APRENDIZAGEM BASEADA NA INVESTIGAÇÃO V Seminário do Curso de “Formação Continuada AbINV” UCA-UNICAMP no Estado de São Paulo (Campinas, Pedreira, Sud Mennucci)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Advertisements

ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Plano de Trabalho Docente
Professora: Liliana M. Passerino Professora: Karoline
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Diretoria de Ensino da Região de Mogi das Cruzes
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
PROJETO DE EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA 2013
APRENDIZAGEM BASEADA NA INVESTIGAÇÃO
ELABORAÇÃO DE PROJETOS FERNANDO SANTIAGO DOS SANTOS
Programa Ler e Escrever
PROJETO DE PESQUISA: aluno “bicho carpinteiro” medicalização do corpo na infância ANA PAULA A. AGUIAR.
O MOVIMENTO DO ABINV NA ESCOLA EMEF JOSÉ BENIGO GOMES.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
2013 – UCA/UNICAMP – FCAbINV – II Seminário de formação (09 de Agosto). Atividade 2 - Revisão dos Planos/Experimentos das escolas - cada grupo/escola,
ESTUDO DE CASO “CASE STUDY"
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
EMEF José Benigo Gomes Sud Mennucci – SP
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID De 14 a 16 de maio de 2013 BRASÍLIA - DF.
Título do Trabalho: Feira de Educação em Saúde do Centro de Formação de Pessoal para os serviços de Saúde - CEFOPE/RN: Uma alternativa na construção da.
ESTUDO DE CASO “CASE STUDY"
Isabel Cristina Gorla, Larissa Cristiane da Silva Maria Helena Colombo Pecin, Maria Helena de Oliveira e Silva De Nardi e Marisa de Fátima Cardozo Albino.
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Introdução Entre 2005 e 2009 o Centro de Formação Continuada de Professores do Instituto de Estudos da Linguagem (CEFIEL) ofereceu cursos semipresenciais.
Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Discutindo Geometria com o Logo Escola: E.E. Dom José de Camargo Barros( Indaiatuba) Professora: Eliza Ayako Mukai Setembro/2000.
RELATO: ATIVIDADES DO PIBID EM MATEMÁTICA NA ESCOLA LIONS PANAMIRIM
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
III FEIRA DE CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS: UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR
¹CARVALHO, A M. P. et al. Ciências no Ensino Fundamental: O conhecimento Físico. São Paulo: Scipione, XXVII Congresso de Iniciação Científica da.
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
APRENDIZAGEM BASEADA NA INVESTIGAÇÃO IV Seminário do Curso de “Formação Continuada AbINV” UCA-UNICAMP no Estado de São Paulo (São Paulo, Campinas, Pedreira,
PROJETO DE INVESTIGAÇÃO
APRENDIZAGEM POR INVESTIGAÇÃO II Seminário de Acompanhamento e Avaliação UCA-UNICAMP no Estado de São Paulo (São Paulo, Campinas, Pedreira, Sud Mennucci)
PROJETO CNPq-UCA-UNICAMP: O Laptop Educacional e a Educação Baseada na Investigação PROJETO DE EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA 2013 EMEF “ Dr Airton Policarpo”
EMEF JOSÉ BENIGO GOMES UCA APRESENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO.
PROJETO DE EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA
EMEF J OSÉ B ENIGO G OMES APRENDIZAGEM POR INVESTIGAÇÃO UCA.
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA Institui ç ão de ensino superior (IES): UCA-UNICAMP
Sistema Digestório: Digestão Química
Projeto UCA EMEF José Benigo Gomes.
Supervisionando Formação Docente em ABINV Flávia M G Fung.
ABINV-2013 Seminário UCA EMEF Elza Maria Pellegrini de Aguiar Supervisão: Flávia M G Fung.
EMEF “Profª Elza Maria Pellegrini de Aguiar” A robótica no currículo : ensinando e aprendendo com o laptop UCA Bruno Leal Bastos Universidade Estadual.
PROJETO DE INVESTIGAÇÃO 2013 Ações do Supervisor.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Portal AbINV para Compartilhamento registros, materiais da escola no projeto de pesquisa. Já cadastrados no Portal: Gislene, Juliana, Fernanda, Flávia,
São Paulo IES-Local:UNICAMP Municípios/escolas Estaduais PROFESSORES
São Paulo IES-Local:UNICAMP Municípios/escolas MUNICÍPIOESCOLAS Municipais/Estaduais PROFESSORESALUNOS CampinasEMEF PROF ELZA MARIA PELLEGRINI DE AGUIAR.
A FOTOGRAFIA NA ESCOLA: PROJETO INTERDISCIPLINAR DAS ÁREAS DE QUÍMICA, BIOLOGIA E FÍSICA DO PIBID-IFFLUMINENSE Pâmella Jane Ribeiro Pessanha1, Ana Caroline.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
O movimento do Abinv na Escola
6º Evento Uca-Unicamp: Campinas, Pedreira e Sud Mennucci PROGRAMA uM cOMPUTADOR POR aLUNO – uca mINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituição de ensino.
NIED - UNICAMP José Armando Valente Maria Cecília Calani Baranauskas Maria Cecília Martins Fernanda M. P. Freire M. Elisabette B. B. Prado João Vilhete.
H ISTÓRICO DO A B I NV. Iº Seminário 16/Março/ Trocando ideias: Plano de A ç ão UCA 2012 (atividade em grupo), 2. Plano de A ç ão 2012 (UCA na.
Diretrizes para a formação continuada dos professores nas escolas Sugestões Fernanda Maria Pereira Freire 26 de abril de 2012.
Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital Novas linguagens e modelos de interação M. Cecília C. Baranauskas Proposta NIED e InterHAD Unicamp.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
V Seminário FCAbINV – 5 de Dezembro de 2013 TRANSCRIÇAO DE Videos M2U03106: não precisa de transcrição Fala das profs e questões e resposta da profa ao.
CONCEPÇÕES PARA CIÊNCIA MÉTODO CIENTÍFICO PESQUISA Dados das Escolas APRENDIZAGEM BASEADA NA INVESTIGAÇÃO (AbINV) – III Seminário de Acompanhamento e Avaliação.
Modelos recentes para o ensino de ciências Aula 6 -07/abril/2014.
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA Institui ç ão de ensino superior (IES): UCA-UNICAMP
EMEF “Profª Elza Maria Pellegrini de Aguiar” Aprendizagem por investigação Um mergulho no conhecimento Gisele Flavia Alves Oliveira Giachetto Prefeitura.
Transcrição da apresentação:

