UNIDADE GESTORA ÚNICA E A MODERNIZAÇÃO DO RPPS DE RONDÔNIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Raphael K. Cunha Silva Vice-Presidente do Grupo Referência – Aliança é graduado em Ciências Atuariais pela PUCMINAS, com mais de dez anos de experiência.
Advertisements

Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas Municípios fortes, Brasil Sustentável Brasília 28 a 30 janeiro 2013 Aubiérgio Barros Recadastramento.
MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Seguridade Social Saúde Assistência Social Previdência Social
Seminário sobre regime de previdência complementar do servidor público IPREM – São Paulo – A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO DOS FUNDOS DE PENSÃO.
CONTROLE EXTERNO EM AÇÃO: REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL - RPPS
XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE SERVIDORES DE CÂMARAS MUNICIPAIS
EQUACIONAMENTO DO DÉFICIT ATUARIAL
Demonstrativo de Informações Previdenciárias e Repasse - DIPR
Melhores Práticas de Gestão
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Brasília, 24 de março de PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL.

Estrutura e Funcionamento da Previdência Complementar do Servidor público São Paulo, 15 de junho de 2012.
Fundação Estatal Verdades e Mentiras. Essa afirmação é falsa. A Fundação Estatal está dentro da estrutura do Estado. É uma categoria jurídica da administração.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
AÇÕES ESTRUTURANTES IMPLEMENTADAS NO RPPS DO ESTADO DA BAHIA
EXIGÊNCIA CONSTITUCIONAL DO ÓRGÃO GESTOR ÚNICO
Programa Nacional de Gestão Plena Previdenciária GPP.
CANOASPREV Estrutura e Funcionamento
Por Otoni Gonçalves Guimarães
FERNANDO MELQUÍADES ELIAS PREFEITO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ/SC
Cláudia Góes – ITAPREVI Valfran de Aguiar Moreira - IPASG
A SUPERVISÃO DO MPS E A RESPONSABILIDADE DOS GESTORES
PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS
GOVERNANÇA CORPORATIVA - GC
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
MATRIZ DE COMPLIANCE Dionísio Silva.
Título VI Da Tributação e do Orçamento Capítulo II Das Finanças Públicas Clarissa Duarte 2009.
A CRONOLOGIA DO SERVIÇO PúBLICO FEDERAL CIVIL
Estatuto da OAB Aula 14.
Previdência Social Câmara Municipal –
MPS - Ministério da Previdência Social
COMPENSAÇÃO PREVIDENCIÁRIA
O DESAFIO DO EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL DOS RPPS
FUNDOS DE PREVIDÊNCIAS PRÓPRIOS: OS DESAFIOS DO EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL Palestrante: Anna Paula Almeida.
SUS - LEGISLAÇÃO ANGELA CARNEIRO.
Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos
Avaliação Atuarial FUNPREV - BAURU 31/12/2009
Comemoração 25 anos A organização da Previdência Pública e Privada no país Rio de Janeiro, 07 de agosto de 2008 Associação dos Aposentados e Pensionistas.
ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA OMSS Atividades: Prestação de Contas /06/2014.
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
 HISTÓRICO  ESTRUTURA  PROPOSTAS DE MUDANÇAS  DESAFIOS LUDIMAR RAFANHIM1 RPPS – SERVIDORES PÚBLICOS DO PARANÁ.
FISCALIZAÇÃO DOS RPPS: O PAPEL DO VEREADOR
Hélio Carneiro Fernandes
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL
GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO ESTADO DE RONDÔNIA I P E R O N 1ª AUDIÊNCIA PÚBLICA “A Saúde Financeira.
3º Congresso Brasileiro de Conselheiros de RPPS’s EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL - Controle na Concessão e Manutenção dos Benefícios - Cadastro - Censo.
PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE CURITIBA CURITIBA 12 DE DEZEMBRO DE 2015.
SEMINÁRIO PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DOS SERVIDORES DA UNIÃO Superior Tribunal de Justiça Junho de 2007.
Prof. LUIZ GILBERTO BIRCK. Planejamento Orçamentário Público (24h) Módulo 4.
FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 1988.
IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / 2015 O presente Planejamento Estratégico tem por objetivo o estabelecimento de.
ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA OMSS Registro, 20 de junho de 2008 Atividades: Prestação de Contas 2007.
“Os Princípios Básicos de Seguros e Autorregulação na Intermediação de Seguros – Experiência brasileira.”
A AUDITORIA OPERACIONAL E SEUS BENEFÍCIOS PARA A NOVA GESTÃO ) PALESTRANTES: Edivaldo Gomes da Silva Souza Ana Carolina Ribeiro de Moraes Carolina Vieira.
1 CERTIFICAÇÃO INSTITUCIONAL: PRÓ-GESTÃO RPPS Por Otoni Gonçalves Guimarães Goiânia – GO, 29 de setembro de 2015.
Programa de abertura e divulgação de dados para o TCU Proposta de Projeto de Especialista.
1 Secretaria de Políticas de Previdência Complementar - SPPC FUNPRESP-Exe Entidade e Plano de Benefícios Brasília, 25 de fevereiro de 2013.
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
11 Por Otoni Gonçalves Guimarães Porto de Galinhas-PE, 10 de setembro de 2013 Controle Externo dos RPPS ANEPREM 13º Congresso.
ESTUDO PARANAPREVIDÊNCIA. O Estado já pagou 20 salários mínimos de aposentadoria INSS - APOSENTADORIA EM NÚMERO DE SALÁRIOS MÍNIMOS 325% 9,5% 2,21 pp.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2013/2016
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
14º CONGRESSO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA DA ANEPREM PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR José Roberto de Moraes Campinas – SP NOVEMBRO/2014.
11 Por Otoni Gonçalves Guimarães Porto de Galinhas-PE, 11 de setembro de 2013 Certificação da Unidade Gestora do RPPS ANEPREM 13º Congresso.
6º PRÊMIO BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO PREVIDENCIÁRIA.
Transcrição da apresentação:

