Preconceitos e mudanças de Paradigmas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fundamentos da Didáctica da Matemática
Advertisements

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA CAMPUS XI – SERRINHA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DEDC INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS SÉRIES INICIAIS.
Dois modos de ler a Bíblia.
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
EU ESPELHO DA MINHA PRÓPRIA VIDA
Teorias Pós-críticas do Currículo
Fundamentação Teórica
PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade.
ARTIGO CIENTÍFICO.
Pedagogia Histórico-Crítica (Dermeval Saviani)
NRE- Itinerante Equipe Pedagógica Educação Especial
Por que Arte-Educação?.
O conteúdo.
A noção de nautonomia, ou seja,
Filosofia e a Formação do Educador
Trabalho realizado por : Vera Costa Nº 15
Fenomenologia Edmund Husserl ( ).
Admire as belezas naturais da Suíça e leia com
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEXTOS EXPOSITIVOS textos científicos.
AVALIAÇÃO: instrumento para verificar o que o aluno aprendeu.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Pesquisa: Conceitos e Definições
Rodas de leitura, conversando sobre livros
Preconceitos e mudanças de Paradigmas
Trabalho em grupo.
Márcia do Valle Pereira Loch, Dra.
Introdução a Questão Social
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
APRESENTAÇÃO TELE-SALA: CAMETÁ ANO: 2007 DANIELA SANTOS FURTADO
Resolução nº 2, de 30/01/2012, desse mesmo conselho.
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
Sociologia geral Introdução.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Kellen Christina Santana José de Almeida.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Introdução ao Estudo da História
Ana Maria Gonçalves Machado –Pedagoga formada pela UNICASTELO –Universidade Camilo Castelo Branco Cláudia Maria Lourenço Marcolino –Pedagoga formada pela.
Todos diferentes, todos iguais!
Igualdade de Oportunidades
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Deficiência Mental Leve
Leitura e interpretação de texto
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
FÉ E OBRAS Tiago 2:14-26.
Leitura e interpretação de texto
Roteiro para Estudo.
Currículo e diversidade
A Paz do Senhor! Estamos no 4º trimestre de 2015 e o tema da revista é Maturidade Espiritual, tendo o Pastor José Fernandes Correia Noleto, Presidente.
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
TÍTULO Substitua pelo título do seu trabalho Autor, autor, autor, autor, autor, autor Substitua o texto pelo nome dos autores INTRODUÇÃO O tema empreendedorismo.
Socialização e sociedade da informação
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
PROJETO: CONVIVENDO E RESPEITANDO
Racismo Área curricular: Cidadania Profª: Conceição Jorge
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
METODOLOGIA CIENTÍFICA SENSO CRÍTICO, DEDUÇÃO E INDUÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS SOBRAL CURSO DE PSICOLOGIA DISCIPLINA: PSICOLOGIA APLICADA AOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS PROPOSTA DE INTERVENÇÃO.
Qual a importância de uma boa argumentação?. Oferecer um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis a uma conclusão. Os.
Filosofia da Ciência Revisão Exercícios diversos
Entrevista Motivacional
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
Inclusão O que é Inclusão? É somente colocar uma criança com deficiência na escola?
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Currículos e Programas
Transcrição da apresentação:

Preconceitos e mudanças de Paradigmas Inclusão: O que é isto? Preconceitos e mudanças de Paradigmas

Preconceitos e mudanças de Paradigmas Conceituando Preconceitos.... Segundo Ximenes , Sérgio 1954 /Minidicionário da Língua Portuguesa diz: 1. Ideia preconcebida em geral sem fundamento.2 Intolerância a outras raças, religiões, etc.... Conceituando Paradigmas...Segundo Ximenes,Sérgio 1954/Minidicionário da Língua Portuguesa diz: 3.Conjunto de crenças e conceitos, muitas vezes de natureza inconsciente, em que se baseiam as atitudes e os comportamentos de um grupo social.

Preconceito e mudanças de Paradigmas Com os conceitos acima descritos, podemos perceber o quanto é importante para que as mudanças possam acontecer de forma coletiva, necessita individualizar, internalizar para transformar ideias em ações.Somente assim, estaremos quebrando os obstáculos que a sociedade colocou durante anos.

Preconceito e mudanças de Paradigmas No trecho abaixo descrito por Rosita Edler, iremos realizar uma comparação entre pessoas e frutas.Mas estarei citando somente a fruta que fez refletir sobre “ser diferente”

Carvalho apud Bonder cita o caju como um “desvio” do paradigma e pergunta:como classificar o caju? Estaria no grupo dos centro-entregues (não comemos a casca, mas comemos o caroço, se “trabalhado”,não é só comestível, como é considerado, por muitos, como a melhor parte da fruta, uma verdadeira iguaria: a castanha do caju! ...

Outra manifestação do “desvio” do caju está em sua curiosa forma , pois, diferentemente das outras frutas, seu caroço não está protegido pela casca, ele fica do lado de fora e não é comestível in natura..

Não há dúvida de que o caju traz problemas, inclusive para a tetralética, pois , aparentemente, não se encaixa nas quatro categorias apresentadas!” O sentido da palavra “tetralética”...Aqui para tratar o termo , usamos “o caju é fundamental para compreendermos a própria noção de dialética ou “tetralética”.A dialética nada mais é do que a tentativa de lidar com o outro= INCLUSÃO=DIFERENTE..mais detalhes entre no link abaixo: http://www.coisasjudaicas.com/2005/10/caju-quinta-fruta.html

.... O caju é o “outro” o diferente, que poderá ser considerado um problema se for pensado, apenas , em termos “ disso ou daquilo”, sem considerarmos a riqueza das análises possíveis ao longo do continuum entre o ser e o estar nisso ou naquilo.”...

Nesse texto que estamos discutindo de Rosita Edler, existe uma passagem que autora descreve de um encontro para Procuradores da República em São Paulo, a qual participou, houve um jurista que apresentou uma reflexão de mudanças de paradigmas, aonde a “oposição” entre deficientes e normais, teve o segundo desfecho:

“...Ao defender as propostas inclusivas, propôs ele uma inversão de nosso discurso acerca de direitos: em vez de evidenciar os direitos dos deficientes de serem incluídos, deveríamos defender os direitos dos ditos normais de conviverem com as pessoas com deficiência, para se enriquecerem com o exercício da alteridade.”

Carvalho,2004 encerra com a seguinte estrofe: A autorização para que qualquer um possa “ser” e “estar” neste mundo de desigualdades,mas igualmente de belezas, deverá evoluir para uma outra narrativa que, como no exemplo do caju, nem despreze a diferença nem a rotule, mas que contribua para a transformação do caroço, aparentemente desprotegido e sem utilidade imediata, numa cobiçada iguaria.”

Segundo Pletsch 2014, ...a promoção da inclusão escolar não deve ser encarada como uma responsabilidade somente da escola, como comumente é feito em nosso país, mas sim como uma questão política e social, uma vez que a problemática educacional diz respeito ao “projeto de desenvolvimento humano” predominantemente na sociedade.

Referência Bibliográfica: Edler Carvalho, Rosita.Educação inclusiva:com os pingos nos “is” .Cap. 3 A autorização da diferença de pessoas com deficiência.Porto Alegre: Mediação,2004. Ximenes,Sérgio.Minidicionário Ediouro da Lingua Portuguesa.2ª edição reform.São Paulo.Ediouro,2000. Pletsch, Marcia Denise.Repensando a inclusão escolar:diretrizes políticas,práticas curriculares e deficiência intelectual.2 ed.rev.e amp.Rio de Janeiro:NAU,2014.