)a ausência de culpa na produção do evento. São tidos como casos fortuitos (totalmente imprevisível) e força maior (previsível, porém inevitável).

 Toda ação humana que visa à criação, extinção, modificação ou conservação de direitos e obrigações. Pode ser lícito ou ilícito.  Ato humano ilícito  Todo o ato humano contrário ao ordenamento jurídico. No direito penal sua importância está caracterizada na presença do crime e de sua punição. No direito civil está na apuração da responsabilidade civil pelos danos causados.

 Toda a ação humana que, estando em conformidade com o ordenamento jurídico, produz efeitos na órbita jurídica.  Podem ser divididos em Ato jurídico stricto sensu (ausência de composição de vontades, ex: pagamento, reconhecimento de filho etc.); negócio jurídico (composição de vontade expressa entre dois ou mais sujeitos); ato-fato jurídico (relevância apenas dos efeitos do ato, não da pessoa que o produziu) ex: menor de idade comprando água.

 As mais importantes são as seguintes:  1- Quanto ao número de participantes podem ser qualificadas em unilaterais (ex: testamento), bilaterais (ex: contrato de compra e venda) e plurilaterais ( ex: contrato de sociedade).  2- quanto às vantagens patrimoniais:  Gratuitos ex: doação pura; Onerosos ex: contrato de compra e venda; Bifrontes (pode ser gratuito ou oneroso, ex: contrato de mútuo) e Neutros ( não pode ser classificado nem como oneroso nem como gratuito ex: instituição bem de família voluntário por meio de escritura pública)

 Quanto ao momento que produzirão efeitos:  Inter vivos (ex: contratos); Mortis causa (ex: contrato de seguro de vida, testamento).  Quanto à forma  Solenes devem obedecer a forma ou solenidade prevista em lei (ex: escritura pública para a compra de bens imóveis com valor superior a 30 salários mínimos, registro do casamento)Não solenes, possuem forma livre, não havendo qualquer prescrição legal.

 Quanto à existência ou autonomia:  Principais, não dependem de nenhum outro negócio para existirem e serem válidos Ex: contrato de locação.  Acessórios, têm sua existência vinculada a um outro negócio jurídico principal. Ex: contrato de fiança.