UNIDADE GESTORA ÚNICA E A MODERNIZAÇÃO DO RPPS DE RONDÔNIA

UNIDADE GESTORA ÚNICA E A MODERNIZAÇÃO DO RPPS DE RONDÔNIA Regulamentação – Regime Próprio - Definições Regime Próprio de Previdência Social - RPPS Sistema de Previdência, estabelecido no âmbito de cada ente federativo, que assegure, por lei, a servidor titular de cargo efetivo, pelo menos os benefícios de aposentadoria e pensão por morte previstos no art. 40 da CF, com a redação da EC n. 20/98 Possui caráter contributivo e é regido pelo princípio do equilíbrio financeiro e atuarial

UNIDADE GESTORA ÚNICA E A MODERNIZAÇÃO DO RPPS DE RONDÔNIA Previsão Constitucional - Paradigmas da Previdência no Brasil Art. 40. Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, é assegurado regime de previdência de caráter contributivo, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial e o disposto neste artigo

UNIDADE GESTORA ÚNICA E A MODERNIZAÇÃO DO RPPS DE RONDÔNIA Garantia de participação dos servidores nos seus órgãos Sistema capitalizado que implica na exigência de constituição de reservas, as quais devem ser aplicadas no mercado de acordo com as diretrizes do Conselho Monetário Nacional. Estrutura organizacional e de recursos humanos mais sofisticada, com a finalidade de atender às necessidades do controle e da gestão dos ativos e passivos previdenciários.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Grupo de pessoas designadas ou eleitas como corpo consultivo e deliberativo da gestão. No RPPS é o conselho de deliberação superior que, por princípio, tem a competência de estabelecer os planos estratégicos. LC 783/2014 – CRIA O CSP  Recomendável que seja o mais representativo e democrático possível com participação de representantes designados pelo ente federativo e pelos segurados, observados requisitos de conhecimento das áreas de atuação do RPPS, bem como relação de interesse comum

CONSELHO FISCAL Conselho Fiscal é um colegiado criado precipuamente pelos segurados, ou de forma geral os participantes, com vistas a acompanhar a gestão ou a evolução do objeto da entidade.  No caso dos RPPS, ideal que seja composto por servidores efetivos do respectivo Ente da Federação.

COMITÊ DE INVESTIMENTO Unidade participante do processo decisório quanto à formulação e execução da política de investimentos dos recursos do RPPS. Imprescindível que seja composto por pessoas com formação e conhecimentos da área, sendo necessário a vinculação ao ente federativo (preferencialmente servidor efetivo). Maioria de seus membros deve possuir certificação por entidade autônoma de reconhecida capacidade técnica e difusão no mercado brasileiro de capitais.

CONSELHOS: OBSERVAÇÕES GERAIS Os conselhos e colegiados com competências deliberativas ou consultivas devem ser, por meio de seus membros, os principais atores nos processos decisórios do RPPS. Devem participar ativamente dos processos de planejamento, acompanhamento, controle e transparência na gestão. A efetiva participação dos conselheiros permite mitigar os riscos operacionais e construir práticas de boa gestão dos RPPS, possibilitando a construção da cultura de Governança Corporativa.