APRENDIZAGEM BASEADA NA INVESTIGAÇÃO V Seminário do Curso de “Formação Continuada AbINV” UCA-UNICAMP no Estado de São Paulo (Campinas, Pedreira, Sud Mennucci) 05 de Dezembro de 2013

AGENDA Foco do evento: Síntese do Trabalho, Reflexão e Confraternização HorárioAtividade 8:30 Recepção dos participantes. Armazenamento/testes de slides no laptop do evento. Abertura do Evento 9:00 às 10:30 Apresentações dos Professores “O Abinv na Sala de aula” (parte 3 do livro) – síntese da Reflexão do capítulo Sud Mennucci: Juliana/Gislene, Campinas: Gisele-Valéria, Lucia Pedreira: Sylmara, Sandra, Maria Luisa. Coffee Break 11:00 às 11:45 Apresentações dos Supervisores “O movimento do Abinv na Escola” (parte 2 do livro) – síntese da Reflexão do capítulo Flávia, Gislene, Lena 11:45 às 12:30Meta-reflexão 13:00Almoço e Confraternização!!!!!

H ISTÓRICO DO A B I NV

Iº Seminário 16/Março/ Trocando ideias: Plano de A ç ão UCA 2012 (atividade em grupo), 2. Plano de A ç ão 2012 (UCA na escola + Forma ç ão Continuada)- 4 escolas (Campinas, Pedreira, São Paulo, Sud Mennucci) apresentam o planejamento 3. “ T á acontecendo na minha escola!! ” - Professores dos 4 munic í pios apresentam “ Cen á rios UCA ” (em andamento) nas escolas IIº Seminário 11/Maio/ Atividade1 “ MÃO NA MASSA ” : Concep ç ões Espontâneas de Fenômenos Naturais; 2. Atividade 2 "Li ç ão de Casa: Propor uma investiga ç ão em seu contexto escolar para coletar e analisar as Concep ç ões Espontâneas dos Alunos para Ciência, M é todo Cient í fico e Pesquisa; 3. V í deo-anima ç ão: M é todo Cient í fico (em português) 4. Constitui ç ão da Equipe do Projeto UCA/CNPQ em SP. IIIº Seminário 10/Agosto/ Relato sobre Web-conferência em 14/06/ Retomada a "li ç ão de casa" lan ç ada no II Semin á rio (maio/2012). Cada Escola apresenta dados colhidos com os alunos, an á lise e reflexão sobre os resultados. 3. Equipe UCA-UNICAMP apresenta resultados do II Semin á rio: a) concep ç ões espontâneas de ciência, pesquisa e m é todo cient í fico; b) Resultados da atividade "mão na massa": Desenvolvimento de Cen á rios para trabalhar concep ç ões espontâneas de fenômenos naturais com alunos na escola, 4. Atividade "li ç ão de casa “ : Plano e Execu ç ão de uma atividade completa de investiga ç ão a ser conduzida na Escola IVº Seminário 26/Outubro/ Relato sobre Web-conferência em 13/09/ Retomada a “lição de casa” lançada no III Seminário 3. Atividade “Mão na Massa”: Refletir sobre “cenários de aprendizagem baseados na investigação” e como eles se alinham ao currículo e à prática dos professores. Mostra Trabalho Escolas Atividade “Lição de casa” Especificar Evento para Mostra de Trabalhos na Escola - exposição dos alunos sobre as investigações por eles realizadas. 2012

