Introdução O modelo de gestão Realidade da Instituição (recursos materiais, financeiros e de potencial humano) ; Percepção administrativa (visão de futuro relacionado ao papel da assistência à saúde externa e o gerenciamento da assistência) ; Necessidade do “cliente” (perfil de carência da população na busca por melhoria adequada e qualidade do serviço e contribuição para um bom nível de satisfação).
Desafio frente a necessidade do serviço QUALIDADE ACESSO CUSTO Sistema Saúde ideal 1. Acesso irrestrito 2. Qualidade mínima aceitável 3. Custo máximo possível
Custo Cobertura Acesso Preferências da sociedade Modelo de gestão Mercado de saúde
Assistência médica e odontológica do STF SAÚDE NÃO TEM PREÇO....MAS TEM UM CUSTO.
Concepção do STF-Med Ato do Presidente do STF Ato do Presidente do STF Resolução nº 212, de 2 de março de 2001 Insatisfação dos beneficiários frente aos serviços oferecidos à época Insatisfação dos beneficiários frente aos serviços oferecidos à época (Unimed) Característica do serviço Plano de autogestão com terceirização de parte da rede credenciada Plano de autogestão com terceirização de parte da rede credenciada Convênio com a Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil – Cassi, contratos diretos com hospitais de alto custo e com clínicas odontológicas).
Característica do serviço Custo operacional Custo operacional (Pagamento por utilização para todos os contratos) Co-participação financeira dos beneficiários Co-participação financeira dos beneficiários (contribuição fixa por faixa etária e custeio de 20% sobre consultas e exames e 10% sobre internações). Característica do plano Receita Receita Recursos orçamentários e privados (Fundo de Reserva gerado pelas contribuições e custeio da co-participação). Agregação de serviço diferenciado Agregação de serviço diferenciado (Reembolsos de Livre Escolha (médico, odontológico, psicológico, fisioterápico, de medicamento, de órtese, prótese e implemento médico-hospitalar e de UTI-Móvel).
Gestão
Gestão – execução dos serviços Força de trabalho: 20 pessoas (13 servidores, 5 terceirizados e 2 estagiários). Estrutura orgânica: Seção vinculada diretamente ao Gabinete da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde – SIS. A execução dos serviços está subdividida em setores informais.
Informações sobre o plano Funcionamento: Intranet e internet do Tribunal. Dados de utilização: Contracheque do titular pela Intranet ou internet. Interatividade com o beneficiário informações escritas, eletrônica ( ) e “Fale com o STF-Med” pela página do STF e informativos do STF EM NOTÍCIAS
Satisfação do “cliente” Pontuação das duas últimas pesquisas Avaliação dos valores, percentuais de reembolso ou contribuição dos benefícios - Servidores em atividade - Pesquisa de 2002 ExcelenteBomRegularRuim... RC 1. PAPE - Assistência Pré-escolar3,41%20,98%11,22%20,49%43,90% Auxílio-alimentação14,61%52,05%22,37%10,05%0,91% Reembolso Médico-Hospitalar4,17%23,61%22,69%20,83%28,70% Auxílio-medicamento18,02%43,24%20,27%11,26%7,21% Plano de Saúde STF-MED6,36%37,27%28,18%24,55%3,64% = Não utiliza o benefício RC = Respostas Computadas
Satisfação do “cliente” Pontuação das duas últimas pesquisas Avaliação dos valores, percentuais de reembolso ou contribuição dos benefícios Servidores em atividade – Pesquisa de 2004 ExcelenteBomRegularRuim... RC 1. PAPE - Assistência Pré-escolar7,50%20,83%20,00%7,08%44,58% Auxílio-alimentação33,33%52,50%10,42%2,50%1,25% Reembolso Médico-Hospitalar5,42%26,25%29,58%17,92%20,83% Auxílio-medicamento15,83%44,17%25,42%7,92%6,67% Plano de Saúde STF-Med10,42%34,58%32,08%19,17%3,75% = Não utiliza o benefício RC = Respostas Computadas