GOVERNANÇA CORPORATIVA Conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma entidade é dirigida, administrada ou controlada. RPPS devem buscar construir um modelo de gestão baseado na governança corporativa.  Proposta de certificação institucional dos RPPS.

GOVERNANÇA CORPORATIVA No âmbito institucional: Demonstrar o grau de consistência do arcabouço organizacional da entidade, permitindo maior visibilidade da governança e gestão do RPPS. Viabilizar transparência de informações a respeito da administração da entidade. No âmbito interno: Estimular a melhoria contínua dos processos, contribuindo para o desenvolvimento organizacional. Motivar os dirigentes, gestores e colaboradores em sua educação continuada (profissionalização e capacitação). Permitir maior segurança e confiabilidade nas tomadas de decisões. No âmbito dos usuários e relacionamentos externos: Promover a credibilidade na relação da prestação dos serviços. Proporcionar maior satisfação no relacionamento institucional.

UNIDADE GESTORA ÚNICA E A MODERNIZAÇÃO DO RPPS DE RONDÔNIA Só pode existir um Regime Próprio e uma Unidade Gestora Única no Ente Federativo Art. 10. Fica vedada a existência de mais de um Regime Próprio de previdência social dos servidores públicos, e de mais de uma unidade gestora do respectivo Regime Próprio de previdência social em cada ente estatal, salvo disposição em contrário da Constituição Federal. Parágrafo único. Entende-se como unidade gestora de Regime Próprio de previdência social, aquela com a finalidade de gerenciamento e operacionalização do respectivo regime. (Portaria MPAS n. 4.992, de 05 de fevereiro de 1999)

UNIDADE GESTORA ÚNICA E A MODERNIZAÇÃO DO RPPS DE RONDÔNIA Só pode existir um Regime Próprio e uma Unidade Gestora Única no Ente Federativo A administração de um RPPS envolve diversas atividades além das atinentes à gestão propriamente dita, quais sejam: Arrecadação; Gestão de recursos, concessão, pagamento e manutenção de, no mínimo, aposentadorias e pensões por morte.

UNIDADE GESTORA ÚNICA E A MODERNIZAÇÃO DO RPPS DE RONDÔNIA Desse modo, para que certo órgão seja considerado entidade gestora única de RPPS, deve atender os seguintes requisitos: Entidade/órgão integrante da estrutura da administração pública do ente federativo; Responsabilidade pela administração do RPPS; Arrecadação e gestão de recursos; Concessão, pagamento e manutenção dos benefícios; Gerenciamento direto ou indireto da concessão, pagamento e manutenção das aposentadorias e pensões de todos os poderes e órgãos; Existência de Conselhos administrativo e fiscal.

UNIDADE GESTORA ÚNICA E A MODERNIZAÇÃO DO RPPS DE RONDÔNIA

UNIDADE GESTORA ÚNICA E A MODERNIZAÇÃO DO RPPS DE RONDÔNIA

UNIDADE GESTORA ÚNICA E A MODERNIZAÇÃO DO RPPS DE RONDÔNIA E o processo de modernização? Objetivos específicos: a) definir critérios de governança voltados à certificação institucional de qualidade e à modernização da gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social- RPPS; e b) estabelecer parâmetros para o credenciamento das instituições que estarão aptas a avaliar e certificar os RPPS.

UNIDADE GESTORA ÚNICA E A MODERNIZAÇÃO DO RPPS DE RONDÔNIA ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS JÁ IMPLANTADAS Instituir a Entidade Administradora do RPPS Autarquia criada pela LC nº 20/84. Custeio Direto a partir da arrecadação de recursos, mantendo o pagamento das despesas administrativas e folhas de pagamento de aposentados e pensionistas de todos os Poderes e Órgãos; Equilíbrio Financeiro e Atuarial abalizado em ações de cobrança e controle das arrecadações. Investimentos Fundo Financeiro e Capitalizado; Diversificação da Carteira de Investimentos (Res. 3922/2010 BC Arrecadação Possui Unidades Setoriais para o recebimento, registro, contabilização e controle de arrecadação, com segregação de responsabilidades. Compensação Previdenciária Atuação direta junto ao TCE/RO e INSS. Contabilidade Efetua acompanhamento, controle e elaboração de relatórios gerenciais e das Demonstrações Contábeis das receitas e despesas realizadas pelo IPERON Mandato Escolha do Presidente através do Conselho Superior Previdenciário (LC 783/2014). Colegiados Conselho Fiscal, Administrativo e Superior Previdenciário já criados; Conselhos formados por servidores efetivos em sua maioria. Comitê de Investimentos Criado através do Decreto nº 17.213/2012; Composto exclusivamente por servidores efetivos do Estado de Rondônia