Iº Seminário FCAbINV 28/Junho/2013 I Seminário do curso Formação Continuada "Aprendizagem baseada na Investigação", ação UCA-UNICAMP e do projeto de pesquisa UCA-UNICAMP CNPq de Retomada de Conceitos – AbInv, Reflexões sobre a prática. 2. Relatos de atividades das escolas no primeiro semestre de Atividade 1: “Mão na Massa”: Cenários “mão na massa”, discussão das respostas da atividade realizada nas Escolas. 4. Atividade 2: “Lição de Casa” Preparação de experimento a ser encaminhado nas escolas. 2º Seminário FCAbINV 09/Agosto/2013 II Seminário do curso Formação Continuada "Aprendizagem baseada na Investigação", ação UCA-UNICAMP e do projeto de pesquisa UCA-UNICAMP CNPq de Apresentações das Escolas sobre a “Lição de Casa”: plano do experimento a ser realizado em setembro nas Escolas (inclui pergunta, hipótese, variáveis e plano de execução do experimento). 2.Revisão dos Planos/Experimentos das escolas 3.Lição de Casa: Execução do experimento de investigação planejado na Escola. 3º Seminário FCAbINV 20/Setembro/2013 III Seminário do curso Formação Continuada "Aprendizagem baseada na Investigação", ação UCA-UNICAMP e do projeto de pesquisa UCA-UNICAMP CNPq de Atividade 1: Apresentações das Escolas : resultados parciais com descrição do plano do experimento reelaborado - inclui levantamento junto aos alunos de perguntas de pesquisa científica e seleção de perguntas testáveis e escolha de uma; Levantamento junto aos alunos de hipóteses relativas à pergunta selecionada e seleção de hipóteses que possam ser verificadas em experimento - com explicitação das variáveis dependentes e independentes; e plano de execução do experimento (métodos e materiais, coleta e registro de dados, análise e conclusões sobre como os resultados respondem ou não a pergunta inicial). 2. Atividade 2: “Escravo de Jó”: em grupos, participantes realizam análise de respostas dos pares para o experimento. Para fazer esta análise consultam plano da investigação preenchido no googledocs e respondem: "Eu entendi que a pergunta é...", "Eu entendi que a hipótese é... (variável dependente e variável independente)","Eu entendi que o experimento é... (quem faz: o que usa)" 3. Atividade 3: Supervisores apresentam síntese das ações de formação relacionadas ao Abinv encaminhadas na escola no período (agosto a setembro): destaque a estratégias, atividades, resultados, reflexões. 4. Atividade 4: Dinâmica para Organização livro Abinv: Pensando sobre os formatos – prós e contras. 2013

4º Seminário FCAbINV 18/Outubro/2013 IV Seminário do curso Formação Continuada "Aprendizagem baseada na Investigação", ação UCA-UNICAMP e do projeto de pesquisa UCA-UNICAMP CNPq de Apresentações dos Professores sobre Investigação realizada pelos alunos na escola – Registros e Análises de dados (pelos alunos e pelos professores), Resultados do experimento. 2. Apresentação: O movimento do Abinv na Escola (contado pelos supervisores) 3. Validação dos resultados da atividade “Escravos de Jó” (III Seminário) 4. Dinâmica para construção dos capítulos da parte 3 do Livro Abinv – O movimento AbINV na Sala de Aula (contado pelos professores e pesquisadores) Apresentação e Discussão dos Resultados (dinâmica para o livro)

FOTOGRAFIAS SEMINÁRIOS ABINV 2013 (I, II, III, IV, V) UCA-UNICAMP NO ESTADO DE SÃO PAULO (SÃO PAULO, CAMPINAS, PEDREIRA, SUD MENNUCCI)

UCA/UNICAMP – FCAbINV – Seminários de formação 2013

Seminário ISeminário IISeminário IIISeminário IV Campinas NTE3223 Campinas Escola Elza P. Aguiar3355 Campinas Unicamp7889 São Paulo - Escola Jamil4300 Pedreira - Escola Airton Policarpo4885 Sud Mennucci6565 Visitantes2034 GRÁFICO DE PARTICIPAÇÃO NOS SEMINÁRIOS DE 2012.

GRÁFICO DE PARTICIPAÇÃO – SEMINÁRIOS 2013 I Seminário FCAbINV II Seminário FCAbINV III Seminário FCAbINV IV Seminário FCAbINV Campinas Unicamp - NIED9109 Pedreira - EMEF Airton Policarpo4424 Sud Mennucci - EMEF José B. Gomes8754 Campinas EMEF Elza P. Aguiar8744 Campinas NTE111 São Paulo - EE Jamil P. Sawaya321 Total Número de Participantes

E QUIPE A B I NV, D ADOS E SCOLAS, P ORTAL DO P ROJETO

EQUIPE FCAbINV 2013 Formação Continuada Aprendizagem Baseada na Investigação NIED – UNICAMP José Armando Valente Maria Cecília Calani Baranauskas Maria Cecília Martins Fernanda M. P. Freire João Vilhete V. d’Abreu Manoel Lourenço Filho Ann Berger Valente Larissa de Souza Oliveira NIED – UNICAMP José Armando Valente Maria Cecília Calani Baranauskas Maria Cecília Martins Fernanda M. P. Freire João Vilhete V. d’Abreu Manoel Lourenço Filho Ann Berger Valente Larissa de Souza Oliveira CAMPINAS Supervisor Bolsista Flávia Martins Guimarães Fung Professoras Bolsistas Gisele Flávia Alves de Oliveira Valéria Alves dos Santos Salgado Lúcia Helena Caldas CAMPINAS Supervisor Bolsista Flávia Martins Guimarães Fung Professoras Bolsistas Gisele Flávia Alves de Oliveira Valéria Alves dos Santos Salgado Lúcia Helena Caldas PEDREIRA Supervisor Bolsista Maria Helena Nogueira de Sá Professor Bolsista Ellys Sylmara Ferrari Cartarozzi Sandra Santa Tosa Ramos Cozoli Maria Luisa Gasparini PEDREIRA Supervisor Bolsista Maria Helena Nogueira de Sá Professor Bolsista Ellys Sylmara Ferrari Cartarozzi Sandra Santa Tosa Ramos Cozoli Maria Luisa Gasparini SUD MENNUCCI Supervisor Bolsista Gislene Basso de Paula Professor Bolsista Juliana Aparecida dos Santos Souza SUD MENNUCCI Supervisor Bolsista Gislene Basso de Paula Professor Bolsista Juliana Aparecida dos Santos Souza

Portal AbINV - Compartilhamento materiais da escola e Seminários realizados no projeto de pesquisa.

L IVRO A B INV

P ARTE 1 – O P ROJETO A B INV, Cenários hipotéticos de Investigação METODOLOGIA E DINÂMICAS DE FORMAÇÃO

P ARTE 2 – O MOVIMENTO A B INV NA E SCOLA Pedreira: Título - Maria Helena Nogueira de Sá Sud Mennucci: Formação de professores e impactos do Projeto AbIinv na comunidade da EMEF José Benigo Gomes - Gislene Basso de Paula e Fernanda Maria Pereira Freire Campinas: Já fazemos pesquisa. Que novidade tem esta tal investigação? Flávia Martins Guimarães Fung