UNIDADE GESTORA ÚNICA E A MODERNIZAÇÃO DO RPPS DE RONDÔNIA ATIVIDADES DE OPERACIONALIZAÇÃO DO SISTEMA PREVIDENCIÁRIO JÁ IMPLANTADAS Análise Jurídica Constituída por Procuradores do Estado de Rondônia. Elaboração de Planilhas Unidade Setorial própria e especifica para elaboração de cálculos de proventos Controle Interno Efetua análise processual na área administrativa e previdenciária; Emissão e Assinatura de Atos São elaborados pelo IPERON e assinados em conjunto pela Presidência e os Chefes dos Poderes vinculados ao servidor. Publicação de Atos São controlados e enviados para publicação na Imprensa Oficial. Comunicação ao Segurado Notificação acerca da Decisão Administrativa. Registro de Atos O registro é realizado pelo Tribunal de Contas, após providências do IPERON Manutenção e Revisão de Benefícios Nos casos de Aposentadoria por Invalidez, Pensão Temporária; Análise de atualização de proventos, auditorias permanentes em folha de pagamento, análise e cumprimento de decisões do Tribunal de Contas. Pagamentos Diretos São efetivados os pagamentos de Aposentados e Pensionistas do Poder Executivo e Assembleia Legislativa.

UNIDADE GESTORA ÚNICA E A MODERNIZAÇÃO DO RPPS DE RONDÔNIA ATIVIDADES DE OPERACIONALIZAÇÃO DO SISTEMA PREVIDENCIÁRIO JÁ IMPLANTADAS Pagamentos Indiretos Pagamentos de Aposentadorias e Pensão por Morte de Agentes Políticos e servidores do TCE, TJ e MP; Segregação de Massas A partir de janeiro/2015 as folhas de pagamento foram segregadas (Fundo Financeiro e Fundo Capitalizado) Controle e Fiscalização das Contribuições em Folha de Pagamento Controle e alimentação das informações do DIPR; Controle do previsto e realizado da receita mensal (servidor e patronal)

UNIDADE GESTORA ÚNICA E A MODERNIZAÇÃO DO RPPS DE RONDÔNIA ATIVIDADES DE CONTROLE, EFICIÊNCIA E EFICÁCIA JÁ IMPLANTADAS Normatização e Padronização Edição de Resoluções Normativas, de Política de Segurança da Informação, padronização de documentos para habilitação de benefícios, Manual de Normas Médicos-Períciais do Estado de Rondônia Capacitação e Certificação Agenda Anual (Abril Verde, Ciclo de Palestras e Semana do Servidor); Cursos de capacitação e treinamento de servidores e membros dos Conselhos; Pós-graduação em Regime Geral de Previdência Social (26 servidores) O IPERON possui 2 servidores CPA-10 e 1 servidor CPA-20; Transparência Site do IPERON; Comunicação com o Segurado; Quadro de Pessoal Servidores concursados e enquadrados no PCCS;

UNIDADE GESTORA ÚNICA E A MODERNIZAÇÃO DO RPPS DE RONDÔNIA ATIVIDADES A SEREM IMPLANTADAS Implantação de Folha de Pagamento de todos os Poderes e Órgãos do Estado Contratação de empresa especializada na prestação de serviços de Sistema de Gestão de Recursos Humanos e Folha de Pagamento, bem como aquisição de software para auditoria na folha de pagamento; Migração dos dados financeiros de Agentes Políticos; Censo Previdenciário Elaboração de proposta de Projeto de Lei instituindo como Política de Estado a realização de Censo Anual. Instituição do Código de Ética do IPERON A minuta de Decreto será encaminhada à COTEL. Mapeamento das Atividades do RPPS Em fase final de elaboração. Manualização das atividades de atuação do RPPS Definida a manualização da Compensação Previdenciária – COMPREV até final de junho/2015; Em fase de elaboração, o Manual do Sistema GPREV Realização de Concurso Público Proposta de Projeto de Lei que altera a LC 746/2013, ampliando o nº de cargos de Auditores (10), atuários (2) e Médico-Perito (2).