P ARTE 3 – O M OVIMENTO A B INV NA S ALA DE A ULA Pedreira: Título - Maria Luisa Gasparini e Maria Helena N. Sá Título - Sandra Santa Tosa Ramos Cozoli e Maria Helena N. Sá Alimentação e Saúde - Ellys Sylmara Ferrari Cartarozzi e Maria Helena N. Sá Sud Mennucci: Crianças e borboletas: aprendizados e transformações - Juliana Conde e Fernanda Maria Pereira Freire Campinas: Investigando a Química da Digestão - Lucia Helena Caldas e Ann Berger Valente Cenário de aprendizagem baseada na investigação : Alimentação e Saúde - Gisele Flávia Alves de Oliveira, Valéria Alves dos Santos Salgado e João Vilhete Viegas d’Abreu

Pergunta: É possível, através de tingimento, fazer com que uma pena branca fique igual a uma pena naturalmente colorida? Pergunta: É possível com apenas R$10,00 comprar produtos alimentares que possam suprir minhas necessidades nutricionais/calóricas de 1 dia? Pergunta: Por que tem solos tão diferentes no espaço da escola? Por que tem locais com erosão? Perguntas: Lagartas só comem folhas? Pergunta: É o ácido que digere os alimentos? Pergunta: Por que o suco gástrico é necessário? MÃO NA MASSA – CONSTRUÇÃO DOS CAPÍTULOS DO LIVRO

C RONOGRAMA LIVRO A B INV Dezembro: Conclusão dos Capítulos. Janeiro: Formatação, Revisão Gramatical e Editoração. Fevereiro: Finalização Parte 4 (Considerações Finais) Março/Abril: Lançamento do livro no Portal AbINV e envio ao CNPq (conclusão do Projeto) Comunicação/ com autores

ATIVIDADE 1: ESCOLAS - APRESENTAÇÕES DOS PROFESSORES “O ABINV NA SALA DE AULA” (PARTE 3 DO LIVRO) – SÍNTESE DA REFLEXÃO DO CAPÍTULO

ATIVIDADE 2: SUPERVISORES “O MOVIMENTO DO ABINV NA ESCOLA” - SÍNTESE DA REFLEXÃO DO CAPÍTULO

ATIVIDADE 3: META-REFLEXÃO ABINV

II-Sem 11/Maio/2012 Livro 26 III-Sem 10/Agosto/2012 IV-Sem 26/Outubro/2012 Web-Conf 13/09/2012 I-Sem 28/Junho/2013 Mostra Trab Escolas Dezembro/2012 Web-Conf 14/06/2012 V-Sem 05/Dez/2013 II-Sem 09/Agosto/2013 III-Sem 20/Setembro/2013 IV-Sem 18/Outubro/2013 2º 3º 4º 1º 2º 3º 4º 5º Planos de Investigaçã o nas Escolas Concepções espontâneas Concepções espontâneas nas Escolas espontâneas Web- Questionário Refina mento Livro (relatos reflexões) Aprofund amento na prática Pergunta Hipótese Variáveis Experiment o Registros Análise de dados Resultado “Escravos de Jó” Como encontrar uma pergunta científica interessante? Como escrever uma boa hipótese? Como planejar o experimento (procedimento)? O que são variáveis em um experimento? Como mostrar o resultado? Como escrever a conclusão? Livro - Formato Livro - Conteúdo GDOCS

27 Escola Alunos Conhecimento Aprendizagens Experimentos Professores Conteúdos O que é Método Científico? O que é Pesquisa? O que é Ciência? Problemas? Perguntas? Hipóteses? Variáveis dependentes? Variáveis independentes? Experimentos?

28 O que é Pesquisa? EMEF Profa ELZA M. P. de Aguiar 5º ano Prof.ª Gisele - 27 respostas O que é Ciência? O que é Método Científico? EMEF Dr. AIRTON POLICARPO 5º ano Prof.ª Sylmara – 25 respostas EMEF JOSE BENIGO GOMES 5º Ano – Profa Jane – 20 respostas

Cenários de Investigação Científica AbINV 2013

META-REFLEXÃO ABINV TODOS

APRENDIZAGEM BASEADA NA INVESTIGAÇÃO V Seminário do Curso de “Formação Continuada AbINV” UCA-UNICAMP no Estado de São Paulo (São Paulo, Campinas, Pedreira, Sud Mennucci) 05 de Dezembro de 2013 Obrigada!